Florença é uma verdadeira galeria de arte a céu aberto. Tudo nessa linda cidade italiana transpira arte, cultura e história. Além dos museus e galerias de arte, é possível esbarrar com grandes obras pelas ruas e praças da cidade. Talvez por esse motivo Florença é conhecida como o berço do Renascimento. Nós estivemos em Florença em junho de 2015 em nossa primeira viagem à Europa. Por isso, decidimos fazer um ROTEIRO DE 3 DIAS EM FLORENÇA.
Reserve já o seu hotel em Florença e garanta os melhores preços!
Nossa chegada
Nossa chegada em Florença foi no final da tarde. Viemos de Veneza, pegamos um trem e ao chegar na cidade andamos por cerca de 20 minutos a pé até o nosso hotel. Uma caminhada bem longa para quem está de mala, mas confesso que nem reclamei tanto. Andar pelas ruas de Florença pela primeira vez tudo chama atenção e você fica encantada com a paisagem. Sem contar com o pôr do sol maravilhoso que fazia na nossa chegada.
Onde nos hospedamos
Ficamos hospedados no Hotel La Scaletta, situado as margens do Rio Arno, localizado entre a Ponte Vecchio e o Palazzo Pitti. O hotel possui um terraço com restaurante e uma vista incrível de toda a cidade. Fizemos questão de jantar no hotel no dia de nossa chegada e gostamos muito. Os quartos são amplos e confortáveis, o café da manhã é simples e com boa variedade, o elevador é muito pequeno, em resumo é uma boa hospedagem.
Você sabia que nos países europeus o seguro viagem é obrigatório? Então, contrate o seu na Seguros Promo e ainda garanta 5% de desconto com o código promocional: VIVINAVIAGEM5.
Dia 1: Duomo, Palácio Vecchio e Galeria Uffizi
No primeiro dia começamos pela Pizza Del Duomo, a parte principal da cidade. Entramos em uma grande fila para visitar a Catedral Santa Maria Del Fiore. A Catedral é mais conhecida como a Duomo de Florença. Na época pagamos 21 dólares pelo ingresso. A catedral é lindíssima por fora, impossível ficar indiferente a tamanha beleza. Por dentro ela não é tão bonita assim, mas vale a pena a visita.
Uma dica importante para quem deseja fazer a visita por dentro é a vestimenta. Algumas roupas não são permitidas e realmente as pessoas são impedidas de entrar na Igreja. Ainda na Duomo, descemos até a cripta onde estão as ruínas de uma Igreja antiga. Também vimos as plantas da construção da Catedral Duomo de Florença.
Depois fomos caminhando até a Basílica di San Lorenzo, que durante muito tempo foi a Catedral de Florença. Ela era a Igreja mais importante da cidade até ser substituída pela atual Catedral de Santa Maria del Fiore. Ela está localizada bem ao lado do animado mercado de San Lorenzo, a poucos passos do Duomo e do Batistério.
Mercado de San Lorenzo
Aproveitamos que estávamos próximos ao Mercado de San Lorenzo e almoçamos por ali mesmo. Escolhemos o Mercado Centrale, um lugar muito movimentado e com muitas opções para lanches e refeições. Eu adoro esses tipos de marcado e amei conhecer mais esse.
Piazza della Signoria
Depois do almoço, partimos para a Piazza della Signoria onde fica o Palácio Vecchio. Uma linda construção em pedra, que hoje abriga a prefeitura de Florença. Na frente do Palácio Vecchio uma réplica da famosa obra de arte David de Michelangelo.
Do lado direito do Palácio Vecchio, está localizada a Loggia dei Lanzi, um espaço coberto que abriga diversas esculturas belíssimas.
Galeria Uffizi
Ainda na Piazza Della Signoria, visitamos a Galeria Uffizi, o museu mais importante de Florença. Pagamos 26 dólares pelo ingresso comprando antecipadamente pelo site no Brasil com hora marcada (em nossa opinião é muito importante a compra antecipada para evitar as grandes filas nas principais atrações da cidade). É um lugar repleto de obras de arte importantes, estátuas e monumentos, é possível encontrar obras de artistas como Botticelli, Leonardo da Vinci e outros.
Compre os seus ingressos para as principais atrações de Florença pela Get Your Guide, evite filas e garanta os melhores preços!
Dia 2: Torre de Pisa, Palazzo Pitti e Jardim das Rosas
Reservamos a manhã do nosso segundo dia em Florença para fazer um bate e volta a Pisa. Pegamos um trem que nos levou até a Estação de trem Pisa Centrale, levamos aproximadamente 1 hora de viagem. Depois fomos caminhando, seguindo pela Via Francesco Crispi até a Torre por aproximadamente 20 minutos.
PISA UM BATE E VOLTA A PARTIR DE FLORENÇA
Galeria dell’Academia
Na volta de Pisa, fomos visitar a Galeria dell’Academia, onde fica a estátua original David de Michelangelo. Como já estávamos com os vouchers dos ingressos, que compramos online, trocamos no local. Na hora marcada, entramos imediatamente, passando na frente das pessoas que formavam uma fila razoável. Logo na entrada me deparei com a famosa escultura David, uma das obras mais famosas de Michelangelo. Fiquei encantada com a grandeza desse artista, a escultura realmente é belíssima.
10 coisas gratuitas para fazer em Florença pelo Blog Mulher Casada Viaja
Palazzo Pitti
Depois fomos conhecer o Palazzo Pitti, antiga residência dos grão-duques da Toscana e, posteriormente, do rei da Itália. Hoje o Palazzo Pitti é um complexo de parques, museus e exposições.
O Palazzo Pitti é o maior palácio da cidade com mais de 200 metros de comprimento. O local apresenta belas obras de arte, objetos que pertenceram aos Médici. Também possui um belo jardim renascentista, o Giardino di Boboli.
Piazza de Michelangelo
Continuando a nossa andança por Florença, seguimos para a Piazza de Michelangelo. Desse local se tem a vista mais bonita de Florença. De lá é possível ver toda a cidade, importante destacar que existe uma réplica da obra David de Michelangelo na praça.
Aproveitamos para apreciar o Jardim das Rosas. Um lugar lindíssimo, com muitas rosas, que fica ao lado da Piazza de Michelangelo.
Dia 3: Santa Croce, Mercado Nuovo e Ponte Vecchio
Em nosso último dia em Florença, começamos visitando a Igreja Santa Croce. Ela é a principal Igreja Franciscana da cidade e uma das principais basílicas da Igreja Católica no mundo. Sua fama atual é por abrigar os túmulos de algumas personalidades italianas (Galileo Galilei e Michelangelo).
Antes de nos despedirmos de Florença, passamos em alguns dos principais pontos da cidade. O lugares que mais gostamos e que visitamos em todos os dias da nossa estadia. Entre eles estão: o Mercado Nuovo, a Piazza della República e a Ponte Vecchio.
O Mercado Nuovo foi criado no século XVI e é conhecido pelos fiorentinos como “Il Porcellino”. O nome é devido a estátua de bronze em formato de javali que está exposta no local. Reza a lenda que se você esfregar o nariz dele voltará a Florença.
A Piazza della República é uma das áreas mais nobres de Florença e é considerada o coração da cidade. A estrutura vista atualmente foi construída sobre os restos demolidos do antigo centro e remonta aos anos em que Florença era a capital da Itália.
Um dos cartões postais de Florença, a Ponte Vecchio é uma ponte em forma de arco medieval sobre o Rio Arno. É a ponte mais antiga da cidade, muito bonita e fica ainda mais linda ao entardecer. Vislumbrar o pôr do sol da ponte é simplesmente inesquecível!
Por fim, nós adoramos conhecer Florença, uma cidade rica em atrações culturais e artes. Em três dias podemos aproveitar muito dessa cidade linda.
SAIBA MAIS SOBRE A ITÁLIA:
ROTEIRO DE DOIS DIAS EM VENEZA
PISA UM BATE E VOLTA A PARTIR DE FLORENÇA
Adorei seu roteiro, me deu uma vontade louca de voltar pra lá agora! A Itália é linda, não?
Linda demais!
Tenho muita vontade de ir a Florença, desde que fiz investigação para a minha dissertação de mestrado, sobre Capitais Europeias da Cultura. Atenas e Florença foram as 2 primeiras cidades a organizarem o evento, por causa da sua conotação como o berço do renascimento. Um dia estarei extasiada, perante esse maravilhoso David.
Abraço
Vai sim… você vai amar!
Florença foi uma cidade que me emocionou demais…fiquei 4 dias lá, sendo 2 dedicados à cidade…o ideal teria sido ficar 3, principalmente para quem adora museus e cultura de forma geral!
Verdade… um dia a mais seria perfeito!
Preciso muito conhecer essa região da Itália, gostaria muito de ver a estátua de David.
Você vai amar!
Que vista bacana a do rooftop do hotel em que ficaram hein. Florença é realmente fora de série. Cidade linda e com muitas atrações.
É lindo mesmo! Bjs
Firenze é uma cidade que mora em meu coração. A visitei 2 vezes e preciso voltar, pois acabei deixando muita coisa para tràs! Diria que 1 semana é o mìnimo para quem realmente quer explorar essa cidade encantadora!
😉
Também gostei muito de Firenze, preciso voltar!
Florença é uma cidade maravilhosa! exatamente como eu imaginei e vi nos seriados (tirando o calor infernal no verão e as bilhoes de pessoas aheuahe) quero muito voltar, pois fiquei somente 2 dias e muita coisa que postou aqui não fiz! ah e claro esse bate e volta para Pisa é uma boa pedida!
Também pretendo voltar… Amei conhecer Florença.
Pingback: 5 motivos para visitar Florença! - Apure Guria!
Pingback: Pisa: Um bate e volta a partir de Florença - VIVINAVIAGEM
Pingback: Roteiro de 2 dias em Veneza - VIVINAVIAGEM
Olá, achei muito interessante e amando as dicas do blog de vcs! Dicas valiosas para planejar a viagem para Florença e evitar os erros de principiante. Parabéns pelo site e por este post quer ajudará muita gente!!!
Muito Obrigada! Fico feliz que tenha gostado. Bjs