Um bate e volta em Caraíva

Um pequeno povoado no Sul da Bahia, com muitas belezas naturais. As principais atrações são praia, rio e o contato com a natureza. A simplicidade da vila torna esse lugar único. Caraíva é distrito de Porto Seguro e está localizada na Costa do Descobrimento. Nós estávamos hospedados na Praia do Espelho e decidimos fazer um bate e volta em Caraíva para conhecer esse vilarejo tão famoso.

Caraíva possui população de aproximadamente 600 habitantes e mais de 470 anos de história. O vilarejo ainda se mantém preservada e com poucas mudanças. Inclusive a luz elétrica chegou a pouco tempo na vila.

Reserve já o seu hotel em Caraíva e garanta os melhores preços!

Como chegar

O acesso a Caraíva não é dos melhores. São aproximadamente 70 km de distância do aeroporto de Porto Seguro, sendo 40 km em uma estrada de chão esburacada. Como disse antes, o nosso bate e volta a Caraíva teve como ponto de partida a Praia do Espelho. Por isso, não sentimos tanto esse trajeto. Da Praia do Espelho a Caraíva, levamos aproximadamente 40 minutos de carro.

Tem como chegar em Caraíva de carro, taxi ou ônibus, dessas 3 opções nós indicamos o aluguel de carro por ser mais confortável, mas se você procura algo mais econômico a opção ideal é de ônibus, eles saem diariamente de Porto Seguro. Independente da opção escolhida, é necessário pegar uma canoa para atravessar o rio e chegar até a vila. A travessia é muito rápida, bem tranquila e custa 10 reais por pessoa (ida/volta).

Uma dica importante antes de começar o seu roteiro, se puder alugue um carro. Isso vai facilitar a sua viagem e permitir que você aproveite melhor os passeios, fazendo seu próprio tempo e roteiro. Nós alugamos um carro e fizemos todo nosso roteiro pelo Sul da Bahia de forma independente e adoramos.

Como estávamos de carro, deixamos ele em um dos estacionamentos que ficam bem próximos ao rio. Nós pagamos o valor de R$ 15,00 na época.

Onde ficar

Caraíva é um lugar rústico, simples, com natureza intocada e ruas de areias. Alguns trechos não possuem iluminação. Por isso, independente do tipo de hospedagem que escolher lembre-se que ela sempre terá essa pegada .

Pousada Lagoa Caraíva

Minhas dicas de hospedagem são a Pousada Lagoa Caraíva, que fica no centrinho a 50 metros do Rio. A Coco Brasil, que fica em frente ao mar e a colorida Casinhas da Bahia, que é quase pé na areia.

Pousada Coco Brasil
Pousada Casinhas da Bahia

Conhecendo Caraíva

Ao chegar em Caraíva, você logo percebe que o lugar parou no tempo. É só observar a calmaria do lugar, as casinhas coloridas, as ruas de terra fofa, as pessoas andando sem pressa e sem preocupação. Para você ter uma ideia, em Caraíva não entra carro. A vila é cercada pelo Rio Caraíva, pelo mar e pelo Parque Estadual do Monte Pascoal.

Infelizmente nós não tivemos muito tempo para conhecer Caraíva. Nossa passagem por lá foi muito rápida, mas deu para sentir que a vibe do lugar é especial. Conhecemos basicamente a praia, o rio e o famoso doce Nega Maluca, comprado no Cantinho da Dona Duca. Importante: não deixe de comer o doce Nega Maluca de jeito nenhum, isso seria um erro imperdoável!!!

O que fazer

Caso você tenha mais tempo em Caraíva, você poderá aproveitar muito mais desse lugar mágico. Então, seguem algumas dicas do que fazer em Caraíva:

Passeio de buggy para a Praia de Corumbau

Um buggy te leva até a Praia de Corumbau pelas areias da praia. O trajeto até a praia é de aproximadamente 12km. Chegando na praia é só aproveitar o dia nesse lugar lindo.

Caminhada até a Praia do Espelho ou Satu

Atravessando o Rio Caraíva, você pode fazer uma caminha longa até a Praia do Espelho, que dura aproximadamente 2 horas. Caso não queira andar tanto, na mesma direção está a Praia de Satu, que fica a 40 minutos de distância.

Descer o Rio Caraíva de boia

Um passeio divertido é a descida de boia pelo Rio Caraíva. Você contrata uma lancha que te leva até a prainha, alguns poucos quilômetros rio acima. Com uma boia você desce o rio carregado pelo fluxo da maré.

Esses são alguns passeios para quem deseja curtir mais um pouco de Caraíva. Porém, o mais legal desse lugar é a vibe e a natureza. É o não fazer nada e ficar só admirando.

QUER SABE MAIS SOBRE ESSE DESTINO?

DICAS DE TRANCOSO

COSTA DO DESCOBRIMENTO

O QUE FAZER EM ARRAIAL D’AJUDA

PRAIA DO ESPELHO: DICAS PARA APROVEITAR ESSE PARAÍSO

 

PLANEJE SUA VIAGEM
Hospedagem

Encontre o hotel ideal para sua viagem no Booking.com e garanta o melhor preço na sua hospedagem.
Seguro viagem

Não deixe de fazer o seguro viagem com a Seguros Promo e viaje tranquilo. Utilizando o nosso código promocional (VIVINAVIAGEM5), você ganha 5% de desconto.
Chip Internacional

Fique conectado em toda sua viagem com da EASYSIM4U. Adquira o seu e tenha internet ilimitada em sua viagem.
Passeios/Ingressos

Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e muitas outras experiências com o Get Your Guide
Aluguel de carro

Alugue um carro pela RentCars e faça seu próprio tempo e roteiro na sua viagem.

15 comentários

  1. Oi Vivi, ficarei em Porto Seguro 1 semana e pretendo fazer um bate e volta para conhecer Caraíva, acha que vale a pena? O que recomenda? Obrigada!

  2. Boa tarde,

    Vou fazer basicamente o mesmo trajeto que vocês fizeram, mais me restou uma dúvida. Existem estacionamentos para deixar o carro antes de atravessar o rio? Como vocês fizeram?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here