Olá, gente linda! Quem nos acompanha nas redes sociais viu que nesse mês, participamos do Encontro Rota Sul, um encontro de blogueiros, promovido pelos blogs Mapa na Mão, Viajando em 3,2,1 e Casa de Doda. Nesse encontro, fizemos um roteiro de 4 dias pelo sul catarinense e conhecemos os principais pontos turísticos dessa região.
O objetivo do encontro foi promover o turismo na região sul de Santa Catarina e os blogs participantes vieram de vários lugares do Brasil: Vivi na Viagem, Viajando Sem Medo, Vem que te conto blog, Viajei Bonito, Tire a Bunda do Sofá, Blog DRV, D&D mundo a fora, Rota Terrestre e Bagagem de Memórias.
Nosso roteiro de 4 dias pelo sul catarinense abrangeu as cidades de Criciúma, Nova Veneza, Orleans e a Serra do Rio do Rastro. Reservamos 1 dia para cada um desses lugares e conseguimos conhecer muitas atrações turísticas imperdíveis.
Onde ficar
A cidade escolhida como nossa base para conhecer o sul catarinense foi Criciúma. Essa escolha se deu devido à localização central da cidade. Também pela facilidade de se locomover para os outros destinos do Encontro Rota Sul.
Ficamos hospedados no Ibis Criciúma, um hotel da Rede Accor Hotels, com ótimo padrão de qualidade, boa infraestrutura e atendimento muito bom.
SAIBA MAIS SOBRE O IBIS CRICIÚMA
Outra opção de hospedagem em Criciúma é o Interclass Criciúma, um hotel luxuoso, possui quatro categorias (executivo, superior, suíte e suíte premium) e todos os quartos possuem decoração elegante.
Se preferir se hospedar em uma cidade mais romântica, a melhor opção é ficar em Nova Veneza. Minha dica de hospedagem é o Hotel Bormon, um hotel charmoso, aconchegante e confortável.
Caso queira ficar em uma cidade mais tranquila, o ideal é se hospedar em Orleans. Nossa dica é o Real Nob Hotel, um hotel simples, porém muito agradável e com ótimo atendimento.
Para quem quer curtir a Serra em grande estilo, a dica é se hospedar no Rio do Rastro Eco Resort. No alto da Serra do Rio do Rastro, bem próximo das principais atrações do local, fica o Rio do Rastro Eco Resort. Ele possui uma ótima infraestrutura e muitas opções de lazer.
Uma dica importante antes de começar o seu roteiro, se puder alugue um carro. Isso vai facilitar a sua viagem e permitir que você aproveite melhor os passeios, fazendo seu próprio tempo e roteiro.
Dia 1 – Nova Veneza
Nosso roteiro começou pela charmosa e encantadora Nova Veneza. A cidade fica localizada a 25km de Criciúma e parece um pedacinho da Itália no Brasil. Colonizada por italianos, a cidade ainda guarda muitas tradições de seus colonizadores e a maioria dos seus habitantes são descendentes de italianos.
Nossa primeira parada foi no Ristorante Veneza, que possui 58 anos de tradição, gastronomia tipicamente italiana e tem como prato principal a verdadeira polenta italiana, feita na panela de barro, com farinha de milho especial e cortada a fio.
Depois fizemos um tour pela cidade conhecendo os principais pontos turísticos: a gôndola doada pelo governo de Veneza, Museu do Imigrante, Igreja Matriz de São Marco, Casas de Pedra, Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravajo, Barragem do Rio São Bento, Igreja Submersa e Vinícola Borgo.
Para terminar o dia, fomos jantar no Restaurante Bodega do Zeca, onde comemos uma deliciosa costela no fogo de chão e ainda assistimos a uma palestra da Jornalista e Blogueira de Gastronomia Rubia Ramos, além de duas apresentações muito especiais do Carnevale di Venezia e do Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro.
Dia 2 – Serra do Rio do Rastro
No segundo dia fomos conhecer um dos lugares mais lindos do Sul do Brasil, a Serra do Rio do Rastro. Além da linda paisagem, a estrada chama atenção por ter muitas curvas e ser muito íngreme. Como resultado, descer ou subir a Serra do Rio do Rastro é uma aventura. O trecho é muito sinuoso e possui 284 curvas.
Chegando no topo da Serra, fizemos um tour pela região com uma guia especializado da agência Tribo da Serra Ecotour. Visitamos o Mirante, o Cânion da Ronda, o Parque Eólico e a Cascata da Barrinha. Adorei conhecer essa região e achei um dos lugares mais lindos que visitamos no sul catarinense.
Para finalizar o nosso dia na Serra do Rio do Rastro almoçamos na Churrascaria Tropeiro, que possui uma comida muito saborosa com uma costela no fogo de chão perfeita e ainda possui uma linda vista para a paisagem repleta de verde.
No retorno a Criciúma tomamos café da tarde no Bolo de Mãe, onde tivemos a oportunidade de experimentar diversos bolos deliciosos. A noite ainda ganhei um presente da Hamburgueria Red Pepper, um delicioso hambúrguer gourmet. Tudo estava delicioso!
Dia 3 – Orleans
Esse dia foi reservado para conhecermos Orleans, uma cidade ao pé da Serra, com clima agradável e muito tranquila. Começamos tomando café da manhã no Real NOB Hotel, onde fomos muito bem recebidos. Aproveitamos para fazer um tour pelo hotel e achamos o local bem agradável.
Depois de conhecer o hotel, partimos para um tour pela cidade. O Secretário de Turismo de Orleans (Leomar Brugnara) nos apresentou os principais pontos turísticos: Museu ao Ar Livre, Igreja Matriz de Orleans, Esculturas do Paredão e Cervejaria Lohn Bier.
Terminamos o dia jantando e fazendo um tour no Interclass Hotel Criciúma, um hotel muito elegante e luxuoso. Assistimos também uma palestra do Blogueiro Beneth, do Blog Tire a Bunda do Sofá. Foi um momento muito agradável!
Dia 4 – Criciúma
O nosso último dia no Encontro Rota Sul foi reservado para passear por Criciúma. A cidade que nos recebeu e hospedou em todos os dias do encontro também reserva muitas atrações especiais.
Nesse dia conhecemos o Museu Augusto Casagrande, a Mina de Visitação, o Parque das Nações, a Praça Nereu Ramos, a Igreja São José, a Praça do Congresso e o Morro do Cechinel conhecido também como Morro da TV.
Depois desse tour, infelizmente era hora de dizer adeus ao sul catarinense e voltar para casa. O Encontro Rota Sul foi maravilhoso!!!
QUER SABER MAIS SOBRE O SUL CATARINENSE?
ROTEIRO DE 1 DIA EM NOVA VENEZA
Que roteiro mais legal!! Eu nunca tinha ouvido falar em Nova Veneza e já fiquei Encantada.. Também amei o mirante do Canion e as muitas comidas que fizeram parte desses dias!! Hehehhe
Que bom que gostou! Bjs
É muito interessante ver como as diferentes diásporas estrangeiras moldaram as tradições, a gastronomia e até a arquitectura do Brasil. Criou um país que é um mosaico riquíssimo.
Parecem ter sido quatro dias maravilhosos.
Foram dias incríveis sim! Bjs
Muito legal esse projeto de vocês, adorei ser apresentada a esta região de Santa Catarina e só me instigou ainda mais a fazer a Serra do Rio do Rastro, que já estava na lista.
A Serra é linda demais! Vale a pena conhecer. Bjs
Que delícia de encontro, hein?! Parece que vcs. passaram bem nessa viagem! Fiquei encantada com a Serra do Rio do Rastro. Anotando tudo aqui pra conhecer logo logo! Beijos.
Adorei todo o roteiro do encontro e babei em todas essas delicias que vocês provaram, já quero conhecer e explorar mais essas cidades do Sul do Brasil, super incentivo.
Amei o post. Amei mais ainda relembrar os momentos bons deste encontro. bjsss
Obrigada!
Pingback: Serra do Rio do Rastro - VIVINAVIAGEM
Pingback: Roteiro de 1 dia em Nova Veneza - VIVINAVIAGEM
Adorei, Vivi!! Bateu saudade aqui! Beijinhos!
Pingback: O que fazer em Orleans - VIVINAVIAGEM
Pingback: O que fazer em Criciúma - VIVINAVIAGEM