No Sul de Santa Catarina fica uma linda cidadezinha chamada Nova Veneza. Colonizada por italianos e com mais de 90% da população de imigrantes vindos da Itália, conhecer Nova Veneza é como ir a Itália sem sair do Brasil. Uma pequena e pacata cidade, que ainda mantém viva a cultura italiana. Isso pode ser visto através da gastronomia, arquitetura, costumes e até no dialeto falado por alguns moradores.
Nós estivemos o prazer de conhecer Nova Veneza em novembro de 2017 quando participamos do Encontro Rota Sul e ficamos encantados com a cidade. Fizemos um bate e volta a partir de Criciúma, que fica apenas a 25km de distância e vamos compartilhar com vocês o nosso roteiro de 1 dia em Nova Veneza.
Reserve já o seu hotel em Nova Veneza e garanta os melhores preços!
Manhã
Começamos o dia na Praça Humberto Bortoluzzi, uma linda praça, muito bem cuidada, que possui uma das atrações mais famosas da cidade, uma autêntica gôndola veneziana. A gôndola foi doada pelo governo de Veneza, na Itália, para a cidade de Nova Veneza e fica em um lago artificial.
Esta praça ainda possui um lindo coreto onde acontecem algumas atrações gratuitas e uma roda d’água, que é uma homenagem às famílias colonizadoras da cidade, esse monumento foi construído para comemorar o centenário da colonização.
Aproveitamos para caminhar pela região e conhecer os antigos casarões da cidade. As construções ficam ao lado da Praça Humberto Bortoluzzi. Conhecemos também a Loja Arte Veneza. Uma loja de souvenires com tema Carnevale di Venezia, onde são comercializadas máscaras e alugados trajes para participar do desfile do Carnevale di Venezia, que acontece no mês de junho.
Fizemos uma parada para o almoço no Restaurante Nova Veneza, que fica na Praça Humberto Bortoluzzi. O restaurante é especializado em comida italiana e serve a tradicional polenta cortada a fio. A comida é super saborosa e o ambiente muito agradável.
Tarde
Na parte da tarde. fomos conhecer algumas das principais atrações de Nova Veneza. Nossa primeira parada foi no Museu do Imigrante e na Igreja Matriz de São Marco (fica uma ao lado da outra). No museu e na Igreja conhecemos um pouco mais da história da cidade e dos imigrantes locais.
Depois fomos conhecer as Casas de Pedra, para chegar ao local é só seguir as placas. As Casas de Pedra foram construídas em 1891 e são consideradas Patrimônio Histórico Nacional. A propriedade da família Ângelo Bortolotto foi construída com pedras basaltos, que é uma técnica italiana. O lugar é lindo e as casinhas são um charme só, me senti literalmente na Toscana.
Fizemos uma parada na Barragem do Rio São Bento, o principal reservatório de água da região Sul de Santa Catarina. Sua superfície de água cobre 450 hectares e pode abastecer uma população estimada em 300 mil habitantes.
O mais interessante foi ver a torre da Capela de São Pedro submersa pelas águas da Barragem do Rio São Bento. Para fazer a barragem foi necessário a retirada dos moradores locais, porém a Igreja submersa ficou como lembrança.
Após visitar a barragem, paramos na Vinícola Borgo com o objetivo de fazer degustações de vinho e algumas comprinhas. A arquitetura da vinícola lembra um castelo e deixa o lugar bem charmoso. No local é possível comprar vinhos, cachaças, doces, massas caseiras e diversos produtos coloniais.
Noite
Para encerrar a nossa visita à linda Nova Veneza, fomos jantar no Restaurante Bodega do Zeca. Comemos uma deliciosa comida italiana e uma costela de chão espetacular. Também assistimos a duas apresentações especiais (Carnevale di Venezia e Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro).
QUER SABER MAIS SOBRE O SUL CATARINENSE?
ROTEIRO DE 4 DIAS PELO SUL CATARINENSE
Pingback: Roteiro de 4 dias pelo sul catarinense - VIVINAVIAGEM
Que engraçado, nunca tinha ouvido falar desse local. Ignorância minha, provavelmente. Gostei de conhecer através dos seus olhos e palavras.
Obrigada!
Mas que cidade simpática você trouxe pra gente hoje! E não é que tem até gôndola! Belas fotos da pracinha e das construções antigas! Obrigado por compartilhar.
Eu que agradeço!
A cidade parece ser encantadora. Achei muito interessante a gôndola na praça e, também, a torre da Capela de São Pedro aparecendo enquanto o restante está submerso na barragem.
É encantadora mesmo!
Nossa que incrível! Cidades assim sempre são ótimas opções valendo muito a pena em qualquer época!
Na minha lista de destinos a conhecer!
Muito obrigado!
Eu que agradeço a visita no blog!
Adoro post com roteiro de viagem. Tira um pouco do nosso trabalho de viajante e ainda nos dá sugestões 🙂 Parabéns, favoritado!
Obrigada!
Nossa, que curioso, Não conhecia a cidade. Um charme, várias coisas para fazer e uma ótima maneira de conhecer um pouco da cultura Italiana sem sair do Brasil
Verdade!
Muito bom, desconhecia esse lugar do mundo que você me mostrou quanto é lindo. O Brasil é mesmo um país imenso e que precisa de anos para conhecer! 🙂 Obrigado pela partilha.
Eu que agradeço a visita no blog!
Que graaaaça de lugar, não fazia ideia da existência dessa cidade. Cada vez mais tenho curiosidade de explorar todo o sul do Brasil 😉
Acabei de voltar de Veneza e adoraia visitar Nova Veneza para perceber as semelhanças e influências da cidade. Demais!
Você vai gostar de conhecer Nova Veneza!
Pingback: O que fazer em Orleans - VIVINAVIAGEM
Pingback: Serra do Rio do Rastro - VIVINAVIAGEM
Acompanhei essa viagem dos blogueiros na Rota Sul e foi bem linda! Boas dicas!
Obrigada!
Pingback: O que fazer em Criciúma - VIVINAVIAGEM
bahh outra igreja q foi submersa! vi uma assim la em Ita, pertinho de concordia…apesar dessas tretas a paisagem fica incrivel!
Verdade… Bjs
Oi Gente, estou fazendo uma visitinha por aqui.
Gostei bastante do site, vou ver se acompanho toda semana suas postagens 🙂
Obrigada!