Mariana é uma das principais cidades históricas de Minas Gerais. Uma cidade bem pequena, charmosa e com ares de interior. Mariana é ideal para um passeio bate e volta a partir de Ouro Preto, porque em poucas horas é possível visitar as suas principais atrações. Nesse post vou te dar dicas sobre: O QUE FAZER EM MARIANA (MINAS GERAIS).
Marina foi a primeira capital de Minas Gerais e em 1945 foi tombada como Monumento Nacional. A cidade possui monumentos, igrejas, construções coloniais e é cercada por montanhas. Esse clima e paisagem nos faz viajar no tempo e relembrar os tempos áureos do ouro no Brasil, que tanto lemos nos livros de história.
Como chegar em Mariana
Mariana fica a 14km de Ouro Preto e a 115 km de Belo Horizonte. A melhor maneira de chegar a Mariana é de carro partindo de Ouro Preto, são aproximadamente 30 minutos de viagem. Para quem deseja aproveitar esse trajeto para fazer um passeio, vale a pena fazer o percurso com o Trem da Vale. A duração desse passeio é de aproximadamente 1h. Existe também a opção de ir de ônibus partindo de Belo Horizonte com a Viação Pássaro Verde.
Alugue um carro pela RentCars e viaje com todo o conforto.
Onde se hospedar em Mariana
Mesmo sendo uma cidade pequena, Mariana possui algumas pousadas e hotéis para quem deseja se hospedar por lá. Algumas alternativas com boas avaliações são: Pousada da Serrinha, Pousada Primaz de Minas e Pousada Contos de Minas.
O que fazer em Mariana
As principais atrações de Mariana ficam no Centro Histórico e estão próximas uma da outra. Por isso, é possível conhecer a cidade em um dia ou até mesmo em poucas horas. Em Mariana você vai encontrar igrejas, museus, praças, construções coloniais e minas. Confira abaixo a minha lista de atrações imperdíveis em Mariana.
Contrate um seguro viagem com a Seguros Promo e viaje tranquilo.
Praça Minas Gerais e as Igrejas Gêmeas
A Praça Minas Gerais é o ponto turístico mais importante da cidade. Na praça encontram-se as famosas igrejas gêmeas (Igreja de São Francisco de Assis e Igreja Nossa Senhora do Carmo), o Pelourinho, a Casa de Câmara e a antiga Cadeia. As Igrejas Gêmeas são consideradas uma das Sete Maravilhas da Estrada Real. Elas ficam uma ao lado da outra, foram construídas ao mesmo tempo e são bem parecidas (não idênticas). Todas essas atrações são abertas à visitação.
Praça da Sé e Catedral da Sé
A Praça da Sé é conhecida por abrigar a Catedral da Sé (Catedral Basílica de Nossa Senhora de Assunção). A Catedral é simples, mas é muito visitada por abrigar o Órgão construído por Arp Schnitger em 1701 na Alemanha, ele foi doado pela Coroa Portuguesa para o Brasil. A praça em si é bem simples e não tem nada demais.
Mina da Passagem
A Mina da Passagem é uma das maiores e mais famosas minas do estado de Minas Gerais. Ela possui 120 metros de profundidade e 315 metros de extensão. A descida até a mina é feita em um carrinho de ferro puxado por um cabo de aço. O passeio é feito em grupo e um guia acompanha o grupo contando um pouco da história da mina durante o trajeto. É um passeio muito interessante e tem duração de aproximadamente 1 hora.
Passeio de trem até Ouro Preto
Um passeio clássico, tranquilo, divertido e ideal para quem deseja conhecer as duas cidades na mesma viagem. O percurso entre as cidades dura 1 hora, com o trem em uma velocidade bem lenta para os passageiros apreciarem a paisagem durante o trajeto. Saiba mais sobre o PASSEIO DE TREM DE OURO PRETO A MARIANA.
Outras atrações que não tive a oportunidade de conhecer, mas que valem a pena serem visitadas são: Praça Gomes Freire, Igreja São Pedro dos Clérigos, Praça de São Pedro e Museu Arquidiocesano de Arte Sacra. Gostou das nossas dicas de Mariana?
Ficou com alguma dúvida ou quer dar alguma sugestão? Coloca aí nos comentários que já já a gente responde.
QUER SABER MAIS SOBRE ESSE DESTINO
5 CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS GERAIS
Pingback: 5 Cidades Históricas de Minas Gerais - VIVINAVIAGEM