Roteiro de 4 dias na Praia do Forte

Sol, praias, piscinas naturais e uma vila muito charmosa, assim é a Praia do Forte na Bahia. Um destino repleto de belezas naturais e atrações para todos os tipos de visitantes. A Praia do Forte fica na região norte da Bahia e está apenas a 1 hora de distância de Salvador. Nós fizemos um Roteiro de 4 dias na Praia do Forte e vamos dividir com vocês.

Praia do Forte Bahia

Apesar de muitas pessoas fazerem apenas um bate e volta de Salvador até a Praia do Forte, nós decidimos dedicar 4 dias inteiros para conhecer esse vilarejo e não nos arrependemos. A Praia do Forte possui muitas atrações, além de suas maravilhosas praias com piscinas naturais, que são as principais atrações da região.

Praia do Forte Bahia

Uma dica importante antes de começar o seu roteiro, se puder alugue um carro. Isso vai facilitar a sua viagem e permitir que você aproveite melhor os passeios, fazendo seu próprio tempo e roteiro.

Dia 1: Projeto Tamar + Castelo Garcia D’Ávila

Como chegamos cedo na Praia do Forte, antes mesmo de fazermos o check-in no Hotel Via dos Corais, fomos conhecer o vilarejo. Com ares de vila de pescadores, mas muito bem estruturada, a vila da Praia do Forte é um verdadeiro charme. Impossível não se apaixonar por essa vila encantadora.

Praia do Forte Bahia

Reserve já o seu hotel na Praia do Forte e garanta os melhores preços!

A linda e simples igreja de São Francisco na beira da Praia do Portinho e os seus barquinhos coloridos deixam o clima ainda mais especial. Na vila encontramos diversos restaurantes, sorveterias, lojas de artesanato e barraquinhas de rua. É na vila que acontece todo o agito da Praia do Forte.

Vila da Praia do Forte

 Logo atrás da igreja fica uma das atrações mais procuradas da Praia do Forte: o Projeto Tamar. Nós já conhecíamos o Projeto Tamar de Fernando de Noronha e nos surpreendemos com a estrutura do Projeto Tamar na Praia do Forte. Essa base do projeto é muito maior, mais preparada para o turismo e possui diversas atividades.

Projeto Tamar

O Projeto Tamar atua na preservação das tartarugas marinhas. A entrada custou 26 por pessoa (existe opções para pagamento de meia entrada). Após adquirir o ingresso e receber o carimbo em sua mão, você pode aproveitar o dia inteiro no Projeto Tamar. Eu sou simplesmente apaixonada por esse projeto e adorei suas atrações. Nesse dia vimos diversos tipos de tartarugas marinhas, vimos os filhotinhos e ainda participamos do momento da alimentação de tartarugas enormes.

Projeto Tamar

Saindo do Projeto Tamar, para finalizar o nosso primeiro dia na Praia do Forte fomos visitar o Castelo Garcia D’Ávila. Um dos principais monumentos do patrimônio histórico e cultural brasileiro, considerado a primeira grande edificação portuguesa no Brasil. Começou a ser construído em 1551, sua conclusão ocorreu somente em 1624 e hoje se encontra em ruínas. A visitação custa R$10,00 por pessoa e existe estacionamento no local.

Castelo Garcia D'Ávila

Dia 2: Praias e Piscinas Naturais

O segundo dia foi dedicado as praias e piscinas naturais. Como não é possível chegar as praias de carro, contratamos um tuk tuk, que nos pegou no hotel e nos levou até o acesso de entrada da Praia do Lord. Nós pagamos 20 reais por esse trajeto, que durou aproximadamente uns 5 minutos. O tuk tuk é um meio de transporte muito utilizado na Praia do Forte.

Tuk Tuk Praia do Forte

A Praia do Lord fica entre a Praia da Pedra do Chapéu (mais próxima à vila) e a Papa Gente (com as melhores piscinas naturais). Começamos pelas famosas piscinas naturais do Papa Gente, pois a maré já estava baixa. Depois de nadar um pouquinho e tirar muitas fotos nas piscinas naturais fomos para a Praia do Lord. Alugamos um guarda sol com cadeiras e ficamos um tempinho apreciando a beleza do lugar e a movimentação dos turistas no local. Em seguida descemos pela Praia da Pedra do Chapéu e caminhamos até chegar na vila.

Papa Gente Praia do Forte

Em toda a extensão do litoral da Praia do Forte é comum a formação de piscinas naturais durante a maré baixa, porém as piscinas do Papa Gente e da Praia do Lord são as mais frequentadas. Lembre-se que é muito importante conferir a tábua das marés para saber o melhor horário para aproveitar as piscinas naturais.

Piscinas Naturais Praia do Forte

Dia 3: Parque Klaus Peters + Espaço Baleia Jubarte

Começamos o terceiro dia conhecendo a Praia do Portinho de Baixo, que se tornou a minha praia preferida na Vila da Praia do Forte. A Praia do Portinho de Baixo é também conhecida como a praia do Tivoli Ecoresort (famoso resort que fica bem em frente a essa praia). Chegamos mais uma vez no horário da maré baixa e conseguimos aproveitar a piscina natural, que se formou na praia.

Praia do Portinho de Baixo

Aproveitamos para conhecer e almoçar no Point do Folha, uma espécie de restaurante bem informal. Ele fica debaixo das árvores, bem em frente à praia e suas mesas são pranchas de surf. Nós pedimos uma lagosta, que vinha acompanhada com arroz, pirão, batatas, banana e vinagrete. Simplesmente uma combinação perfeita para curtir a praia e o visual lindo da Bahia.

Point do Folha Praia do Forte

No período da tarde fizemos um passeio bem tranquilo no Parque Klaus Peters, um lugar ótimo para fazer uma caminhada, apreciar a fauna e flora local. Depois fomos conhecer o Espaço Baleia Jubarte, que é dedicado a preservação da Baleia Jubarte. Um espaço muito bacana onde aprendemos mais sobre essas espécies incríveis. Entre os meses de julho a outubro é possível fazer passeios de barco para avistar as baleias, que se encontram no litoral norte da Bahia para reprodução e amamentação dos seus filhotes.

Parque Klaus Peters Projeto Baleia Jubarte

Dia 4: Imbassaí + Praia de Santo Antônio + Diogo

Em nosso último dia na Vila da Praia do Forte fizemos um passeio até algumas regiões próximas. Fomos conhecer Imbassaí, Praia de Santo Antônio, Diogo e Sauipe. Em Imbassaí aproveitamos a praia e o rio, que ficam um ao lado do outro. Um lugar maravilhoso para passar o dia intercalando entre as águas tranquilas do rio com o mar agitado da praia.

Imbassaí

Depois fizemos uma parada na Praia de Santo Antônio, uma praia bem deserta, selvagem e quase intocada pelo homem. Seus enormes coqueiros rodeando as areias da praia deixam o ambiente ainda mais paradisíaco.

Praia de Santo Antônio

Fizemos uma parada para almoço no vilarejo de Diogo. Um vilarejo simples, rústico e muito aconchegante. Almoçamos no famoso restaurante Sombra da Mangueira, que leva esse nome justamente por estar debaixo de uma enorme mangueira. Pedimos a moqueca de camarão, que é a especialidade da casa e adoramos! O segredo dessa moqueca é a utilização de queijo prato em sua receita.

Restaurante Sombra da Mangueira

Voltamos para a Vila da Praia do Forte e aproveitamos nossas últimas horas nesse paraíso. No dia seguinte era hora de ir embora e retornar para casa com saudades e ótimas lembranças desse belo cantinho da Bahia. Aproveite para conferir mais dicas da Praia do Forte nesse vídeo abaixo:

QUER SABER MAIS SOBRE ESSE DESTINO?

DICAS DA PRAIA DO FORTE – BAHIA

PROJETO TAMAR – PRAIA DO FORTE

PLANEJE SUA VIAGEM
Hospedagem

Encontre o hotel ideal para sua viagem no Booking.com e garanta o melhor preço na sua hospedagem.
Seguro viagem

Não deixe de fazer o seguro viagem com a Seguros Promo e viaje tranquilo. Utilizando o nosso código promocional (VIVINAVIAGEM5), você ganha 5% de desconto.
Chip Internacional

Fique conectado em toda sua viagem com da EASYSIM4U. Adquira o seu e tenha internet ilimitada em sua viagem.
Passeios/Ingressos

Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e muitas outras experiências com o Get Your Guide
Aluguel de carro

Alugue um carro pela RentCars e faça seu próprio tempo e roteiro na sua viagem.

1 COMMENT

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here