Roteiro de 3 dias pela Serra Capixaba

O Espírito Santo é um estado rico em belezas naturais e paisagem diversificada. Em terras capixabas é possível aproveitar praias, montanhas, boa gastronomia e ecoturismo. Eu já conhecia Vitória e Vila Velha com suas belas praias, mas dessa vez tive a oportunidade de subir a serra e conhecer um Espírito Santo diferente, por isso decidi compartilhar com vocês um ROTEIRO DE 3 DIAS PELA SERRA CAPIXABA.

Estivemos na região em abril de 2018 a convite do Pocando no Espirito Santo, um evento que tem como objetivo divulgar o estado e seu potencial turístico. Essa foi a quarta edição do evento, que já é um sucesso e reúne blogueiros de viagem de diversos lugares do Brasil.

Roteiro de 3 dias pela Serra Capixaba - Pocando no ES
O idealizador do Pocando no Espírito Santo – Deivson Santana (Blog Capixaba na Estrada)

Nesse roteiro visitamos parte da Região dos Imigrantes: Santa Leopoldina, Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá. Visitamos essas três cidades serranas com clima agradável e atrativos turísticos, que vão desde cachoeiras até programas culturais.

Roteiro de 3 dias pela Serra Capixaba - Blogueiros Participantes
Foto by João do Blog Destinões
Blogs participantes do Pocando no ES: Mariana Viaja, Viagens Cine, 
Bagagem de Memórias, Fuxicos de Viagens, Tire a Bunda do Sofá, 
Idas e Vindas Blog, São Paulo Sem Mesmice, Vem Que Te Conto, Mapa na Mão, 
Ta Indo Pra Onde, Capixaba na Estrada, Viagem Massa, Por Aí Dicas de Viagem, 
Pelo Mundo com Manu, Caminha Gente, Blog Destinões, Roberta Leite, 
Elielson Beans, Aline Approves, Guia e Turismo.

Roteiro de 3 dias pela Serra Capixaba

Dia 1: Santa Leopoldina

A primeira cidade visitada na Serra Capixaba foi Santa Leopoldina. Uma cidade com clima agradável, rodeada por muito verde e com cachoeiras lindas. Santa Leopoldina fica a aproximadamente 1h de Vitória, é possível fazer um bate e volta ou até mesmo aproveitar o final de semana na cidade.

Roteiro de 3 dias pela Serra Capixaba - Santa Leopoldina

Nossa primeira parada em Santa Leopoldina foi no centro histórico, local em que o nosso guia Jeffinho Expedições nos contou um pouco da história da cidade. A cidade é uma gracinha, pequena, com ar bucólico e muitos casarões antigos.

Roteiro de 3 dias pela Serra Capixaba - Jeffinho Expedições

Ainda no centro histórico, visitamos o Museu do Colono, que retrata a época do apogeu comercial portuário. O museu possui um acervo constituído de aproximadamente 600 peças, destacando-se mobiliários, objetos e fotografias, que retratam os costumes de uma família do final do século XIX.

Roteiro de 3 dias pela Serra Capixaba - Casa do Colono

Na parte da tarde fomos conhecer o Parque Cachoeira Véu da Noiva, situado cerca de 10 KM do centro histórico da cidade. O local possui ótima infraestrutura com pousada, restaurante, área para camping, piscina e toboágua.

Roteiro de 3 dias pela Serra Capixaba - Parque Cachoeira Véu da Noiva

A principal atração do parque é a linda Cachoeira Véu da Noiva. A cachoeira fica bem no meio da mata e para chegar até a cachoeira é necessário fazer uma pequena trilha de aproximadamente 500 metros. A entrada no Parque Cachoeira Véu da Noiva custa 10 reais por pessoa.

Roteiro de 3 dias pela Serra Capixaba - Cachoeira Véu da Noiva

Nossa última parada do dia foi no Eco Parque Moxafongo, um parque com restaurante, banheiros e algumas opções de atividades como passeio de quadriciclo. Para entrar no Eco Parque Moxafongo é necessário pagar uma entrada no valor de 10 reais por pessoa.

Roteiro de 3 dias pela Serra Capixaba - Eco Parque Cachoeira Moxafongo

A Cachoeira Moxafongo fica a poucos passos do restaurante e possui fácil acesso. A cachoeira é linda, possui uma queda de aproximadamente 13 metros e um bom poço para banho. Um ótimo lugar para passar o dia com a família.

Roteiro de 3 dias pela Serra Capixaba - Cachoeira Moxafongo

Dia 2: Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa

No segundo dia seguimos viagem em direção a Santa Teresa, mas no caminho fizemos uma parada rápida em Santa Maria de Jetibá. Nessa parada conhecemos apenas a Prefeitura Municipal e o Monumento do Imigrante Pomerano. Se você tiver mais tempo, vale a pena separar um dia para conhecer Santa Maria de Jetibá. A cidade é considerada a mais pomerana (um povo alemão originário da Pomerânia, na região do Mar Báltico, entre as atuais Alemanha e Polônia) do Brasil.

Roteiro de 3 dias pela Serra Capixaba - Santa Maria de Jetibá

Chegando em Santa Teresa, fomos direto para a Cantina Mattiello, onde conhecemos a sua forma de produção e degustamos alguns dos vinhos produzidos no local. A Cantina Mattiello também possui uma loja com produtos locais e uma cafeteria.

Roteiro de 3 dias pela Serra Capixaba - Cantina Matiello

Em seguida visitamos a Casa Lambert, que foi uma das primeiras moradias de Santa Teresa construída em 1875 pelos irmãos Antônio e Virgílio Lambert. No local fomos recebidos pelo Rei e pela Princesa da Festa do Vinho de Santa Teresa.

Roteiro de 3 dias pela Serra Capixaba - Casa Lambert

Depois fizemos uma parada rápida na Rampa Amaury Fernandes também conhecida como Rampa de Voo Livre Caravaggio. O visual do local é simplesmente lindo! Para visitar a Rampa é necessário pagar um valor de 4 reais.

Roteiro de 3 dias pela Serra Capixaba - Rampa de Voo Livre Caravaggio

O período da tarde foi destinado a conhecer algumas casas de bebidas locais. Visitamos a Casa do Espumante e Casa dei Liquori, nesses lugares fizemos degustação e conhecemos os produtos de fabricação própria.

Roteiro de 3 dias pela Serra Capixaba - Casa dei Liquori

Dia 3: Santa Teresa

Começamos o dia na Galeria Cultural Virgínia Gasparini Tamanini. A galeria é dividida em dois andares. O primeiro andar é destinado para a divulgação e venda de produtos artesanais e da agroindústria local. No segundo andar fica o Museu da Cultura e da Imigração Italiana em Santa Teresa.

Roteiro de 3 dias pela Serra Capixaba - Galeria Cultural Virgínia Gasparini

Depois visitamos o Museu de Biologia Professor Mello Leitão. Um museu público com área verde extensa e grande diversidade de fauna e flora. Uma das principais atrações do Museu é a observação dos colibris e de outras aves. O museu possui entrada gratuita.

Roteiro de 3 dias pela Serra Capixaba - Museu de Biologia Prof Mello Leitão

Depois fomos para a Rua do Lazer, uma rua onde ficam concentrados muitos bares e restaurantes. Essa rua é muito movimentada, principalmente no horário do almoço e do jantar. Logo no início da Rua do Lazer está localizada a Igreja Matriz de Santa Teresa.

Roteiro de 3 dias pela Serra Capixaba - Rua do Lazer

Para fechar a nossa viagem pela Serra Capixaba, visitamos a Loja da Claid’s Biscoitos. A loja é uma gracinha e muito aconchegante. Além de conhecer a loja,  foi possível degustar uma enorme variedade de biscoitos artesanais.

Roteiro de 3 dias pela Serra Capixaba - Claids Biscoitos

Eu simplesmente amei essa viagem e já quero voltar par a Serra Capixaba!

Parceiros do Pocando no ES

PLANEJE SUA VIAGEM
Hospedagem

Encontre o hotel ideal para sua viagem no Booking.com e garanta o melhor preço na sua hospedagem.
Seguro viagem

Não deixe de fazer o seguro viagem com a Seguros Promo e viaje tranquilo. Utilizando o nosso código promocional (VIVINAVIAGEM5), você ganha 5% de desconto.
Chip Internacional

Fique conectado em toda sua viagem com da EASYSIM4U. Adquira o seu e tenha internet ilimitada em sua viagem.
Passeios/Ingressos

Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e muitas outras experiências com o Get Your Guide
Aluguel de carro

Alugue um carro pela RentCars e faça seu próprio tempo e roteiro na sua viagem.

9 comentários

  1. Esse roteiro foi lindo e muito especial. Minha primeira vez em terras capixabas e voltei encantada. Vontade de conhecer mais desse estado lindo! Obrigada pela companhia nesses dias e parabéns pelo post. Bjusss

  2. Já que os comentários acima falam em conhecer mais do ES, vou dar duas dicas (embora poderia dar muitas): conheçam Itaúnas, principalmente em período dos festivais (de forró e o gastronômico), no carnaval ou no reveillon. É uma vila muito bacana e um sossego só! Tem dunas, parque, museu, muita gente bacana, de vários lugares do Brasil e do mundo! Outro lugar fantástico é a região do caparaó, com seus poços de águas cristalinas (Pedra roxa, hidrolândia, etc). #orgulhodesercapixaba

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here