Creta (Grécia), a maior Ilha Grega, é repleta de praias paradisíacas, cidades históricas e belíssimas paisagens. Em nossa viagem para Grécia, Creta foi o nosso último destino. Nós fizemos um roteiro de 4 dias em Creta e conhecemos as suas principais atrações. Por isso, decidimos compartilhar com vocês as nossas dicas sobre essa ilha grega incrível.
Como chegar
Creta está localizada no Sul da Grécia e é banhada pelo Mar Egeu. Há duas formas de chegar até Creta: avião ou barco (ferry). Os portos e aeroportos ficam na região central (Heraklion) e na região oeste (Chania). Nós fizemos o trajeto Santorini/Creta de ferry, a viagem durou aproximadamente 2 horas. Para comprar o bilhete de ferry usamos o site Ferries.gr.
Caso você opte por fazer o trajeto até Creta de avião, as companhias aéreas que fazem o percurso Atenas/Creta são Aegean Air e a Olympic Air. Creta também recebe voos de outras cidades da Europa pela EasyJet e Ryanair. A ilha possui aeroportos em Chania, Heraklion e Sitia.
Como se locomover em Creta
Como Creta é uma ilha muito grande e as atrações são distantes uma das outras, a melhor maneira de se locomover é de carro. Nós alugamos um carro pelo site RentCars ainda no Brasil, retiramos no dia e local agendado na ilha. Dessa forma, conseguimos conhecer as principais atrações de maneira independente, rápida e com muito conforto. Um ponto importante é que em Creta foi cobrada a carteira de motorista internacional no momento do aluguel do carro.
Alugue um carro pela RentCars e viaje com todo o conforto.
Onde ficar
Escolher onde ficar em Creta não é uma tarefa fácil, porque (como disse antes) a ilha é muito grande. As cidades mais turísticas de Creta ficam ao norte da ilha. As principais cidades para se hospedar em Creta são: Chania, Rethymnon, Heraklion, Elounda e Plakias. Vale ressaltar, que independente da cidade escolhida, o deslocamento entre elas é de aproximadamente 1h.
Nós decidimos ficar em Chania por ser uma cidade grande, turística, com ótima infraestrutura e belíssima arquitetura. Nos hospedamos no Royal Sun, um hotel confortável, com quartos amplos, piscina grande, café da manhã farto, restaurante e uma vista linda da cidade. Outras boas opções de hotéis em Chania são: Porto Veneziano e Casa Delfino Hotel e SPA.
Você sabia que nos países europeus o seguro viagem é obrigatório? Então, contrate o seu na Seguros Promo e ainda garanta 5% de desconto com o código promocional: VIVINAVIAGEM5.
Quanto tempo ficar
Creta é uma ilha muito grande e repleta de atrações, entre elas estão: praias paradisíacas, lagos, cânions, cidades históricas, sítios arqueológicos, ótimos restaurantes e muito mais. Se você deseja conhecer o máximo dessa ilha deslumbrante e tem tempo disponível, pode ficar até 15 dias. Se tiver pouco tempo e deseja conhecer as principais atrações da ilha, reserve pelo menos de 4 dias em Creta.
O que fazer em Creta
Creta possui atrações para todos os tipos de turistas como praias, sítios arqueológicos, cidades históricas, entre muitas outras opções. Como nós tínhamos apenas 4 dias em Creta, focamos na principal atração da ilha: praias. Nós visitamos as seguintes praias: Balos, Elafonisi, Falassarna, Seitan Limania e Stravos.
Além das praias também conhecemos o Lago Kournas, que fica no caminho de Chania para Rethymnon. No lago é possível alugar pedalinhos, caiaque e até mesmo se banhar. Em volta do lago ficam diversas lojas e restaurantes. Um ótimo lugar para aproveitar um dia ensolarado em Creta.
Outro passeio que gostamos de fazer em Creta, foi caminhar no final da tarde pelo calçadão de Chania. A cidade é super charmosa com uma linda arquitetura e ótimos restaurantes. Você pode aproveitar para visitar o antigo Farol, a Fortaleza de Firka, o Museu Naval e o Museu Arqueológico, todos eles ficam próximos ao Centro de Chania.
Caso você tenha mais dias em Creta, vale a pena incluir no seu roteiro: alguns vilarejos (Heraklion, Rethymnon e Agios Nikolaos), Cânion Samaria (um dos maiores e mais extensos da Europa) e outras praias lindas (Kalypso, Ammoudi, Amoudaki, Klisidi, Damnoni e Preveli).
Gostou das nossas dicas sobre Creta? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão para acrescentar? Coloca aí nos comentários, que já já a gente te responde.
QUER SABER MAIS SOBRE ESSE DESTINO
ROTEIRO DE 2 DIAS EM SANTORINI
Pingback: Roteiro de 15 dias na Grécia: Atenas, Zakynthos, Mykonos, Santorini e Creta - VIVINAVIAGEM
Oi vivi tudo bem? por favor qual foi o ferry que você pegou para ir de Santorini para Creta, o da Seajet ou da Golden Star? balançou muito?
abraços
Oi, Lincoln! Fomos de Sea Jets, a viagem foi bem tranquila! Não balançou quase nada. bjs,
a valeu. Esto encontrando duas opções o da Seajet e o da Golden Star. O da Golden Star está 4 euros mais barato cada passagem com o mesmo tempo de duração de viagem. Mas to com receio de balançar muito.
Oi Viviane, eu olhei seu post e comprei os bilhetes do ferry no site que tu postou. Agora outro casal de amigos vão fazer a mesma viagem, fomos comprar para eles e não aparece mais o destino, que era de Mykonos para Creta. Estamos mandando e-mail mas não respondem, e agora não sabemos se tem o ferry ou está lotado e já foi descontado o dinheiro no cartão.
Se souber como posso resolver isso, te agradeço.
Olá Jean! Se você já comprou o ticket e recebeu a confirmação, não precisa se preocupar, mas se preferir pode mandar e-mail para [email protected].
Qual seria a data da viagem de vocês para tentar pesquisar por aqui também. Abs,
Olã. Amei o seu blog, estou perdida tentando fechar os passeios e suas dicas são maravilhosas. Posso aproveitar e pedir uma ajuda? Para ir de Santorini para Creta qual destino vocë colocou no Ferry? Não encontrei a opção para Chania, somente para Agios Nikolaos, Rethimno, Sitia e Heraklion. Desde ja agradeço a atenção.
Oi Aline, que bom que as dicas ajudaram no seu roteiro. Nós chegamos em Creta pelo porto de Heraklion e fomos de carro para Chania.
Do Porto para Chania leva aproximadamente 2 horas de carro (em Creta eles cobram a carteira internacional de motorista!).
Pra gente foi a melhor opção.