O que fazer em Mariana (Minas Gerais)

Mariana é uma das principais cidades históricas de Minas Gerais. Uma cidade bem pequena, charmosa e com ares de interior. Mariana é ideal para um passeio bate e volta a partir de Ouro Preto, porque em poucas horas é possível visitar as suas principais atrações. Nesse post vou te dar dicas sobre: O QUE FAZER EM MARIANA (MINAS GERAIS).

Marina foi a primeira capital de Minas Gerais e em 1945 foi tombada como Monumento Nacional. A cidade possui monumentos, igrejas, construções coloniais e é cercada por montanhas. Esse clima e paisagem nos faz viajar no tempo e relembrar os tempos áureos do ouro no Brasil, que tanto lemos nos livros de história.

Como chegar em Mariana

Mariana fica a 14km de Ouro Preto e a 115 km de Belo Horizonte. A melhor maneira de chegar a Mariana é de carro partindo de Ouro Preto, são aproximadamente 30 minutos de viagem. Para quem deseja aproveitar esse trajeto para fazer um passeio, vale a pena fazer o percurso com o Trem da Vale. A duração desse passeio é de aproximadamente 1h. Existe também a opção de ir de ônibus partindo de Belo Horizonte com a Viação Pássaro Verde.

Alugue um carro pela RentCars e viaje com todo o conforto.

Onde se hospedar em Mariana

Mesmo sendo uma cidade pequena, Mariana possui algumas pousadas e hotéis para quem deseja se hospedar por lá. Algumas alternativas com boas avaliações são: Pousada da Serrinha, Pousada Primaz de Minas e Pousada Contos de Minas.

Pousada da Serrinha

O que fazer em Mariana

As principais atrações de Mariana ficam no Centro Histórico e estão próximas uma da outra. Por isso, é possível conhecer a cidade em um dia ou até mesmo em poucas horas. Em Mariana você vai encontrar igrejas, museus, praças, construções coloniais e minas. Confira abaixo a minha lista de atrações imperdíveis em Mariana.

Contrate

Contrate um seguro viagem com a Seguros Promo e viaje tranquilo.

Praça Minas Gerais e as Igrejas Gêmeas

A Praça Minas Gerais é o ponto turístico mais importante da cidade. Na praça encontram-se as famosas igrejas gêmeas (Igreja de São Francisco de Assis e Igreja Nossa Senhora do Carmo), o Pelourinho, a Casa de Câmara e a antiga Cadeia. As Igrejas Gêmeas são consideradas uma das Sete Maravilhas da Estrada Real. Elas ficam uma ao lado da outra, foram construídas ao mesmo tempo e são bem parecidas (não idênticas). Todas essas atrações são abertas à visitação.

Praça da Sé e Catedral da Sé

A Praça da Sé é conhecida por abrigar a Catedral da Sé (Catedral Basílica de Nossa Senhora de Assunção). A Catedral é simples, mas é muito visitada por abrigar o Órgão construído por Arp Schnitger em 1701 na Alemanha, ele foi doado pela Coroa Portuguesa para o Brasil. A praça em si é bem simples e não tem nada demais.

Mina da Passagem

A Mina da Passagem é uma das maiores e mais famosas minas do estado de Minas Gerais. Ela possui 120 metros de profundidade e 315 metros de extensão. A descida até a mina é feita em um carrinho de ferro puxado por um cabo de aço. O passeio é feito em grupo e um guia acompanha o grupo contando um pouco da história da mina durante o trajeto. É um passeio muito interessante e tem duração de aproximadamente 1 hora.

Passeio de trem até Ouro Preto

Um passeio clássico, tranquilo, divertido e ideal para quem deseja conhecer as duas cidades na mesma viagem. O percurso entre as cidades dura 1 hora, com o trem em uma velocidade bem lenta para os passageiros apreciarem a paisagem durante o trajeto. Saiba mais sobre o PASSEIO DE TREM DE OURO PRETO A MARIANA.

Outras atrações que não tive a oportunidade de conhecer, mas que valem a pena serem visitadas são: Praça Gomes Freire, Igreja São Pedro dos Clérigos, Praça de São Pedro e Museu Arquidiocesano de Arte Sacra. Gostou das nossas dicas de Mariana?

Ficou com alguma dúvida ou quer dar alguma sugestão? Coloca aí nos comentários que já já a gente responde.

QUER SABER MAIS SOBRE ESSE DESTINO

5 CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS GERAIS

PLANEJE SUA VIAGEM
Hospedagem

Encontre o hotel ideal para sua viagem no Booking.com e garanta o melhor preço na sua hospedagem.
Seguro viagem

Não deixe de fazer o seguro viagem com a Seguros Promo e viaje tranquilo. Utilizando o nosso código promocional (VIVINAVIAGEM5), você ganha 5% de desconto.
Chip Internacional

Fique conectado em toda sua viagem com da EASYSIM4U. Adquira o seu e tenha internet ilimitada em sua viagem.
Passeios/Ingressos

Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e muitas outras experiências com o Get Your Guide
Aluguel de carro

Alugue um carro pela RentCars e faça seu próprio tempo e roteiro na sua viagem.

1 COMMENT

  1. […] Mariana fica apenas a 12km de Ouro Preto, por isso é muito comum fazer um bate volta e conhecer as principais atrações da cidade em algumas horas. Mariana foi a primeira capital mineira e foi elevada de vila a cidade no final do século XVII. As principais atrações de Mariana são: Centro histórico, Museu de Arte Sacra, Igrejas Históricas, Passeio de Trem e a Mina da Passagem. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here