Igreja Matriz de Santo Antônio

Roteiro de 3 dias em Tiradentes

Para quem ama cidades históricas, gosta de visitar igrejas e quer saborear uma boa gastronomia: Tiradentes, em Minas Gerais, é o destino ideal. A cidade mineira é um verdadeiro charme e nos faz viajar através do tempo. A arquitetura da cidade, que data do período colonial, é muito bem cuidada e preservada. Um destino imperdível para quem deseja conhecer e explorar um pouco mais sobre a história do Brasil.

Tiradentes - Minas Gerais

Tiradentes se tornou uma cidade famosa nacionalmente devido a dois festivais: o de Cinema e o de Gastronomia. Além desses festivais, a cidade possui outras festividades, que atraem muitos turistas e deixam a cidade cheia. Fora do período de festividades e feriados prolongados, a cidade fica mais vazia e perfeita para quem curte destinos mais tranquilos.

Tiradentes - Minas Gerais

Reserve já o seu hotel em Tiradentes e garanta os melhores preços!

Como chegar

Tiradentes está localizada em Minas Gerais, a 190 km de Belo Horizonte e a 160 km de Ouro Preto. Para quem optar por ir de avião, o aeroporto principal de acesso para Tiradentes é o Aeroporto Internacional de Confins. Partindo do aeroporto é possível fazer o trajeto de carro ou ônibus. Eu indicaria o aluguel de carro para poder fazer toda a viagem com mais conforto e poder conhecer as cidades vizinhas.

Tiradentes - Minas Gerais

Nós fizemos a viagem até Tiradentes com carro próprio partindo do Rio de Janeiro. O trajeto do Rio de Janeiro até Tiradentes é de 340 km e tem duração de aproximadamente 4h30min. O caminho até Tiradentes é fácil e tranquilo, seguimos pela BR-040 e depois pela BR-265 conforme as orientações do Google Maps.

Roteiro de 3 dias em Tiradentes

Onde se hospedar

Nós ficamos hospedados na Pousada Solar da Imperatriz e simplesmente adoramos. A pousada fica apenas a 500 metros do centro histórico da cidade. É possível conhecer praticamente todos os pontos turísticos de Tiradentes a pé. A pousada é um verdadeiro charme com uma linda decoração em estilo colonial e acomodações muito confortáveis. Além disso, possui um ótimo custo benefício.

Pousada Solar da Imperatriz

Como foi o nosso roteiro

Como Tiradentes é uma cidade pequena, não precisaríamos de muitos dias para explorá-la. Decidimos fazer um roteiro de 3 dias por Tiradentes incluindo ainda em nosso roteiro o vilarejo de Bichinho e a cidade vizinha São João Del Rei. Os três dias foram suficientes para visitarmos todos os principais atrativos dos três destinos com tranquilidade.

Dia 1 – Vilarejo de Bichinho

Chegamos em Tiradentes por volta das 14:00 horas e queríamos almoçar, deixamos nossas malas na Pousada Solar da Imperatriz e partimos para Bichinho. O pequeno vilarejo fica a 8km de Tiradentes, levamos apenas 20 minutos para chegar no centro de Bichinho. Fomos direto para o famoso restaurante Tempero de Ângela, que serve a típica culinária mineira no fogão a lenha.

Casa Torta - Bichinho

Depois de bem alimentados, fomos conhecer os encantos desse pequeno e charmoso vilarejo. Bichinho tem ares de cidade rural com ruas de pedra, que se mesclam com chão de areia batida. Bichinho é repleto de ateliês, lojas de móveis, lojinhas de artesanato e algumas cachaçarias.

Bichinho - Minas Gerais

A nossa passagem por Bichinho foi rápida, ficamos apenas o período da tarde no vilarejo. Vistamos a Igreja Nossa Senhor da Penha de França, passamos pela cachaçaria Mazuma, entramos em alguns ateliês/lojas, conhecemos a famosa Casa Torta e fomos no Museu do Automóvel Estrada Real.

Igreja Nossa Senhor da Penha de França

Dia 2 – Centro Histórico de Tiradentes

Dedicamos todo o segundo dia do nosso roteiro para explorar o Centro Histórico de Tiradentes. Impossível não se encantar com cada cantinho dessa cidade, que transpira história. Começamos o nosso tour pelo Largo das Forras, eu aconselho que você faça o mesmo. O Largo das Forras é a principal praça da cidade e um ótimo local para ponto de partida do seu roteiro.

Largo das Forras - Tiradentes

Nós levamos o dia inteiro para visitar todas as principais atrações de Tiradentes. Na parte da manhã conhecemos as seguintes atrações: Igreja Nossa Senhora dos Mercês, Largo das Forras, Rua Direita, Largo do Sol, Igreja São João Evangelista, Estátua de Tiradentes, Museu Padre Toledo, Igreja Matriz de Santo Antônio.

Roteiro de 3 dias em Tiradentes Roteiro de 3 dias em Tiradentes Roteiro de 3 dias em Tiradentes Roteiro de 3 dias em Tiradentes

No período da tarde, após o almoço, fomos conhecer as atrações restantes da nossa lista. Visitamos as seguintes atrações: Chafariz São José, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Igreja São Francisco de Paula e Santuário da Santíssima Trindade.

Roteiro de 3 dias em Tiradentes Roteiro de 3 dias em Tiradentes Roteiro de 3 dias em Tiradentes Roteiro de 3 dias em Tiradentes

Dia 3 – São João Del Rei

No último dia da nossa viagem, fomos conhecer a cidade vizinha: São João Del Rei. A cidade é uma das mais importantes cidades históricas de Minas Gerais. Em São João Del Rei visitamos as seguintes atrações: Igreja São Francisco de Assis, Igreja do Rosário, Solar dos Neves, Igreja do Carmo, Catedral do Pilar, Ponte da Cadeia e Museu Ferroviário.

São João Del Rei

São João del Rei é uma cidade grande, bem maior que Tiradentes e não possui aquele estilo de cidade do interior, mas mesmo assim vale a pena a visita. As atrações ficam mais distantes uma das outras e as igrejas de São João Del Rei são mais imponentes, que as igrejas de Tiradentes.

São João Del Rei

Para que gosta de passeio de trem, não pode deixar de fora o Passeio de Maria Fumaça de Tiradentes para São João Del Rei. O trem percorre 13 quilômetros em 40 minutos e possui saídas de sexta a domingo. Nós acabamos não fazendo esse passeio, mas vimos que é bastante recomendado em outros blogs.

São João Del Rei

Em resumo, nós amamos conhecer Tiradentes, suas lindas igrejas e construções coloniais. Recomendamos muito esse destino para quem ama cidades históricas. Não deixe de incluir no seu roteiro a casadinha Tiradentes, Bichinho e São João Del Rei. Os três destinos são diferentes e se completam. Tenho certeza que você não irá se arrepender!

QUER SABER MAIS SOBRE ESSE DESTINO

ONDE COMER EM TIRADENTES

O QUE FAZER EM SÃO JOÃO DEL REI

O QUE FAZER EM BICHINHO

PLANEJE SUA VIAGEM

Hospedagem

Encontre o hotel ideal para sua viagem no Booking.com e garanta o melhor preço na sua hospedagem.

Seguro viagem

Não deixe de fazer o seguro viagem com a Seguros Promo e viaje tranquilo. Utilizando o nosso código promocional (VIVINAVIAGEM5), você ganha 5% de desconto.

Chip Internacional

Fique conectado em toda sua viagem com da EASYSIM4U. Adquira o seu e tenha internet ilimitada em sua viagem.

Passeios/Ingressos

Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e muitas outras experiências com o Get Your Guide

Aluguel de carro

Alugue um carro pela RentCars e faça seu próprio tempo e roteiro na sua viagem.

3 comentários em “Roteiro de 3 dias em Tiradentes”

  1. Pingback: O que fazer em Bichinho - VIVINAVIAGEM

  2. Pingback: 5 Cidades Históricas de Minas Gerais - VIVINAVIAGEM

  3. Pingback: Onde comer em Tiradentes - VIVINAVIAGEM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *