Costa do Descobrimento: Roteiro de 7 dias no Sul da Bahia

Já fazia tempo que a gente queria conhecer a terra do dendê, do axé e do acarajé, mas sempre deixávamos para depois e depois…. Enfim, nessas férias (março/2017), decidimos que era o momento de conhecer a mágica Bahêa. O primeiro passo foi escolher que cantinho da Bahia nós queríamos conhecer primeiro, a Bahia é grande e possui muitos destinos turísticos, começamos a pesquisar e o que mais nos chamou atenção foi a região sul, também conhecida como a Costa do Descobrimento. Confira nosso roteiro de 7 dias no Sul da Bahia.

Marco do Descobrimento – Porto Seguro

Costa do Descobrimento

Considerada o berço da história e da cultura do Brasil, a Costa do Descobrimento, foi tombada como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco, em 1999. Segundo relatos, Pedro Álvares Cabral junto com sua esquadria avistou em 22 de abril de 1500 o Monte Pascoal, primeiro ponto de terra quando os portugueses descobriram o Brasil. Além disso, essa região é extremamente rica em atrativos naturais como praias, rios, falésias, piscinas naturais, manguezais, arrecifes e muito mais.

A grande árvore que fica no Centro Histórico de Porto Seguro

Esta região engloba o litoral, que vai do município de Belmonte até o município de Prado, passando por famosos destinos brasileiros como Porto Seguro, Arraial D’Ajuda, Trancoso, Praia do Espelho e Caraíva. Em nosso roteiro de 7 dias, nós incluímos os destinos mais procurados pelos viajantes. Confere aí como foi essa semana inesquecível pela Costa do Descobrimento.

Dias 1 e 2: Arraial d’Ajuda

Chegamos no aeroporto de Porto Seguro, pegamos o carro que já tínhamos alugado e partimos para Arraial d’Ajuda. De cara a viagem já começa diferente por causa da balsa, que precisamos pegar para atravessar o Rio Buranhém e fazer o caminho mais rápido para Arraial d’Ajuda. De Porto Seguro até Arraial d’Ajuda a viagem é rápida, o tempo aproximado é de 30 minutos de carro.

Travessia de Balsa pelo Rio Buranhém

Nós adoramos Arraial d’Ajuda, uma pequena vila, com um centrinho bem animado, ruas de pedras, vários restaurantes, bares, lojinhas, além das lindas praias de águas mornas com falésias, rios e piscinas naturais.

Uma dica importante antes de começar o seu roteiro, se puder alugue um carro. Isso vai facilitar a sua viagem e permitir que você aproveite melhor os passeios, fazendo seu próprio tempo e roteiro. Nós alugamos um carro e fizemos todo nosso roteiro pelo Sul da Bahia de forma independente e adoramos.

Largo D’ajuda

Passamos dois dias em Arraial d’Ajuda e conseguimos aproveitar bastante os atrativos dessa região, conhecemos as principais praias: Pitinga, Parracho, Mucugê e aproveitamos as noites na famosa Rua Mucugê, considerada a mais charmosa do Brasil.

Praia de Pitinga

Ficamos hospedados na Pousada Vila do Beco, que possui uma ótima localização e uma piscina com uma vista deslumbrante. Saiba mais sobre a Pousada Vila do Beco acessando aqui.

Pousada Vila do Beco

Para saber mais sobre essa vila super charmosa, é só clicar aqui.

Dias 3 e 4: Trancoso

Ah… Trancoso… que lugar apaixonante!!! Onde o rústico e o luxuoso se encontram, o simples e o requintado combinam perfeitamente. A atmosfera desse lugar é simplesmente maravilhosa!!!

Trancoso

Ficamos hospedados 2 dias na charmosa Pousada Raízes do Brasil, que é uma gracinha e tem um ótimo atendimento. Para saber mais sobre essa hospedagem clique aqui.

Pousada Raízes do Brasil

O famoso Quadrado é uma gracinha de dia, um sonho a noite e cada cantinho é mais especial que o outro. Repleto de ótimos restaurantes, lojinhas e ao fundo a Igrejinha linda.

O Quadrado

As praias são paradisíacas com larga faixa de areia, piscinas naturais, falésias, rios, coqueiros, barracas super bacanas e um mar com águas morninhas e calmas. Só posso dizer que me apaixonei completamente por esse lugar. Para saber mais sobre Trancoso acesse aqui.

Dias 5,6 e 7: Praia do Espelho e Caraíva

Sim, o paraíso existe e fica na Bahia!!!! A Praia do Espelho é um daqueles poucos lugares do mundo que você fica ao mesmo tempo sem palavras e cheio de elogios para fazer. Que praia maravilhosa, as piscinas, as falésias, a mata, as pousadinhas na beira mar, tudo nesse lugar é lindo e muito romântico.

Praia do Espelho

Muitas pessoas fazem bate volta, mas nós decidimos nos hospedar 2 dias por lá na Pousada Enseada do Espelho. Essa pousada é muito boa!!!

Pousada Enseada do Espelho

Tiramos uma tarde para fazer um bate volta em Caraíva, que fica aproximadamente uns 50 minutos de carro da Praia do Espelho. Infelizmente não tínhamos mais dias para ficar por lá, mas valeu muito a pena o bate volta nesse pequeno vilarejo que tem uma vibe toda especial.

Caraíva

Dia 7: Porto Seguro

Infelizmente, tudo que é bom dura pouco e nossos dias na Costa do Descobrimento estavam chegando ao fim, mas não iríamos embora sem antes conhecer um pouco de Porto Seguro. Aproveitamos as nossas últimas horas para visitar o Centro Histórico e a famosa Passarela do Álcool, que hoje se chama Avenida do Descobrimento.

Centro Histórico de Porto Seguro

Nós amamos cada momento dessa viagem, nos apaixonamos pela Bahia e ficamos com gostinho de quero mais. Desejamos poder retornar em breve e conhecer mais desse lugar mágico.

Quer saber mais sobre esse destino?

DICAS DE TRANCOSO

UM BATE E VOLTA EM CARAÍVA

O QUE FAZER EM ARRAIAL D’AJUDA

PRAIA DO ESPELHO: DICAS PARA APROVEITAR ESSE PARAÍSO

# PARA FACILITAR A SUA VIAGEM #

- Encontro o hotel ideal para sua viagem no Booking.com e garanta o melhor preço na sua hospedagem.

- Não deixe de fazer o seguro viagem com a Seguros Promo e viaje tranquilo. Utilizando o nosso código promocional (VIVINAVIAGEM5), você ganha 5% de desconto.

- Alugue um carro pela RentCars e faça seu próprio tempo e roteiro na sua viagem.

Anteriores

Dicas de Trancoso

Próximo

Dicas de Búzios

2 Comentários

  1. Aline

    Vivi, passando dois dias em Arraial e dois dias em Trancoso foi o suficiente para conhecer bem os lugares?
    Em Caraíva não pode entrar de carro, né? O estacionamento onde tu deixou o carro ficou muito caro? Quero ficar 3 dias lá, mas li em outros blogs que o estacionamento é carérrimo…

    • Olá Aline! Pra gente dois dias foram suficientes para conhecer esses lugares. Em Caraíva não entra carro mesmo não. Nós pagamos 15 reais de estacionamento, mas não ficamos o dia todo. Então, não sei dizer se sairia mais caro que isso.

Deixe uma resposta

vivinaviagem © Copyright 2016 - Todos os direito reservados & Tema por Pontowebsites

Please wait...

Subscribe to our newsletter

Want to be notified when our article is published? Enter your email address and name below to be the first to know.