Passeio de Maria Fumaça em Bento Gonçalves

Em nossa primeira ida a Gramado em 2012, fizemos o Passeio de Maria Fumaça. Esse passeio é uma das principais atrações da Serra Gaúcha. Uma linda viagem de trem, que passa por Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.

Foto by Jeff Nolasco
Reserve já o seu hotel em Gramado e garanta os melhores preços!

Como é o passeio

O passeio é muito agradável, com lindas paisagens, diversão dentro do trem e paradas para degustação de vinho, espumante e suco de uva. É uma verdadeira festa gaúcha, regada a muita música e bebidas típicas da região.

O embarque é feito na Estação Férrea de Bento Gonçalves e o retorno é feito de ônibus partindo de Carlos Barbosa. Contratamos esse passeio por uma Agência de Turismo de Gramado (não lembro qual). O valor do passeio incluía a passagem de ônibus e a de trem já em horários pré-estabelecidos. Um ônibus nos buscou em nosso hotel e nos levou até a Estação de Trem de Bento Gonçalves.

Logo que a Maria Fumaça apita e parte para a viagem. Logo começa a diversão com a apresentação de um grupo de teatro, músicos e outros artistas dando um verdadeiro show de alegria. A viagem se transforma em um momento muito descontraído e animado. Dentro do trem são vendidos vinhos, cervejas, refrigerantes, sucos, em um carrinho que circula pelos vagões enquanto a festa acontece.

Garibaldi

Após aproximadamente uns 40 minutos de viagem, chegamos em Garibaldi onde é feita a primeira parada de aproximadamente 15 minutos. Músicos gaúchos nos esperam na estação de trem com muita animação. Além disso acontece mais degustação de vinhos, sucos e espumantes.

Foto by Jeff Nolasco

A Maria Fumaça apita novamente lembrando que é hora de voltar para o trem e continuar a viagem até o destino final em Carlos Barbosa. Essa é a última parada do trem e todos têm que descer. Em Carlos Barbosa é possível conhecer a loja da fábrica da Tramontina, que eu particularmente achei bem interessante.

Fábrica da Tramontina

Bem em frente a fábrica da Tramontina fica uma Casa de Vinhos e Queijos, onde é possível fazer degustação e comprar alguns produtos típicos da região. Fizemos a nossa comprinha ali e pegamos o ônibus de volta a Bento Gonçalves.

Epopéia Italina

De volta a Bento Gonçalves, fomos conhecer a pequena Epopéia Italiana. Trata-se de um Parque Temático, que conta a saga da imigração italiana. São nove cenários com encenações dos atores, o espetáculo dura cerca de 45 minutos e termina com degustação de vinhos, suco de uva, biscoitos italianos e polenta frita. A visita está inclusa no ingresso do Trem Maria Fumaça.

Foto by Jeff Nolasco

Em resumo, vale muito a pena fazer esse passeio e separar o dia inteiro para aproveitar ao máximo. Nós adoramos o passeio e recomendamos!!!

QUER SABER MAIS SOBRE ESSE DESTINO?

ROTEIRO DE 5 DIAS EM GRAMADO

ONDE COMER EM GRAMADO E CANELA

UM DIA NO SNOWLAND – PARQUE DE NEVE

 

PLANEJE SUA VIAGEM
Hospedagem

Encontre o hotel ideal para sua viagem no Booking.com e garanta o melhor preço na sua hospedagem.
Seguro viagem

Não deixe de fazer o seguro viagem com a Seguros Promo e viaje tranquilo. Utilizando o nosso código promocional (VIVINAVIAGEM5), você ganha 5% de desconto.
Chip Internacional

Fique conectado em toda sua viagem com da EASYSIM4U. Adquira o seu e tenha internet ilimitada em sua viagem.
Passeios/Ingressos

Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e muitas outras experiências com o Get Your Guide
Aluguel de carro

Alugue um carro pela RentCars e faça seu próprio tempo e roteiro na sua viagem.

40 comentários

  1. Olá, tudo bem? Vou para Gramado em dezembro com meu marido de carro, e estamos com dúvida se contratamos uma agência de turismo para ir de ônibus ou se vamos de carro até Bento G. Acredito que seja mais proveitoso ir por conta própria. Na sua opinião, acha que compensa ir de carro? Acho que até dá pra arriscar e conhecer outros lugares, no passeio por lá. Aguardo. Muito obrigada!

    • Oi, Stephanie! É possível ir de carro sim, o tempo é de aproximadamente 2 horas entre Gramado e Bento Gonçalves. Interessante é você organizar os pontos que tem interesse com antecedência para poder já programar as suas paradinhas ao longo da viagem. Tenho certeza que você gostará da Serra Gaúcha. bjs,

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here