O Deserto do Atacama é um lugar incrível, com paisagens únicas e belezas naturais exuberantes. É um daqueles lugares que você não acredita ser real até conhecer pessoalmente. Sua paisagem árida em contraste com a natureza rica, torna tudo mais especial. Um lugar que todos deveriam visitar pelo menos uma vez na vida. Confira nossas dicas e informações sobre o Deserto do Atacama.
Como se trata de um deserto é importante pesquisar muito bem antes de ir e não entrar em nenhuma furada durante a sua viagem. Por isso, nós separamos algumas dicas e informações essenciais para você, que pretende conhecer esse lugar mais que especial.
Reserve já o seu hotel no Atacama e garanta os melhores preços!
Quando ir
O Deserto do Atacama pode ser visitado o ano inteiro, viajando em qualquer época você vai pegar temperaturas altas e baixas na mesma viagem, mas tente evitar os meses de janeiro a março, essa época possui maior incidência de chuvas fortes, que podem atrapalhar a realização de alguns passeios. Se for no inverno você poderá ter o privilégio de ver neve no deserto, nós fomos em junho e vimos neve em alguns pontos do Atacama, o que deixou a paisagem ainda mais linda. No outono e primavera é baixa temporada, por isso tem menos turistas e os preços estarão mais baixos.
Quantos dias ficar
Nós ficamos 4 dias inteiros no Atacama, fora os dias de chegada e o de partida. Acho que em 4 dias é possível fazer os principais passeios em um ritmo moderado. Se você quiser ficar mais tempo existem muitos passeios legais, que valem a esticada. Menos de 4 dias no Deserto do Atacama não aconselho, você não conseguirá aproveitar e nem conhecer o básico deste lugar incrível. Além disso, o custo benefício (tempo, desgaste e dinheiro) não será positivo.
Que moeda levar
O ideal é levar a moeda principal do país (Chile), que é o peso chileno, mas existem alguns estabelecimentos que aceitam o dólar. No nosso caso trocamos o dinheiro no Brasil e levamos peso chileno, mas se você puder troque em Santiago é melhor, porque o câmbio é bem mais vantajoso. Não se esqueça da regrinha de pagar o hotel com dólar ou cartão de crédito internacional, para ter direito à isenção de 19% do IVA (pagamento em reais e pesos chilenos não dão direito ao desconto).
Como chegar
Nós saímos do Rio de Janeiro em um voo da Latam com duração de 4 horas até Santiago, lá fizemos a imigração e depois embarcamos em um segundo voo com duração de 2 horas até Calama. Por fim, em Calama pegamos um transfer com a empresa Licancabur e fomos de van por mais 1:30 horas até San Pedro do Atacama. A viagem é longa, dura quase um dia inteiro e é bastante cansativa. Quando for montar o seu roteiro, não conte em fazer passeios nos dias de chegada e partida.
Onde se hospedar
O pequeno vilarejo de San Pedro do Atacama é a base para se deslocar até o deserto, por isso a maioria dos hostels, pousadas e hotéis se encontram lá. A hospedagem no Atacama é cara, mesmo um hotel bem simples possui tarifas mais altas que o normal. Existem todo o tipo de hospedagem no Atacama, desde os hotéis luxuosos como Alto Atacama, Tierra Atacama e o Explora Atacama, até hostels mais simples, porém bem equipados como Ayllu Hostel. Nós tentamos ficar no meio termo e nos hospedamos no Hostal Pueblo de Tierra, uma boa infraestrutura e bem aconchegante. O local parece uma pousada charmosa, com café da manhã simples e um quarto bastante confortável.
O que levar na mala
Essa é uma dúvida muito comum de todos que vão pela primeira vez para o Deserto do Atacama. Na verdade, é um verdadeiro desafio fazer a mala para o Atacama. Como disse no início, no deserto a temperatura varia muito dentro do mesmo dia, de manhã cedo e a noite o frio é intenso, porém durante o dia o calor é muito grande. Uma dica coringa é se vestir em camadas, colocar várias peças e ir tirando durante o dia conforme o calor for aumentando.
O indispensável é roupa térmica, calça jeans, calça legging, casaco corta vento, flecee, blusa de manga, biquíni para os passeios com parada para banho, bota, tênis, meia, cachecol, luva, óculos de sol e gorro. Outros produtos indispensáveis para sua proteção e cuidado são: protetor solar, protetor labial, hidratante para o corpo e as mãos, colírio e soro fisiológico.
O QUE LEVAR NA MALA PARA O ATACAMA
O que fazer
É difícil escolher quais passeios farão parte do seu roteiro no Deserto do Atacama. O planejamento é muito importante porque existem diversas opções de passeios e eles são muito diferentes. Vale destacar que no mesmo dia é possível fazer até dois passeios, um pela manhã e outro no horário da tarde. O que permite que você faça vários passeios em poucos dias.
Nós contratamos os passeios pela internet aqui no Brasil com a Agência Ayllu Atama, isso facilitou muito o nosso planejamento. Nós adoramos fazer os passeios com a Ayllu, mas não conseguimos fazer todos que queríamos por causa da neve, que impossibilitou a realização de alguns. A Ayllu Atacama é uma agência especializada no turista brasileiro com atendimento de alta qualidade.
Vou listar os passeios mais procurados no Atacama para vocês:
- Geysers del Tatio
- Lagunas Altiplânicas
- Laguna Cejar
- Ojos del Salar
- Lagunas Escondidas
- Laguna Tebenquiche
- Salar de Atacama
- Salar de Tara
- Termas de Puritama
- Tour Astronômico
- Vale do Arco Íris
- Valle de la Muerte
- Valle de la Luna
Independente dos passeios que você escolher, tenho certeza que você sairá do Deserto do Atacama extasiado. O lugar é uma perfeita criação divina e merece ser visitado.
Gastos no Atacama: mochilão no Chile (Dicas do Blog Apure Guria)
Adorei o post!!! Morro de vontade de conhecer o Atacama!!! Vendo o teu relato, minha vontade aumentou ainda mais… Parabéns!!!
Obrigada!
Amei! Queremos ir e se tudo der certo, talvez neste anos conseguiremos ir de carro. As dicas são muito valiosas, obrigada por compartilhar. Gostei de saber desta agência que atende muito bem aos brasileiros. Beijos.
Muito Obrigada!
Muito legal e completo seu post. Eu não tenho um espírito muito aventureiro por isso nunca me interessei em ir pro Atacama. Mas agora deu vontade!
Obrigada!
Boas dicas. Já fui duas vezes ao Atacama e adoro. Para mim é dos locais mais mágicos deste planeta.
Obrigada!
O Chile é um destino que está super em alta ultimamente, né? Eu ainda não tive oportunidade de conhecer o Deserto do Atacama, mas ele já está na minha wishlist faz tempo hehe Obrigada pelas infos.
Vale muito a pena conhecer. Bjs
Adorei o post e as dicas! Atacama tá nos meus planos! Quero muito conhecer e teu post (e claro essas fotos maravilhosas) só fizeram aumentar a vontade de ir logo pra lá!
Obrigada
Certamente, um dos lugares do Mundo aonde voltarei 🙂 Fui muitooooo feliz em Atacama… aconselho vivamente!!
Eu também!
É uma daquelas viagens que está na minha lista para fazer urgentemente! Quero fazer o Chile inteeeeiro 😀
Você vai amar!
Um lugar que preciso conhecer urgentemente. Adoro essas paisagens de deserto, as lagoas… como quero conhecer!
Vale muito a pena!
Estou mais do que convencida a ir, agora é só haver a opurtunidade! Adorei saber mais.
Você vai amar!
Pingback: Valle de la Luna e Valle de la Muerte - VIVINAVIAGEM
Pingback: Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquinche - VIVINAVIAGEM
Pingback: Onde comer no Atacama - VIVINAVIAGEM