A convite da Secretaria de Turismo de São Paulo fui conhecer a Região da Serra do Itaqueri, localizada no Centro Oeste de São Paulo. Confesso que nunca tinha ouvido falar dessa região, mas depois de 4 dias visitando os principais atrativos me encantei.
A Serra do Itaqueri é composta por 13 municípios. Não conhecemos todos os municípios, mas vou contar para vocês o melhor de tudo que vimos e experimentamos por lá.
Piracicaba
Piracicaba fica a 2 horas do centro de São Paulo. Uma cidade do interior com ares de centro urbano. Tudo muito bem organizado, estruturado e com diversos pontos turísticos. Ficamos hospedados no Hotel New Life. Um ótimo hotel, localizado no centro da cidade, com bom atendimento e um farto café da manhã!
Começamos o dia com um passeio de trenzinho. Nesse passeio passsamos pelo mirante do elevador, a ponte pênsil, o parque do mirante e a famosa Rua do Porto. Depois ainda fizemos um passeio de barco pelo rio Piracicaba. O passeio é bem tranquilo e divertido.
Depois fomos almoçar no Restaurante Capitão Gancho. Nós experimentamos algumas das especialidades da casa. Entre as mais pedidas estão: coxinha de salmão com cream cheese, croquete de tilápia, lombo de filhote e cuscuz paulista. Tudo estava muito saboroso, foi um verdadeiro banquete!
Uma maravilhosa surpresa foi o distrito de Santa Olímpia, localizado a apenas 14km de Piracicaba. Lá conhecemos a Colônia Tirolesa, fundada por imigrantes que mantêm as tradições europeias do século XIX. Eles nos receberam com danças típicas e canções no dialeto trentino. Jantamos na Pizzaria Nonno Giotti e nos deliciamos com pizza feita com massa de grostói.
A noite fechou com chave de ouro no charmoso Café Tirol, em um ambiente muito agradável e um delicioso café tirolez. Sem dúvidas, vale a pena fazer o passeio da Rota Tirolesa.
Rio Claro
Passamos muito rapidamente pela cidade de Rio Claro, mas conseguimos conhecer e apreciar a beleza desse lugar rodeado pela natureza. O principal ponto turístico da cidade é o Horto Florestal Navarro de Andrade. Foi neste local que começou a plantação de eucalipto no Brasil. Só posso dizer que o lugar é simplesmente lindo!
Com mais de 600 espécies de palmeiras, um lindo lago, um antigo casarão e muito verde. O local possui por cerca de 2.000 hectares. Dentro do Horto, visitamos também o Museu do Eucalipto, onde pudemos conhecer um pouco da história deste lugar.
Analândia
Em Analândia, a nossa primeira parada foi no Haras Vila Colonial, um lugar lindo rodeado por muito verde, onde conhecemos os Pant Horses, uma raça rara de cavalos de grande porte, olhos azuis e manchas pretas.
Visitamos também o cartão postal da cidade, os famosos Morro do Camelo e Morro do Cuscuzeiro. São duas montanhas utilizadas para a prática de escalada, rapel e trilhas. Além de ser um ótimo local para apreciar o pôr do sol e tirar lindas fotos.
Terminamos o dia na Cachaçaria Macaúva, um bar e restaurante muito estiloso, onde é servido cachaça própria, petiscos e sobremesas. A Cachaçaria Macaúva também possui pousada no local, o que torna o conceito do ambiente muito interessante. Coma, beba e durma em um só lugar com muito charme.
Itirapina
Partimos para Itirapina, onde ficamos hospedados no Broa Golf Resort, às margens da represa do Broa. Um resort muito bem estruturado com várias opções de lazer para toda a família. Os quartos são amplos e o café da manhã maravilhoso. Acordei bem cedo e pude aproveitar o nascer do sol lindíssimo!
A nossa viagem pela Serra do Itaquerí não termina por aqui… Confira mais em: SERRA DO ITAQUERI – PARTE 2.
Uma das mais conceituadas éguas do Brasil, a campeã nacional Unique do Porto Palmeira (Extrato do Minatto x Aiara H.Z) chega no Haras Villa di Fiesta para o nosso time de pistas. 42 premiações até agora, e ainda nem está no auge. Está pronta para ser um verdadeiro ícone da raça ou não?