Orleans é um município de Santa Catarina, que foi um presente de casamento do imperador D. Pedro II à sua filha Princesa Isabel. O presente foi dado por ocasião de seu casamento com o Conde d’Eu. O nome Orleans foi escolhido pelo próprio Conde, em homenagem à sua cidade natal Orleans, na França.
Conhecemos Orleans em novembro de 2017, quando estivemos presentes no Encontro Rota Sul. O município de Santa Catarina possui algumas atrações bem interessantes, que merecem ser visitadas. Por isso preparamos para vocês algumas dicas do que fazer em Orleans.
Reserve já o seu hotel em Orleans e garanta os melhores preços!
Museu ao Ar Livre
O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel guarda um pouco da cultura dos imigrantes através do seu acervo, que resgata todas as fases da colonização. O museu foi idealizado em 1974 pelo Padre João Leonir Dall´Alba, do Seminário São José, por ocasião da enchente de 23 de março daquele ano. É um museu muito interessante, vale a pena a visita!
O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel recebe visitas de terça a sexta das 9h às 12h e das 13h30min às 18h, nos sábados, domingos e feriados o horário é das 9h às 18h. Vale lembrar que a entrada é até às 17h30min. A entrada é R$ 6,00 e existe meia-entrada para estudantes, maiores de 60 anos e professores, os menores de 6 anos têm entrada gratuita.
Igreja Matriz
A Igreja Matriz Santa Otília de Orleans foi inaugurada em 1892, após grande ajuda recebida de D. Otília, filha do comendador, que mora em Paris. Santa Otília é padroeira de Orleans em homenagem a esta senhora. Uma linda e imponente igreja! A visitação é gratuita.
Esculturas do Paredão
As Esculturas do Paredão são consideradas um dos mais famosos pontos turísticos de Orleans. O autor, José Fernandes, popularmente conhecido como Zé Diabo, é lembrado com muito apreço pelas diversas obras sacras esculpidas por ele nas rochas do Paredão. As Esculturas do Paredão ficam a aproximadamente 500 metros da Igreja Matriz de Orleans e a visitação é gratuita.
Cervejaria Lohn Bier
A Cervejaria Lohn Bier foi inaugurada em outubro de 2014, é uma cervejaria tipicamente familiar, nascida do hobby de um de seus membros em produzir cervejas artesanais. Além de conhecer o processo de fabricação através de visita guiada, os visitantes podem degustar diferentes tipos de cervejas no Pub e fazer algumas comprinhas na loja.
Conhecendo a cervejaria Lohn Bier pelo Blog Viajando em 3,2,1
A Lohn Bier funciona de quarta a sexta das 19 às 00h, sábado de 09h à 00h e domingo de 10h às 19h. O Pub é aberto para jantar de quarta a domingo e para almoço no sábado e domingo. A loja e o bar no balcão são abertos todos os dias a partir das 8hs.
QUER SABER MAIS SOBRE O SUL CATARINENSE?
ROTEIRO DE 4 DIAS PELO SUL CATARINENSE
ROTEIRO DE 1 DIA EM NOVA VENEZA
Que bacana, nunca tinha ouvido falar dessa cidade! Gostei das esculturas na parede e principalmente da cervejaria, rs. Gostei das dicas!
Vivendo e aprendendo, nunca tinha ouvido falar nessa cidade. Parece linda e ainda tem a opção de degustar umas cervejas artesanais. Ficou perfeito!
É uma cidade muito bonita sim. Bjs
Nunca tinha ouvido falar dessa cidade, achei bem fofinha! <3
E interessante o fato de ter sido um presente para a Princesa Isabel!
Também achei essa história muito interessante.
Nunca tinha ouvido falar nessa cidade, adorei conhecer por aqui =) Fiquei bem curiosa pra conhecer o Museu ao ar livre, deve ser demais né?
confesso q passaria um bom tempo nessa cervejaria ai hein aheuaheua gosto de cidades assim, menores e aconchegantes!
Orleans é mesmo surpreendente! Confesso que, mesmo pertinho, eu nunca tinha explorado o Museu ao Ar Livre e adorei!
Pingback: Serra do Rio do Rastro - VIVINAVIAGEM
Pingback: Roteiro de 1 dia em Nova Veneza - VIVINAVIAGEM