Roteiro de 1 dia em Nova Veneza

No Sul de Santa Catarina fica uma linda cidadezinha chamada Nova Veneza. Colonizada por italianos e com mais de 90% da população de imigrantes vindos da Itália, conhecer Nova Veneza é como ir a Itália sem sair do Brasil. Uma pequena e pacata cidade, que ainda mantém viva a cultura italiana. Isso pode ser visto através da gastronomia, arquitetura, costumes e até no dialeto falado por alguns moradores.

Nós estivemos o prazer de conhecer Nova Veneza em novembro de 2017 quando participamos do Encontro Rota Sul e ficamos encantados com a cidade. Fizemos um bate e volta a partir de Criciúma, que fica apenas a 25km de distância e vamos compartilhar com vocês o nosso roteiro de 1 dia em Nova Veneza.

Reserve já o seu hotel em Nova Veneza e garanta os melhores preços!

Manhã

Começamos o dia na Praça Humberto Bortoluzzi, uma linda praça, muito bem cuidada, que possui uma das atrações mais famosas da cidade, uma autêntica gôndola veneziana. A gôndola foi doada pelo governo de Veneza, na Itália, para a cidade de Nova Veneza e fica em um lago artificial.

Esta praça ainda possui um lindo coreto onde acontecem algumas atrações gratuitas e uma roda d’água, que é uma homenagem às famílias colonizadoras da cidade, esse monumento foi construído para comemorar o centenário da colonização.

Aproveitamos para caminhar pela região e conhecer os antigos casarões da cidade, as construções ficam ao lado da Praça Humberto Bortoluzzi. Conhecemos também a Loja Arte Veneza, uma loja de souvenires com tema Carnevale di Venezia, onde são comercializadas máscaras e alugados trajes para participar do desfile do Carnevale di Venezia, que acontece no mês de junho.

Fizemos uma parada para o almoço no Restaurante Nova Veneza, que fica na Praça Humberto Bortoluzzi, restaurante especializado em comida italiana e serve a tradicional polenta cortada a fio. A comida é super saborosa e o ambiente muito agradável.

DICA IMPORTANTE:  

Contrate um Seguro Viagem e fique tranquilo para aproveitar o destino dos seus sonhos. O Vivi na Viagem é parceira da Seguros Promo e te garante 5% de desconto com o código promocional: VIVINAVIAGEM5.

Tarde

Na parte da tarde. fomos conhecer algumas das principais atrações de Nova Veneza. Nossa primeira parada foi no Museu do Imigrante e na Igreja Matriz de São Marco (fica uma ao lado da outra). No museu e na Igreja conhecemos um pouco mais da história da cidade e dos imigrantes locais.

Depois fomos conhecer as Casas de Pedra, para chegar ao local é só seguir as placas. As Casas de Pedra foram construídas em 1891 e são consideradas Patrimônio Histórico Nacional, a propriedade da família Ângelo Bortolotto foi construída com pedras basaltos, que é uma técnica italiana. O lugar é lindo e as casinhas são um charme só, me senti literalmente na Toscana.

Fizemos uma parada na Barragem do Rio São Bento, o principal reservatório de água da região Sul de Santa Catarina. Sua superfície de água cobre 450 hectares e pode abastecer uma população estimada em 300 mil habitantes.

O mais interessante foi ver a torre da Capela de São Pedro submersa pelas águas da Barragem do Rio São Bento. Para fazer a barragem foi necessário a retirada dos moradores locais, porém a Igreja submersa ficou como lembrança.

Após visitar a barragem, paramos na Vinícola Borgo com o objetivo de fazer degustações de vinho e algumas comprinhas. A arquitetura da vinícola lembra um castelo e deixa o lugar bem charmoso. No local é possível comprar vinhos, cachaças, doces, massas caseiras e diversos produtos coloniais.

Noite

Para encerrar a nossa visita à linda Nova Veneza, fomos jantar no Restaurante Bodega do Zeca. Comemos uma deliciosa comida italiana e uma costela de chão espetacular, além de assistir a duas apresentações especiais (Carnevale di Venezia e Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro).

QUER SABER MAIS SOBRE O SUL CATARINENSE?

ROTEIRO DE 4 DIAS PELO SUL CATARINENSE

O QUE FAZER EM ORLEANS

SERRA DO RIO RASTRO

# PARA FACILITAR A SUA VIAGEM #

- Encontro o hotel ideal para sua viagem no Booking.com e garanta o melhor preço na sua hospedagem.

- Não deixe de fazer o seguro viagem com a Seguros Promo e viaje tranquilo. Utilizando o nosso código promocional (VIVINAVIAGEM5), você ganha 5% de desconto.

- Alugue um carro pela RentCars e faça seu próprio tempo e roteiro na sua viagem.

Anteriores

10 programas imperdíveis no Rio de Janeiro

Próximo

Serra do Rio do Rastro

20 Comentários

  1. Que engraçado, nunca tinha ouvido falar desse local. Ignorância minha, provavelmente. Gostei de conhecer através dos seus olhos e palavras.

  2. Mas que cidade simpática você trouxe pra gente hoje! E não é que tem até gôndola! Belas fotos da pracinha e das construções antigas! Obrigado por compartilhar.

  3. Lid Costa

    A cidade parece ser encantadora. Achei muito interessante a gôndola na praça e, também, a torre da Capela de São Pedro aparecendo enquanto o restante está submerso na barragem.

  4. Nossa que incrível! Cidades assim sempre são ótimas opções valendo muito a pena em qualquer época!
    Na minha lista de destinos a conhecer!

    Muito obrigado!

  5. Adoro post com roteiro de viagem. Tira um pouco do nosso trabalho de viajante e ainda nos dá sugestões 🙂 Parabéns, favoritado!

  6. Nossa, que curioso, Não conhecia a cidade. Um charme, várias coisas para fazer e uma ótima maneira de conhecer um pouco da cultura Italiana sem sair do Brasil

  7. Muito bom, desconhecia esse lugar do mundo que você me mostrou quanto é lindo. O Brasil é mesmo um país imenso e que precisa de anos para conhecer! 🙂 Obrigado pela partilha.

  8. Que graaaaça de lugar, não fazia ideia da existência dessa cidade. Cada vez mais tenho curiosidade de explorar todo o sul do Brasil 😉
    Acabei de voltar de Veneza e adoraia visitar Nova Veneza para perceber as semelhanças e influências da cidade. Demais!

  9. Acompanhei essa viagem dos blogueiros na Rota Sul e foi bem linda! Boas dicas!

  10. bahh outra igreja q foi submersa! vi uma assim la em Ita, pertinho de concordia…apesar dessas tretas a paisagem fica incrivel!

Deixe uma resposta

vivinaviagem © Copyright 2016 - Todos os direito reservados & Tema por Pontowebsites

Please wait...

Subscribe to our newsletter

Want to be notified when our article is published? Enter your email address and name below to be the first to know.