Trilha e Rapel na Pedra do Pontal

Fazia tempo que eu queria fazer a trilha da Pedra do Pontal e a cada foto que eu via na internet a vontade só aumentava. Quando recebi o convite da Ju do Vida Carioca para fazer a experiência Airbnb de Trilha e Rapel na Pedra do Pontal, não pensei duas vezes e aceitei o convite.

A Pedra do Pontal fica no Recreio dos Bandeirantes, entre as Praias da Macumba e do Recreio. Trata-se de uma enorme pedra, que divide essas duas praias e deixa o visual do lugar ainda mais bonito. Do alto da Pedra do Pontal a vista é de tirar o fôlego e todo o esforço da subida é recompensado.

Reserve já o seu hotel no Rio de Janeiro e garanta os melhores preços!

Como chegar

Saindo do Centro do Rio de Janeiro, você levará aproximadamente 1 hora para chegar até a Pedra do Pontal. Ir de carro é a melhor opção, porque basta seguir o GPS, que não tem como errar. Para quem vai de transporte público o trajeto demora um pouco mais, por volta de 1h40. O ponto de referência mais próximo é o Posto 12, no Recreio dos Bandeirantes, a Pedra do Pontal fica praticamente em frente!!!

DICA IMPORTANTE:  

Contrate um Seguro Viagem e fique tranquilo para aproveitar o destino dos seus sonhos. O Vivi na Viagem é parceira da Seguros Promo e te garante 5% de desconto com o código promocional: VIVINAVIAGEM5.

Como é a trilha

A trilha da Pedra do Pontal é curta, dependendo do ritmo, dura em média 20 a 30 minutos. A pedra não é alta, tem altitude de 127 metros e a trilha não tem sinalização, mas é bem demarcada. O início da trilha é bastante ingrime, mas não é escorregadio, dá para subir tranquilamente.

Apesar de ser uma trilha considerada de nível fácil, é preciso atenção pois existem trechos íngremes, trechos com pedras escorregadias e partes onde se faz quase uma escalada entre as pedras.

A parte mais difícil da trilha é o trecho final, onde precisamos do auxílio de uma corda para chegarmos ao topo. Confesso que tive um pouco de medo nesse momento, mas nos primeiros passos já senti segurança e fiquei mais tranquila.

Chegando ao topo da pedra, todo o esforço é recompensado com o visual lindíssimo que encontramos. É possível vislumbrar a Praia da Macumba, Praia do Recreio dos Bandeirantes e algumas ilhas próximas.

Como é o rapel

Essa foi a parte mais incrível e especial da Trilha da Pedra do Pontal. Primeiro porque eu já queria fazer rapel a muito tempo, mas o meu medo me impedia. Segundo que a sensação de descer em um paredão de aproximadamente 20 metros de altura é fantástica e a vista é de tirar o fôlego.

Nessa hora eu precisei de toda a ajuda possível para superar meus medos, o instrutor Moisés foi essencial nesse processo, ele desceu comigo me orientando e me acalmando durante todo rapel. Além é claro, das meninas que me deram muita força, a Ju do Vida Carioca, a Lu do Te Vejo Pelo Mundo e a Thata do A Cara do Rio. Inclusive essas duas fotos do rapel foi a querida Lu quem tirou para mim.

Como funciona a experiência Airbnb

A Ju do Vida Carioca é a anfitriã nessa experiência, onde qualquer pessoa pode participar, basta acessar esse link (Rapel na Pedra do Pontal) e agendar um dos dias e horários disponíveis. Pode ir tranquilo que eu garanto que a experiência vale muito a pena.

A Ju é muito simpática, agradável e estará te auxiliando em tudo. Junto dela, o instrutor de rapel Moisés, orienta e ajuda durante todo o percurso da trilha e do rapel. Ele é tranquilo, paciente e faz tudo com muita segurança.

 Dicas e informações

– Use roupas e calçados adequados para trilha.

– Use filtro solar, o sol é muito forte no topo da pedra

– Chegue cedo para conseguir lugar no estacionamento.

– Leve água, um lanche e não esqueça de trazer seu lixo de volta.

– Tente ir durante a semana, porque nos finais de semana o local fica muito cheio.

Quer mais dicas de passeios no Rio de Janeiro?

Santa Teresa

Cristo Redentor

Mirante Dona Marta

Trilha e rapel na Pedra da Tartaruga

5 atrações imperdíveis no Porto Maravilha

Parque Lage, Jardim Botânico e Vista Chinesa

# PARA FACILITAR A SUA VIAGEM #

- Encontro o hotel ideal para sua viagem no Booking.com e garanta o melhor preço na sua hospedagem.

- Não deixe de fazer o seguro viagem com a Seguros Promo e viaje tranquilo. Utilizando o nosso código promocional (VIVINAVIAGEM5), você ganha 5% de desconto.

- Alugue um carro pela RentCars e faça seu próprio tempo e roteiro na sua viagem.

 

Anteriores

Roteiro de 4 dias pelo sul catarinense

Próximo

Veleiro Beijupirá: Um passeio exclusivo em Paraty

8 Comentários

  1. Que legal! Nunca usei o Airbnb para essas experiências de viagem 🙂 Eu confesso que adoro trilha e já me arrisquei em rapel algumas vezes… então já anotei a dica, qdo for pro Rio quero mto fazer 🙂

  2. MARCIO VITAL VALENÇA

    Que aventura irada! Acompanhei pelo Instagram e agora estou vendo aqui a matéria completa! Parabéns, Vivi.

  3. Essa trilha é sensacional! Rápida e com uma vista deslumbrante! Adoro demais!

  4. Eu sempre vejo fotos e ficava curiosa de como fazer para chegar até o topo. Nao sabia que era necessàrio fazer rapel!
    Certamente incluo isso em minha pròxima ida ao RJ!

  5. Eu já fui várias vezes no Rio mas nunca tive a oportunidade de conhecer essa região. Também tenho visto cada vez mais essa pedra em posts nas redes sociais. Já anotei aqui e dá próxima vez não vou deixar de conhecer.

Deixe uma resposta

vivinaviagem © Copyright 2016 - Todos os direito reservados & Tema por Pontowebsites

Please wait...

Subscribe to our newsletter

Want to be notified when our article is published? Enter your email address and name below to be the first to know.