O que fazer em Arraial d’Ajuda

Nossa primeira parada na Costa do Descobrimento, no Sul da Bahia, foi em Arraial d’Ajuda, famoso distrito de Porto Seguro. Apesar de parecer uma pequena vila, Arraial d’Ajuda oferece uma noite bem agitada e praias maravilhosas para aproveitar os dias quentes da Bahia. Confira O QUE FAZER EM ARRAIAL D’AJUDA.

Reserve já o seu hotel em Arraial d'Ajuda e garanta os melhores preços!

Chegamos em Porto Seguro na tarde do dia 12 de março de 2017, pegamos o carro que havíamos alugado e seguimos direto para Arraial d’Ajuda. De Porto Seguro até lá é bem rápido, são aproximadamente 30 minutos de viagem, a ida para Arraial é bem tranquila e foi bem divertido atravessar o rio de balsa. A viagem de balsa é bem rapidinha, durando apenas uns 10 minutos. O valor pago foi R$ 17,50 pelo carro e mais 4,75 por passageiro

Uma dica importante antes de começar o seu roteiro, se puder alugue um carro. Isso vai facilitar a sua viagem e permitir que você aproveite melhor os passeios, fazendo seu próprio tempo e roteiro. Nós alugamos um carro e fizemos todo nosso roteiro pelo Sul da Bahia de forma independente e adoramos.

O QUE FAZER EM ARRAIAL D’AJUDA

 

Onde se hospedar

Chegando em Arraial d’Ajuda, fomos conhecer a Pousada Vila do Beco onde ficamos hospedados. A pousada fica muito bem localizada, a poucos passos da Rua Mucugê onde acontece todo o agito da vila e, mesmo assim, a pousada preserva um ambiente tranquilo e sossegado. Destaque para ótima piscina e para vista deslumbrante da Praia Mucugê!

 Clique aqui para conferir preços e reservar sua diária

O que fazer

Nós ficamos dois dias em Arraial d’Ajuda e conseguimos fazer tudo o que tínhamos planejado, mas para quem gosta de curtir tudo com mais calma, vale a pena ficar 3 ou 4 dias. Foi uma viagem bem tranquila, durante o dia aproveitamos as praias e a noite curtimos o agito da Rua Mucugê.

– Praias

As principais praias de Arraial d’Ajuda são a Praia do Mucugê, Praia do Parracho e Praia da Pitinga. No primeiro dia pensamos em dar uma passadinha em cada praia e voltar no dia seguinte para aproveitar melhor a praia que mais gostamos, mas o plano não deu certo porque fomos primeiro na Praia da Pitinga e nos apaixonamos tanto pela praia, que ficamos nela o dia inteiro.

Praia da Pitinga

Uma linda e extensa praia, na maré baixa são formadas várias piscinas naturais pelos arrecifes. Para completar o visual paradisíaco dessa praia, lindas falésias, um rio que encontra com o mar e a mata verde em volta. Um cenário que vi muitas vezes nessa viagem pela Bahia e não me cansei, muito pelo contrário, me encantei demais.

Ficamos em uma barraca chamada Maré, gostamos bastante do atendimento, da comida e da ducha de água doce. Foi nos cobrado o consumo e o valor de R$20,00 pelo estacionamento. Essas barracas são muito comuns nas praias de Arraial d’Ajuda.

Praia do Parracho

No dia seguinte fomos conhecer a Praia do Parracho, que fica bem ao lado da Praia do Mucugê, é possível ir caminhando de uma para outra. O acesso à Praia do Parracho acontece pelas barracas, nós ficamos na Barraca Casa Grande. Eu simplesmente adorei a estrutura dessa barraca, com banheiros, duchas de água doce, espreguiçadeiras, mesinhas e cadeiras. Um ambiente bem agradável e comida muito boa. Nessa barraca pagamos o consumo e o estacionamento. A Praia do Parracho na maré baixa é uma grande piscina natural com águas mornas e rasas. Uma delícia de lugar para aproveitar o dia inteiro!!!

 

Praia do Mucugê

É a praia central de Arraial d’Ajuda, por isso é a mais cheia e popular. Essa praia fica em frente ao Arraial d’Ajuda Eco Parque, um parque aquático que dizem ser bem divertido, é mais uma ótima opção de passeio para quem for a Arraial d’Ajuda. O esquema é bem parecido com a Praia do Parracho, uma grande piscina natural e várias barracas com estrutura para passar o dia.  Nessa praia tem como alugar stand up, caiaque e snorkel, muitas pessoas praticam esportes aquáticos por lá.

– Centro Histórico

Reservamos uma tarde para conhecer o pequeno Centro Histórico de Arraial d’Ajuda, também conhecido como Largo da Ajuda. No centro podemos encontrar a Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda, que começou a ser construída em 1550 e foi o primeiro santuário do Brasil, várias lojinhas de artesanato, as famosas casinhas coloridas e algumas lanchonetes.

Atrás da Igreja, para completar o lindo cenário, existe um mirante com um visual maravilhoso para contemplar as praias de Arraial d’Ajuda, além do colorido das fitinhas do Senhor do Bonfim.

– Rua Mucugê

É onde acontece todo agito de Arraial d’Ajuda, nela estão os melhores restaurantes, bares e lojinhas. São várias opções atendendo todos os gostos, alguns restaurantes possuem música ao vivo. A Rua do Mucugê é realmente uma gracinha, ela já foi até considerada a rua mais charmosa do Brasil. Eu, particularmente, não acho que chega a tanto, mas é muito agradável curtir a noite na Rua Mucugê.

Nós gostamos muito de conhecer Arraial d’Ajuda, em especial as suas praias e a Rua Mucugê a noite. Sem dúvidas, vale a pena passar alguns dias nessa vila super agradável e simpática!!!

SAIA MAIS SOBRE ESSE DESTINO:

ONDE COMER EM ARRAIAL D’AJUDA

PLANEJE SUA VIAGEM
Hospedagem

Encontre o hotel ideal para sua viagem no Booking.com e garanta o melhor preço na sua hospedagem.
Seguro viagem

Não deixe de fazer o seguro viagem com a Seguros Promo e viaje tranquilo. Utilizando o nosso código promocional (VIVINAVIAGEM5), você ganha 5% de desconto.
Chip Internacional

Fique conectado em toda sua viagem com da EASYSIM4U. Adquira o seu e tenha internet ilimitada em sua viagem.
Passeios/Ingressos

Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e muitas outras experiências com o Get Your Guide
Aluguel de carro

Alugue um carro pela RentCars e faça seu próprio tempo e roteiro na sua viagem.

38 comentários

  1. Arraial ainda está na minha lista! Amo as praias da Bahia! Conheço algumas delas, mas Arraial não. Quando fui a Porto Seguro fiquei poucos dias, então nem saímos de lá. Mas suas dicas etão anotadas!

  2. Arraial d’Ajuda realmente e um pequeno paraíso, bem melhor e tranquilo que Porto Seguro! Para mim a melhor praia e a praia de Taipe onde pode andar durante horas e horas so observando a natureza e as lindas falésias!
    Adorei as fotos e dicas!
    Beijos. Beatriz

  3. Adorei as dicas. Estou pensando em ir com marido e minha bebê de 1 ano. Pretendemos ir no final de fevereiro/início de março.
    Vc indica algum fotógrafo ou onde posso ver os fotógrafos da região? Gostaríamos muito de fazermos algumas fotos de família nesse paraíso

    • Olá! Fico feliz que tenha gostado das dicas. Vocês vão amar Arraial d’Ajuda. Infelizmente não tenho nenhum contato de fotógrafo na região. Mas acho que vale muito a pena fazer um ensaio em família durante a viagem. Aproveitem muito e depois me conta como foi. Bjs

  4. Olá adorei suas dicas! Queria saber se você acha necessário um carro para ficar somente na região de arraial (parracho, mucuge, pitanga e centrinho).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here