Quando pensamos na Cidade Maravilhosa o primeiro passeio que nos vem à mente é passar o dia em uma das lindas praias. Muito justo, o Rio de Janeiro tem muitas praias maravilhosas e a temperatura está quase sempre propícia ao banho de mar.
Mas o Rio de Janeiro não oferece apenas praias, tem muitas outras atrações bem bacanas que certamente vão te conquistar. Preparamos para vocês o roteiro de um dia na Cidade Maravilhosa para curtir bastante sem praia, mas com muita diversão. Conheça o PARQUE LAGE, JARDIM BOTÂNICO E VISTA CHINESA em um único dia.
Parque Lage
Começamos o dia no Parque Lage, chegamos por volta das 9h da manhã. Estacionamos na rua ao lado do parque e não precisamos pagar nada. O Parque Lage possui estacionamento próprio e custa R$ 7 a diária. A entrada no parque é gratuita e o horário de funcionamento é de 08h às 17h, durante o horário de verão fica aberto até às 18h.
Logo na chagada, o lugar chama atenção pela beleza, muitas palmeiras, tudo cercado de muito verde. O lindo casarão antigo e a vista deslumbrante para o Cristo Redentor são o destaque do local. Fomos direto tomar um café da manhã bem farto à beira da piscina no Plage Café. O café é servido em volta da piscina e o serviço é à La Carte (funcionamento é de terça à domingo, das 9h às 23h).
Depois desse maravilhoso café é hora de conhecer o Casarão, que hoje abriga a Escola de Artes Visuais. O casarão abriga muitas obras de artes dos próprios alunos. Saindo do Casarão, fomos andar sem pressa apreciando cada cantinho desse lugar lindo e especial. Lá encontramos chafariz, bancos para descansar, áreas para piquenique, parquinho para as crianças, aquário, gruta e até um acesso para trilha do morro do Corcovado. Você vai ver muitas pessoas fotografando, porque o Parque Lage é o cenário escolhido por muitos para fazer ensaios fotográficos.
Jardim Botânico
Partimos para o Jardim Botânico, que fica bem próximo ao Parque Lage, cerca de 3 minutos de carro. É possível ir caminhando também pelas ruas do bairro. Estacionamos no Jockey Club (em frente à entrada do Jardim), isso porque o Jardim Botânico não possui estacionamento.
A nossa primeira parada foi no Museu do Meio Ambiente, que fica logo na entrada do Jardim Botânico. O museu possui entrada gratuita. O acervo do museu é pequeno, a maior parte desse acervo é constituído de fotos da botânica brasileira.
Depois fomos para bilheteria comprar nossos ingressos para entrar no Jardim Botânico. A entrada é R$ 10,00 por pessoa, existe gratuidade para menores de 7 anos e maiores de 60 anos. O horário de funcionamento é de 08h às 17h, durante o horário de verão fica aberto até às 18h.
O Jardim Botânico é um lugar lindíssimo, com vários jardins, espaço para piqueniques, lagos e ambientes lindos para fotografar. Além disso, possui diversas espécies de plantas da flora brasileira, museu e as palmeiras enormes, é um verdadeiro santuário ecológico.
As atrações que achamos imperdíveis foram o orquidário, bromeliário, cactário, jardim japonês, jardim sensorial, chafariz central, palmeiras imperiais e lago Frei Leandro. O melhor de tudo é andar por todo o Jardim desfrutando cada cantinho.
Vista Chinesa
Terminamos o nosso dia de passeio pelo Rio de Janeiro na Vista Chinesa. Localizada dentro do Parque Nacional da Tijuca. Do Jardim Botânico para a Vista Chinesa levamos em torno de 15 minutos de carro, o caminho é muito bom e asfaltado. No caminho de subida para a Vista Chinesa, existem duas cachoeiras (Gruta e Macacos), onde é possível fazer uma parada para banho.
Ao chegar no mirante o “pagode” (estilo de arquitetura chinesa) é feito de bambu e cimento. Construída em estilo chinês entre 1902 a 1906 em homenagem aos chineses, que trouxeram o cultivo do chá para o Brasil.
A Vista Chinesa fica a 380 metros de altura, em uma clareira no meio da mata. O mirante possui uma vista lindíssima do Rio de Janeiro. De lá é possível ver o Cristo Redentor, Baía de Guanabara, Pão de Açúcar, Lagoa Rodrigo de Freitas, Praias de Ipanema e Leblon e o Morro Dois Irmãos. Vale a pena disputar um espacinho para apreciar tanta beleza.
E com essa vista deslumbrante, terminamos o nosso dia super agradável no Rio de Janeiro. Viu como dá para curtir a Cidade Maravilhosa sem ir à praia?!?!?
QUER SABER MAIS SOBRE O RIO DE JANEIRO?
TRILHA E RAPEL NA PEDRA DA TARTARUGA
Vivi, adorei esse roteiro que você fez. Já fui algumas vezes para o Rio, mas dos lugares que você visitou só conheci o Jardim Botânico. Para a próxima visita a cidade vou tentar programar esses outros lugares. Bjs
Muito Obrigada Júlia : )
Vivi, sou praticamente o maníaco do parque (no bom sentido)… hehehe
Adoro visitar lugares assim. Aliás, esse é um dos meus passatempos favoritos quando visito alguma cidade! Sempre vou com uma listinha de parques para conhecer! hahaha
Adorei as dicas!!!
Abraço
Que bacana Murilo ; ) Obrigada!!!
Adoro esses roteiros diferentes! É ótimo ter ideias de um RJ sem praia – porque né, as praias todo mundo conhece 🙂 Adorei as dicas e a vista chinesa é coisa de louco mesmo! A vista é show!
Muito Obrigada Camila 🙂
Adorei esse roteiro!!! Preciso voltar para o Rio para fazer igual…
Obrigada Eliana!!! Esse roteiro é muito legal.
Vivi, fui ao Rio duas vezes, mas uma foi para as Paralimpíadas e não passeei. Na primeira vez tínhamos planejado ir ao Parque Lage, mas não deu tempo porque ficamos tempo demais do Jardim Botânico! Apaixonamos, um passeio super agradável!
Então, você tem que voltar para conhecer outras lugares lindos do Rio. : )
Nosso Rio de Janeiro é lindo demais. Desses não fomos ainda no parque lage.
O Rio de Janeiro é maravilhoso!!!
Roteiro lindíssimo! Realmente o RJ é muito mais do que apenas praias. Vontade de ir aí e aproveitar para visitar os nossos amigos blogueiros! Parabéns pela matéria. Abração, Cristina e Renato.
Verdade… O Rio é demais!!!
Amei o roteiro, eu não sou a maior fã do mundo de pria confesso, por isso adoro roteiros alternativos pra não ficar só na praia.
Muito Obrigada!!!
Adorei! Confesso que não conheço nenhum deles (no dia que fui ao Jardim Botânico estava fechado). Excelentes dicas, bateu aquela vontade de voltar! 😉
Muito Obrigada!!!
Amo esses três lugares no Rio <3 Excelentes dicas!
Muito Obrigada!!!
Pingback: Trilha e Rapel na Pedra do Pontal - VIVINAVIAGEM
Vivi, consigo fazer esse passeio numa tarde? ( posso excluir o jardim botânico)
Não aconselho conhecer tudo em uma tarde não, vai ficar muito corrido. Tente reservar um dia inteiro para conhecer esses três lugares. Você vai amar. Bjs
Obrigada linda!!
Pingback: Parque Penhasco Dois Irmãos - VIVINAVIAGEM
Pingback: Trilha e Rapel na Pedra da Tartaruga - VIVINAVIAGEM
Pingback: Mirantes no Rio de Janeiro - VIVINAVIAGEM
Pingback: Mondial de La Bière no Rio de Janeiro - VIVINAVIAGEM