Se você ama aventura, trilha, floresta e as paisagens maravilhosas do Rio de Janeiro, tem que fazer a trilha do Pico da Tijuca.

Uma longa caminhada em meio a Mata Atlântica, tendo contato direto com a natureza, avistando várias espécies da flora e fauna local, além do visual privilegiado da cidade, é isso que faz a trilha do Pico da Tijuca ser uma experiência que vale a pena ser vivida.

Reserve já o seu hotel no Rio de Janeiro e garanta os melhores preços!

Sobre o Pico da Tijuca

Considerado o segundo ponto mais alto do Rio de Janeiro, o Pico da Tijuca tem 1.021 metros de altitude e está localizado no Parque Nacional da Tijuca. O passeio pela floresta inclui o Museu do Açude, a Cachoeira das Almas, o mirante do Pico Tijuca Mirim, a lendária escadaria esculpida na rocha construída no início do século XX para a visita do Rei Albert da Bélgica e o Pico da Tijuca.

A entrada para a Floresta da Tijuca é realizada pelo Alto da Boa Vista na praça Afonso Viseu. Você pode ir de ônibus (linhas 301, 333, 308, 309 e 345), nesse caso a caminhada é maior, então aproveite para conhecer o parque, os lagos, as cachoeiras e o parquinho para as crianças. Se for de carro, você pode estacionar dentro do Parque Nacional da Tijuca gratuitamente, existem várias vagas ao longo do parque.

Como é a trilha

A trilha começa na Praça do Bom Retiro e o percurso pode ser feito em aproximadamente 4 horas (ida/volta) dependendo da intensidade da caminhada e do preparo físico de cada um. É uma trilha de nível moderado, bem sinalizada e protegida pela sombra das árvores, o que facilita devido ao calor do Rio.

Praça Bom Retiro

O momento mais difícil da caminhada é a temida escada esculpida na rocha, onde a trilha fica bem íngreme e em alguns momentos é preciso usar as mãos. Para quem têm medo de altura é um grande desafio, algumas pessoas infelizmente desistem nesse momento. São 117 degraus formados na própria rocha e um corrimão feito de correntes, desse ponto já é possível apreciar a vista deslumbrante da cidade.

Escadaria

DICA IMPORTANTE:  

Contrate um Seguro Viagem e fique tranquilo para aproveitar o destino dos seus sonhos. O Vivi na Viagem é parceira da Seguros Promo e te garante 5% de desconto com o código promocional: VIVINAVIAGEM5.

Ao chegar ao topo do Pico da Tijuca todo o esforço se torna válido e o cansaço é totalmente esquecido, pois a vista é de tirar a fôlego,  podemos ver a Cidade Maravilhosa de um ângulo espetacular!!! Vale muito a pena chegar ao Pico da Tijuca e vislumbrar toda a beleza do Rio de Janeiro.

Quer mais dicas de passeios no Rio de Janeiro?

Santa Teresa

Cristo Redentor

Mirante Dona Marta

5 atrações imperdíveis no Porto Maravilha

Parque Lage, Jardim Botânico e Vista Chinesa

# PARA FACILITAR A SUA VIAGEM #

- Encontro o hotel ideal para sua viagem no Booking.com e garanta o melhor preço na sua hospedagem.

- Não deixe de fazer o seguro viagem com a Seguros Promo e viaje tranquilo. Utilizando o nosso código promocional (VIVINAVIAGEM5), você ganha 5% de desconto.

- Alugue um carro pela RentCars e faça seu próprio tempo e roteiro na sua viagem.