Roteiro de 3 dias em Tiradentes

Igreja Matriz de Santo Antônio

Para quem ama cidades históricas, gosta de visitar igrejas e quer saborear uma boa gastronomia: Tiradentes, em Minas Gerais, é o destino ideal. A cidade mineira é um verdadeiro charme e nos faz viajar através do tempo. A arquitetura da cidade, que data do período colonial, é muito bem cuidada e preservada. Um destino imperdível para quem deseja conhecer e explorar um pouco mais sobre a história do Brasil.

Tiradentes - Minas Gerais

Tiradentes se tornou uma cidade famosa nacionalmente devido a dois festivais: o de Cinema e o de Gastronomia. Além desses festivais, a cidade possui outras festividades, que atraem muitos turistas e deixam a cidade cheia. Fora do período de festividades e feriados prolongados, a cidade fica mais vazia e perfeita para quem curte destinos mais tranquilos.

Tiradentes - Minas Gerais

Reserve já o seu hotel em Tiradentes e garanta os melhores preços!

Como chegar

Tiradentes está localizada em Minas Gerais, a 190 km de Belo Horizonte e a 160 km de Ouro Preto. Para quem optar por ir de avião, o aeroporto principal de acesso para Tiradentes é o Aeroporto Internacional de Confins. Partindo do aeroporto é possível fazer o trajeto de carro ou ônibus. Eu indicaria o aluguel de carro para poder fazer toda a viagem com mais conforto e poder conhecer as cidades vizinhas.

Tiradentes - Minas Gerais

Nós fizemos a viagem até Tiradentes com carro próprio partindo do Rio de Janeiro. O trajeto do Rio de Janeiro até Tiradentes é de 340 km e tem duração de aproximadamente 4h30min. O caminho até Tiradentes é fácil e tranquilo, seguimos pela BR-040 e depois pela BR-265 conforme as orientações do Google Maps.

Onde se hospedar

Nós ficamos hospedados na Pousada Solar da Imperatriz e simplesmente adoramos. A pousada fica apenas a 500 metros do centro histórico da cidade. É possível conhecer praticamente todos os pontos turísticos de Tiradentes a pé. A pousada é um verdadeiro charme com uma linda decoração em estilo colonial e acomodações muito confortáveis. Além disso, possui um ótimo custo benefício.

Pousada Solar da Imperatriz

Como foi o nosso roteiro

Como Tiradentes é uma cidade pequena, não precisaríamos de muitos dias para explorá-la. Decidimos fazer um roteiro de 3 dias por Tiradentes incluindo ainda em nosso roteiro o vilarejo de Bichinho e a cidade vizinha São João Del Rei. Os três dias foram suficientes para visitarmos todos os principais atrativos dos três destinos com tranquilidade.

Dia 1 – Vilarejo de Bichinho

Chegamos em Tiradentes por volta das 14:00 horas e queríamos almoçar, deixamos nossas malas na Pousada Solar da Imperatriz e partimos para Bichinho. O pequeno vilarejo fica a 8km de Tiradentes, levamos apenas 20 minutos para chegar no centro de Bichinho. Fomos direto para o famoso restaurante Tempero de Ângela, que serve a típica culinária mineira no fogão a lenha.

Casa Torta - Bichinho

Depois de bem alimentados, fomos conhecer os encantos desse pequeno e charmoso vilarejo. Bichinho tem ares de cidade rural com ruas de pedra, que se mesclam com chão de areia batida. Bichinho é repleto de ateliês, lojas de móveis, lojinhas de artesanato e algumas cachaçarias.

Bichinho - Minas Gerais

A nossa passagem por Bichinho foi rápida, ficamos apenas o período da tarde no vilarejo. Vistamos a Igreja Nossa Senhor da Penha de França, passamos pela cachaçaria Mazuma, entramos em alguns ateliês/lojas, conhecemos a famosa Casa Torta e fomos no Museu do Automóvel Estrada Real.

Igreja Nossa Senhor da Penha de França

Dia 2 – Centro Histórico de Tiradentes

Dedicamos todo o segundo dia do nosso roteiro para explorar o Centro Histórico de Tiradentes. Impossível não se encantar com cada cantinho dessa cidade, que transpira história. Começamos o nosso tour pelo Largo das Forras, eu aconselho que você faça o mesmo. O Largo das Forras é a principal praça da cidade e um ótimo local para ponto de partida do seu roteiro.

Largo das Forras - Tiradentes

Nós levamos o dia inteiro para visitar todas as principais atrações de Tiradentes. Na parte da manhã conhecemos as seguintes atrações: Igreja Nossa Senhora dos Mercês, Largo das Forras, Rua Direita, Largo do Sol, Igreja São João Evangelista, Estátua de Tiradentes, Museu Padre Toledo, Igreja Matriz de Santo Antônio.

No período da tarde, após o almoço, fomos conhecer as atrações restantes da nossa lista. Visitamos as seguintes atrações: Chafariz São José, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Igreja São Francisco de Paula e Santuário da Santíssima Trindade.

Dia 3 – São João Del Rei

No último dia da nossa viagem, fomos conhecer a cidade vizinha: São João Del Rei. A cidade é uma das mais importantes cidades históricas de Minas Gerais. Em São João Del Rei visitamos as seguintes atrações: Igreja São Francisco de Assis, Igreja do Rosário, Solar dos Neves, Igreja do Carmo, Catedral do Pilar, Ponte da Cadeia e Museu Ferroviário.

São João Del Rei

São João del Rei é uma cidade grande, bem maior que Tiradentes e não possui aquele estilo de cidade do interior, mas mesmo assim vale a pena a visita. As atrações ficam mais distantes uma das outras e as igrejas de São João Del Rei são mais imponentes, que as igrejas de Tiradentes.

São João Del Rei

Para que gosta de passeio de trem, não pode deixar de fora o Passeio de Maria Fumaça de Tiradentes para São João Del Rei. O trem percorre 13 quilômetros em 40 minutos e possui saídas de sexta a domingo. Nós acabamos não fazendo esse passeio, mas vimos que é bastante recomendado em outros blogs.

São João Del Rei

Em resumo, nós amamos conhecer Tiradentes, suas lindas igrejas e construções coloniais. Recomendamos muito esse destino para quem ama cidades históricas. Não deixe de incluir no seu roteiro a casadinha Tiradentes, Bichinho e São João Del Rei. Os três destinos são diferentes e se completam. Tenho certeza que você não irá se arrepender!

QUER SABER MAIS SOBRE ESSE DESTINO

ONDE COMER EM TIRADENTES

O QUE FAZER EM SÃO JOÃO DEL REI

O QUE FAZER EM BICHINHO

PLANEJE SUA VIAGEM
Hospedagem

Encontre o hotel ideal para sua viagem no Booking.com e garanta o melhor preço na sua hospedagem.
Seguro viagem

Não deixe de fazer o seguro viagem com a Seguros Promo e viaje tranquilo. Utilizando o nosso código promocional (VIVINAVIAGEM5), você ganha 5% de desconto.
Chip Internacional

Fique conectado em toda sua viagem com da EASYSIM4U. Adquira o seu e tenha internet ilimitada em sua viagem.
Passeios/Ingressos

Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e muitas outras experiências com o Get Your Guide
Aluguel de carro

Alugue um carro pela RentCars e faça seu próprio tempo e roteiro na sua viagem.

3 comentários

  1. […] Tiradentes é uma das cidades mais charmosas de Minas Gerais. Uma cidade de grande importância para a história brasileira por possuir um enorme acervo barroco muito bem preservado. A maior parte de seus atrativos está no centro histórico. Entre os atrativos estão as belíssimas igrejas (Matriz, Nossa Senhora das Mercês, Rosário dos Pretos, entre outras), museus, Chafariz de São José, casarões antigos e diversas outras construções históricas. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here