A beleza e a grandiosidade das Cataratas do Iguaçu não se limitam apenas ao Brasil. É possível vislumbrar esse espetáculo da natureza também na Argentina. Diferente do que muitos pensam, visitar o Lado Argentino não é ver mais do mesmo. As Cataratas do Iguaçu (Lado Argentino) nos proporcionam outra visão e ângulo dessa maravilha da natureza.
Cataratas Argentinas X Cataratas Brasileiras
Vamos fazer uma rápida comparação entre as Cataratas Brasileiras e Argentinas, só para você ter uma visão mais clara das diferenças existentes entre ambas. O Lado Argentino das Cataratas do Iguaçu possui trilhas maiores e com menos sombras do que o Lado Brasileiro. O trajeto até as trilhas do Lado Brasileiro é feito de ônibus com ar-condicionado e o da Argentina é feita em um trenzinho sem nenhum conforto.
No meu ponto de vista as Cataratas Brasileiras proporcionam mais conforto aos seus visitantes e possuem uma estrutura muito superior às Cataratas Argentinas. Já o Lado Argentino oferece uma experiência mais selvagem, ideal para quem curte ter mais contato com a natureza. Polêmicas à parte, para mim, o visual das Cataratas do Lado Argentino é mais amplo e até mais bonito.
Como chegar nas Cataratas Argentinas
As Cataratas do Iguaçu (Lado do Argentino) ficam em Puerto Iguazú, dentro do Parque Nacional do Iguazú. A distância de Foz do Iguaçu até o local é de 30km, aproximadamente 1 hora de carro (a velocidade permitida é muito baixa e ainda tem que passar pela Imigração). Nós fomos de carro alugado pela RentCars e achamos a opção muito confortável e tranquila. Para cruzar a fronteira é preciso estar com a identidade (com menos de 10 anos de expedição) e com o seguro Carta Verde (facilmente adquirido nas casas de câmbio de Foz).
É possível chegar ao Parque Nacional Iguazú também de ônibus, taxi ou transfer com agências de turismo. Os ônibus de Foz para a Argentina partem da Avenida Juscelino Kubitschek, que fica ao lado do Terminal de Transporte Urbano (TTU). O ponto de ônibus tem a indicação “Linhas Internacionais” e os ônibus possuem placas com a descrição: Argentina ou Puerto Iguazú.
Visita as Cataratas do Iguaçu (Lado Argentino)
Ao chegar no Parque Nacional do Iguazú você deve adquirir seu ingresso na bilheteria (não existe outra forma de comprar o ingresso). Com o ingresso em mãos, o passeio se inicia no trenzinho, que parte da Estação Central. O trem leva os visitantes até uma das duas estações existentes no parque: Estação Cataratas ou Estação Garganta do Diabo.
Compre o seu ingresso antecipadamente pela CIVITATIS , encontre os melhores preços, reserve o melhor dia/horário e evite filas.
Os trenzinhos não passam toda hora, eles têm um espaçamento de 30 minutos entre um e outro. Algumas vezes é necessário parar antes na Estação Cataratas e esperar outro trem para ir até a Estação Garganta do Diabo (caso isso ocorra você precisa pegar o ticket com o horário marcado para pegar o próximo trenzinho). O lado argentino das Cataratas possui 3 trilhas: Garganta do Diabo, Circuito Superior e Circuito Inferior.
Minha dica é que você comece o seu tour pela última estação: Estação Garganta do Diabo. Após descer do trem, a trilha até a Garganta do Diabo é de 1,1km (ida). Na maior parte do tempo a trilha é feita por uma passarela de ferro, debaixo do sol e o caminho de volta é feito pelo mesmo lugar. Ao final da trilha vemos um dos espetáculos mais impressionantes da natureza. É impossível ficar indiferente e não se surpreender com a força da Garganta do Diabo. Ah… também é impossível sair seco dessa parte do passeio.
Depois pegue o trenzinho de volta e faça as duas outras trilhas, que ficam na Estação Cataratas. O Circuito Superior é mais curto com 700 metros (ida) e o caminho é feito por uma passarela de ferro. Nesse circuito vemos as Cataratas por cima. São diversos mirantes pelo caminho de onde temos um visual panorâmico das quedas d’água. Essa trilha tem o visual mais bonito das Cataratas.
O Circuito Inferior é o mais longo de todos com aproximadamente 1,5 metros (ida). Nesse circuito percorremos as bases das cachoeiras e temos uma visão por baixo. A trilha é feita em rampas e algumas áreas de mata. Pelo caminho avistamos cachoeiras menores até chegarmos nos conjuntos de quedas maiores. É no Circuito Inferior que os visitantes podem contratar o passeio Aventura Náutica, o passeio argentino equivalente ao Macuco Safari do Lado Brasileiro.
Dicas Importantes
– Leve com você: água e um lanchinho (dentro do parque você vai encontrar até alguns pontos de venda, mas como as trilhas são grandes é melhor não arriscar);
– Não deixe de usar: repelente, protetor solar, capa para o celular, roupas e calçados confortáveis;
– Não alimente e nem toque nos quatis e outros animais, eles são animais selvagens, assim você preserva a sua segurança e a deles;
– Tenha paciência e faça o passeio com calma, o parque costuma ficar cheio, principalmente na alta temporada;
– Respeite as recomendações de segurança do parque.
Parque Nacional Iguazú - Argentina Endereço: Puerto Iguazú - Misiones - Argentina Telefones: 0800 - 266 - IGUAZU (4482) / +54 (011) 5258-7318 Consulte os preços no site oficial.
QUER SABER MAIS SOBRE ESSE DESTINO
ROTEIRO DE 6 DIAS EM FOZ DO IGUAÇU
CATARATAS DO IGUAÇU (LADO BRASILEIRO)
PASSEIO DE HELICÓPTERO EM FOZ DO IGUAÇU
Pingback: Cataratas do Iguaçu (Lado Brasileiro) - VIVINAVIAGEM
Pingback: Dicas de Foz do Iguaçu - VIVINAVIAGEM
Pingback: Roteiro de 6 dias em Foz do Iguaçu - VIVINAVIAGEM
Pingback: Marco das Três Fronteiras – Foz do Iguaçu - VIVINAVIAGEM
Pingback: Paraguai além das compras: City Tour em Ciudad del Este - VIVINAVIAGEM