Trilha e Rapel na Pedra do Pontal

Trilha e Rapel na Pedra do Pontal

Fazia tempo que eu queria fazer a trilha da Pedra do Pontal e a cada foto que eu via na internet a vontade só aumentava. Quando recebi o convite da Ju do Vida Carioca para fazer a experiência Airbnb de Trilha e Rapel na Pedra do Pontal, não pensei duas vezes e aceitei o convite.

Trilha e Rapel na Pedra do Pontal

A Pedra do Pontal fica no Recreio dos Bandeirantes, entre as Praias da Macumba e do Recreio. Trata-se de uma enorme pedra, que divide essas duas praias e deixa o visual do lugar ainda mais bonito. Do alto da Pedra do Pontal a vista é de tirar o fôlego e todo o esforço da subida é recompensado.

Trilha e Rapel na Pedra do Pontal

Reserve já o seu hotel no Rio de Janeiro e garanta os melhores preços!

Como chegar

Saindo do Centro do Rio de Janeiro, você levará aproximadamente 1 hora para chegar até a Pedra do Pontal. Ir de carro é a melhor opção, porque basta seguir o GPS, que não tem como errar. Para quem vai de transporte público o trajeto demora um pouco mais, por volta de 1h40. O ponto de referência mais próximo é o Posto 12, no Recreio dos Bandeirantes, a Pedra do Pontal fica praticamente em frente!!!

Trilha e Rapel na Pedra do Pontal

Como é a trilha

A trilha da Pedra do Pontal é curta, dependendo do ritmo, dura em média 20 a 30 minutos. A pedra não é alta, tem altitude de 127 metros e a trilha não tem sinalização, mas é bem demarcada. O início da trilha é bastante ingrime, mas não é escorregadio, dá para subir tranquilamente.

Trilha e Rapel na Pedra do Pontal

Apesar de ser uma trilha considerada de nível fácil, é preciso atenção pois existem trechos íngremes, trechos com pedras escorregadias e partes onde se faz quase uma escalada entre as pedras.

Trilha e Rapel na Pedra do Pontal

A parte mais difícil da trilha é o trecho final, onde precisamos do auxílio de uma corda para chegarmos ao topo. Confesso que tive um pouco de medo nesse momento, mas nos primeiros passos já senti segurança e fiquei mais tranquila.

Trilha e Rapel na Pedra do Pontal

Chegando ao topo da pedra, todo o esforço é recompensado com o visual lindíssimo que encontramos. É possível vislumbrar a Praia da Macumba, Praia do Recreio dos Bandeirantes e algumas ilhas próximas.

Trilha e Rapel na Pedra do Pontal

Como é o rapel

Essa foi a parte mais incrível e especial da Trilha da Pedra do Pontal. Primeiro porque eu já queria fazer rapel a muito tempo, mas o meu medo me impedia. Segundo que a sensação de descer em um paredão de aproximadamente 20 metros de altura é fantástica e a vista é de tirar o fôlego.

Trilha e Rapel na Pedra do Pontal

Nessa hora eu precisei de toda a ajuda possível para superar meus medos, o instrutor Moisés foi essencial nesse processo, ele desceu comigo me orientando e me acalmando durante todo rapel. Além é claro, das meninas que me deram muita força, a Ju do Vida Carioca, a Lu do Te Vejo Pelo Mundo e a Thata do A Cara do Rio. Inclusive essas duas fotos do rapel foi a querida Lu quem tirou para mim.

Trilha e Rapel na Pedra do Pontal

Como funciona a experiência Airbnb

A Ju do Vida Carioca é a anfitriã nessa experiência, onde qualquer pessoa pode participar, basta acessar esse link (Rapel na Pedra do Pontal) e agendar um dos dias e horários disponíveis. Pode ir tranquilo que eu garanto que a experiência vale muito a pena.

Trilha e Rapel na Pedra do Pontal

A Ju é muito simpática, agradável e estará te auxiliando em tudo. Junto dela, o instrutor de rapel Moisés, orienta e ajuda durante todo o percurso da trilha e do rapel. Ele é tranquilo, paciente e faz tudo com muita segurança.

 Dicas e informações

– Use roupas e calçados adequados para trilha.

– Use filtro solar, o sol é muito forte no topo da pedra

– Chegue cedo para conseguir lugar no estacionamento.

– Leve água, um lanche e não esqueça de trazer seu lixo de volta.

– Tente ir durante a semana, porque nos finais de semana o local fica muito cheio.

Quer mais dicas de passeios no Rio de Janeiro?

Trilha e rapel na Pedra da Tartaruga

Parque Penhasco Dois Irmãos

Parque Lage, Jardim Botânico e Vista Chinesa

 

PLANEJE SUA VIAGEM

Hospedagem

Encontre o hotel ideal para sua viagem no Booking.com e garanta o melhor preço na sua hospedagem.

Seguro viagem

Não deixe de fazer o seguro viagem com a Seguros Promo e viaje tranquilo. Utilizando o nosso código promocional (VIVINAVIAGEM5), você ganha 5% de desconto.

Chip Internacional

Fique conectado em toda sua viagem com da EASYSIM4U. Adquira o seu e tenha internet ilimitada em sua viagem.

Passeios/Ingressos

Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e muitas outras experiências com o Get Your Guide

Aluguel de carro

Alugue um carro pela RentCars e faça seu próprio tempo e roteiro na sua viagem.

11 comentários em “Trilha e Rapel na Pedra do Pontal”

  1. Que legal! Nunca usei o Airbnb para essas experiências de viagem 🙂 Eu confesso que adoro trilha e já me arrisquei em rapel algumas vezes… então já anotei a dica, qdo for pro Rio quero mto fazer 🙂

  2. Eu já fui várias vezes no Rio mas nunca tive a oportunidade de conhecer essa região. Também tenho visto cada vez mais essa pedra em posts nas redes sociais. Já anotei aqui e dá próxima vez não vou deixar de conhecer.

  3. Pingback: Roteiro de 3 a 7 dias pelo Rio de Janeiro - VIVINAVIAGEM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *