Uma cidade linda, com arquitetura em estilo europeu, clima serrano e gastronomia maravilhosa, assim é Campos do Jordão, em São Paulo. Em agosto de 2017, estivemos na cidade pela terceira vez e vamos compartilhar com vocês o nosso roteiro de 2 dias em Campos do Jordão.
Na Serra da Mantiqueira, a 1.600 metros de altitude, Campos do Jordão é conhecida como a Suíça Brasileira. Esse apelido é devido a sua arquitetura e o clima quase sempre frio da região.
Reserve já o seu hotel em Campos do Jordão e garanta os melhores preços!
Uma parada no Santuário de Aparecida
Chegamos em Campos do Jordão na sexta feira no final da tarde. Como moramos no Rio de Janeiro fomos de carro e saímos bem cedo de casa. A viagem até Campos do Jordão dura aproximadamente 5 horas, mas como paramos em Aparecida para conhecer o Santuário Nacional de Aparecida. Aproveitamos para conhecer o local e, por isso demoramos um pouco mais para chegar em Campos do Jordão.
Ao chegar em Campos do Jordão fomos direto para a Vila Capivari e almoçamos no Restaurante Villa Phoenix. Depois seguimos para o Hotel Dan Inn Premium onde ficamos hospedados e aproveitamos o resto da tarde na piscina aquecida do hotel. Vale destacar que o hotel possui uma ótima infraestrutura, boa localização e atendimento excelente.
Uma dica importante antes de começar o seu roteiro, se puder alugue um carro. Isso vai facilitar a sua viagem e permitir que você aproveite melhor os passeios, fazendo seu próprio tempo e roteiro.
Dia 1: Palácio Boa Vista, Museu Felícia Leirner, Ducha de Prata e Pico do Itapeva
No sábado o dia amanheceu chuvoso e bastante frio, mesmo assim não desanimamos e fomos visitar alguns pontos turísticos da cidade. Começamos pelo Palácio Boa Vista, que é a sede de inverno do governo em São Paulo.
O palácio possui um acervo de 3.500 obras de arte, possui visita guiada e gratuita. Infelizmente quando chegamos ao local, os ingressos estavam esgotados e não conseguimos fazer a visita interna, fizemos apenas o conhecimento externo.
Museu Felícia Leirner
Depois fomos ao Museu Felícia Leirner e ao Auditório Claudio Santoro, um lindo bosque com obras de escultura da artista polonesa espalhadas em uma área de 350 mil metros quadrados.
O Museu dividi espaço com o Auditório Cláudio Santoro, o principal palco do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Para fazer a visita é necessário pagar um ingresso no valor de 10 reais por pessoa.
Antes do almoço ainda passamos em algumas Lojas/Fábricas de Chocolate. Fomos na loja da Cacau Show, que também possui um outlet de chocolate com uma grande maquete da cidade feita de chocolate. Na sequência visitamos a Loja e a Fábrica da Spinassi e a Fábrica Araucária, onde podemos ver o processo de fabricação do chocolate artesanal.
Ducha de Prata e Pico do Itapeva
Paramos para almoçar no Bistrô Sans Souci e depois um almoço delicioso, fomos na Ducha de Prata. Trata-se de uma formação artificial com várias duchas de água vindas do represamento do Ribeirão das Perdizes. Além das quedas d’água, você encontrará ainda barraquinhas com produtos artesanais, lembrancinhas e produtos típicos da região.
Para finalizar o nosso dia maravilhoso, fomos até o Pico do Itapeva para contemplar a linda vista daquele lugar. O Pico do Itapeva fica a 2 mil metros de altitude e fica localizado a 15km da Vila de Capivari, na cidade de Pindamonhangaba. Apesar do tempo não estar muito bom e com pouca visibilidade, valeu a pena apreciar as montanhas verdes da cidade.
Dia 2: Amantikir, Morro do Elefante, Horto Florestal e Vista Chinesa
No domingo o dia amanheceu melhor, sem chuva e o sol lutando para sair, mas ainda assim o clima frio continuava. Após o café da manhã, partimos para uma das atrações mais visitadas de Campos do Jordão, o Parque Amantikir (Jardins que falam).
Um lindo parque que recria jardins inspirados em vários lugares do mundo. O local é lindo e muito bem cuidado, ótimo para relaxar, apreciar a natureza e tirar diversas fotos. O ingresso custa 40 reais por pessoa.
Morro do Elefante
Depois fomos para o Morro do Elefante, um mirante com uma vista maravilhosa de Campos do Jordão. É possível chegar até o Morro do Elefante de carro ou através do teleférico. No local também existem algumas barraquinhas de artesanato e o Parque do Elefante, que possui várias esculturas de elefantes e tem entrada gratuita.
Conhecemos também o Museu Casa da Xilogravura, um dos únicos museus do Brasil especializado em xilogravuras. A xilogravura é uma gravura feita por meio de impressão sobre o papel de uma matriz entalhada em madeira. O museu trabalha na divulgação dessa arte que nasceu no Oriente há mais de um milênio e meio.
Horto Florestal e Vista Chinesa
Nessa visita a Campos do Jordão não fomos no Horto Florestal e nem na Vista Chinesa por causa do tempo ruim, mas são duas atrações que valem muito a pena. No horto florestal existem diversas trilhas e cachoeiras, um lugar ótimo para fazer caminhadas.
A Vista Chinesa ou Belvedere fica em meio a Serra da Mantiqueira na rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro. O local conta com estacionamento e está localizado bem próximo do Portal de entrada de Campos do Jordão. É o primeiro ponto turístico da cidade para contemplação da natureza.
Também tentamos fazer uma visita a Fábrica da Cervejaria Baden Baden. É preciso fazer o agendamento antecipado e como a cidade estava muito cheia não conseguimos vaga. Infelizmente não conseguimos, mas já li vários relatos dizendo que é um ótimo passeio.
Fizemos o passeio da Maria Fumaça em nossa primeira visita a Campos do Jordão em 2009. O passeio acontece aos fins de semana e custa 15 reais por pessoa.
Para finalizarmos o nosso roteiro, almoçamos e passeamos mais um pouco pela Vila Capivari. A Vila é o lugar mais agitado e badalado da cidade. Na Vila Capivari encontram-se os melhores restaurantes e lojas da cidade. Depois do almoço era hora de dizer até logo a Campos do Jordão e voltar para casa.
QUER SABER MAIS SOBRE ESSE DESTINO?
DAN INN PREMIUM CAMPOS DO JORDÃO
ViVi, super legal o post! Estamos indo no feriado de 7 de setembro e anotamos várias dicas. Parabéns.
Obrigada!
Que cidade fofa, dá muita vontade de conhecer! Lindas fotos!
Obrigada!
Definitivamente eu não conheço Campos do Jordão. Passei um fim de semana por aí, mas não vi ou fiz nada disso! Fiquei só pela Vila tomando vinho e vendo a vida passar. ehehehe Tenho que voltar! beijus
Hahaha… Volta sim, você vai gostar muito das atrações. Bjs
Esta cidade parece ser realmente linda! Está no topo de nossa lista de desejos! Sempre que penso nela lembro da Baden Baden. Que pena que não visitaram desta vez.
Verdade… quero muito visitar a Baden Baden, quem sabe na próxima. Bjs
tai um otimo lugar pra lembrar o sul! achei muuito semelhante, tem ate araucaria <3 <3 <3 quero muito conhecer o amantikir
Parece mesmo, você precisa conhecer. Bjs,
Está aí um lugar que precisamos voltar. Só fomos uma vez e foi bem rapidinho, sei lá, nem tenho tanta memoria… precisamos ir de novo com nosso novos olhares. :9
Volte mesmo, vocês não irão se arrepender!!
Pingback: Parque Amantikir Garden – Campos do Jordão - VIVINAVIAGEM
Pingback: Museu Felícia Leirner – Campos do Jordão - VIVINAVIAGEM
Pingback: Onde comer em Campos do Jordão - VIVINAVIAGEM