Uma das estradas mais lindas e desafiadoras do Brasil, a Serra do Rio do Rastro guarda belezas sem igual e recebe muitos turistas o ano todo. Uma estrada com aproximadamente 284 curvas, 12km de subida íngreme e cenários de tirar o fôlego.
Localizada no município de Lauro Müller no sul catarinense, a Serra do Rio do Rastro é um dos cartões postais do estado. A região possui diversos atrativos naturais como a Mata Atlântica preservada, cachoeiras, cânions e animais silvestres.
Conhecemos a Serra do Rio do Rastro em novembro de 2017, quando participamos do Encontro Rota Sul. Eu simplesmente me encantei e achei o lugar mais lindo que visitamos nessa viagem.
Reserve seu hotel na Serra do Rio do Rastro e garanta os melhores preços!
Como é a subida
A subida da Serra do Rio do Rastro é um momento muito agradável por causa da belíssima paisagem ao longo da subida. Porém exige cautela por ser muito íngreme e sinuosa. Durante a subida você encontrará alguns pontos para fotografar e apreciar a vista. Pelo caminho você verá a mata verde, as montanhas, as curvas sinuosas e até quedas d’água.
Mirante da Serra
Ao chegar no topo da Serra do Rio do Rastro não deixe de fazer uma parada no Mirante da Serra. A 1421 metros de altitude, você terá uma visão panorâmica de toda a estrada que corta a serra. É um visual de tirar o fôlego! No local existem vários quiosques com produtos regionais, loja de souvenir, cafeterias, restaurantes e banheiros.
Cânion da Rota e Parque Eólico
Seguindo a estrada a partir do Mirante da Serra, você encontrará a entrada para o Parque Eólico e o Cânion da Rota. As duas atrações ficam dentro de uma propriedade privada, por isso é necessário o pagamento da entrada no valor de 5 reais.
Na entrada ficam os enormes cata-ventos, depois de apreciá-los e fotografá-los é só seguir a trilha de aproximadamente 300 metros até o Cânion da Rota. O lugar é lindo demais, são enormes paredões cobertos de verde e um abismo enorme.
Cascata da Barrinha
É uma linda cascata de águas cristalinas no alto da serra. Para chegar ao local, siga por 7km a partir do Mirante da Serra. Ao chegar você poderá apreciar a Cascata da Barrinha do alto e também de perto, basta descer alguns degraus.
Hospedagem na Serra do Rio do Rastro
Caso queria aproveitar a Serra com mais calma, vale a pena se hospedar na região. Para quem procura um serviço de hospedagem completo e com muito conforto, a opção ideal é o Rio do Rastro Eco Resort. Um resort ecológico com chalés na beira do lago.
Para os que procuram uma hospedagem mais em conta, em Bom Jardim da Serra existem outras duas opções que se encontram a poucos quilômetros da Serra do Rio do Rastro: o Hotel Fazenda Rota dos Cânions e o Pousada Charme da Serra.
QUER SABER MAIS SOBRE O SUL CATARINENSE?
ROTEIRO DE 4 DIAS PELO SUL CATARINENSE
ROTEIRO DE 1 DIA EM NOVA VENEZA
Fiz essa viagem no ano passado e AMEI!!!
Vocês chegaram a conhecer os canions catarineses? Nossa… muito lindo também!
Ficamos no Rio do Rastro Eco Resort e amamos também…
Ótimas dicas.
Conheci o Cânion da Rota e achei lindíssimo!
Primeira vez que “escuto” falar da Serra do Rio do Rastro. Adoro serras, trilhas e cachoeiras. Pelas fotos e relato parecer ser imperdível!
É imperdível sim!
Que viagem linda! A estrada é uma graça e vista lá de cima vele muitas fotos! Legal saber que há um ponto de apoio no mirante.
É linda demais mesmo!
Acho que eu iria adorar conhecer essa Serra, a vista parece realmente maravilhosa! Amei a dica
Você vai amar sim!
fui ai com a minha familia anos atras e ate dirigi um pedacinho (claro que meu pai ficou APAVORADO ahueahuea) no fim deu tudo certo…achei esse lugar incrivel!
Corajosa você guria!
Pra chegar nesse mirante incrível certamente vale qualquer subida! Fiquei encantada com a cascata da Barrinha! Lindaaa! Adorei o post, Vivi! Bjos!
Obrigada!
Esse lugar tá na minha lista faz tempo e suas fotos me deixaram ainda mais animada para conhecer… espero que ano que vem consiga! beijos
Você não vai se arrepender!
Pingback: Roteiro de 4 dias pelo sul catarinense - VIVINAVIAGEM