Um pequeno povoado no Sul da Bahia, com muitas belezas naturais. As principais atrações são praia, rio e o contato com a natureza. A simplicidade da vila torna esse lugar único. Caraíva é distrito de Porto Seguro e está localizada na Costa do Descobrimento. Nós estávamos hospedados na Praia do Espelho e decidimos fazer um bate e volta em Caraíva para conhecer esse vilarejo tão famoso.
Caraíva possui população de aproximadamente 600 habitantes e mais de 470 anos de história. O vilarejo ainda se mantém preservada e com poucas mudanças. Inclusive a luz elétrica chegou a pouco tempo na vila.
Reserve já o seu hotel em Caraíva e garanta os melhores preços!
Como chegar
O acesso a Caraíva não é dos melhores. São aproximadamente 70 km de distância do aeroporto de Porto Seguro, sendo 40 km em uma estrada de chão esburacada. Como disse antes, o nosso bate e volta a Caraíva teve como ponto de partida a Praia do Espelho. Por isso, não sentimos tanto esse trajeto. Da Praia do Espelho a Caraíva, levamos aproximadamente 40 minutos de carro.
Tem como chegar em Caraíva de carro, taxi ou ônibus, dessas 3 opções nós indicamos o aluguel de carro por ser mais confortável, mas se você procura algo mais econômico a opção ideal é de ônibus, eles saem diariamente de Porto Seguro. Independente da opção escolhida, é necessário pegar uma canoa para atravessar o rio e chegar até a vila. A travessia é muito rápida, bem tranquila e custa 10 reais por pessoa (ida/volta).
Uma dica importante antes de começar o seu roteiro, se puder alugue um carro. Isso vai facilitar a sua viagem e permitir que você aproveite melhor os passeios, fazendo seu próprio tempo e roteiro. Nós alugamos um carro e fizemos todo nosso roteiro pelo Sul da Bahia de forma independente e adoramos.
Como estávamos de carro, deixamos ele em um dos estacionamentos que ficam bem próximos ao rio. Nós pagamos o valor de R$ 15,00 na época.
Onde ficar
Caraíva é um lugar rústico, simples, com natureza intocada e ruas de areias. Alguns trechos não possuem iluminação. Por isso, independente do tipo de hospedagem que escolher lembre-se que ela sempre terá essa pegada .
Minhas dicas de hospedagem são a Pousada Lagoa Caraíva, que fica no centrinho a 50 metros do Rio. A Coco Brasil, que fica em frente ao mar e a colorida Casinhas da Bahia, que é quase pé na areia.
Conhecendo Caraíva
Ao chegar em Caraíva, você logo percebe que o lugar parou no tempo. É só observar a calmaria do lugar, as casinhas coloridas, as ruas de terra fofa, as pessoas andando sem pressa e sem preocupação. Para você ter uma ideia, em Caraíva não entra carro. A vila é cercada pelo Rio Caraíva, pelo mar e pelo Parque Estadual do Monte Pascoal.
Infelizmente nós não tivemos muito tempo para conhecer Caraíva. Nossa passagem por lá foi muito rápida, mas deu para sentir que a vibe do lugar é especial. Conhecemos basicamente a praia, o rio e o famoso doce Nega Maluca, comprado no Cantinho da Dona Duca. Importante: não deixe de comer o doce Nega Maluca de jeito nenhum, isso seria um erro imperdoável!!!
O que fazer
Caso você tenha mais tempo em Caraíva, você poderá aproveitar muito mais desse lugar mágico. Então, seguem algumas dicas do que fazer em Caraíva:
Passeio de buggy para a Praia de Corumbau
Um buggy te leva até a Praia de Corumbau pelas areias da praia. O trajeto até a praia é de aproximadamente 12km. Chegando na praia é só aproveitar o dia nesse lugar lindo.
Caminhada até a Praia do Espelho ou Satu
Atravessando o Rio Caraíva, você pode fazer uma caminha longa até a Praia do Espelho, que dura aproximadamente 2 horas. Caso não queira andar tanto, na mesma direção está a Praia de Satu, que fica a 40 minutos de distância.
Descer o Rio Caraíva de boia
Um passeio divertido é a descida de boia pelo Rio Caraíva. Você contrata uma lancha que te leva até a prainha, alguns poucos quilômetros rio acima. Com uma boia você desce o rio carregado pelo fluxo da maré.
Esses são alguns passeios para quem deseja curtir mais um pouco de Caraíva. Porém, o mais legal desse lugar é a vibe e a natureza. É o não fazer nada e ficar só admirando.
QUER SABE MAIS SOBRE ESSE DESTINO?
O QUE FAZER EM ARRAIAL D’AJUDA
PRAIA DO ESPELHO: DICAS PARA APROVEITAR ESSE PARAÍSO
Ola Vivi.
Que post completinho. Adorei as dicas e que lugar lindo!!!
Obrigada por compartilhar
bjinhos
Thais
Oi oi! Estou doido pra ir na Bahia! E esse post me deixou com mais vontade! Adorei! 😉
Desde que descobri a existência desse lugar, ele está na minha listinha de lugares a descobrir. Mas, acho que mais do que bate e volta, corro o risco de ficar por lá e nunca mais voltar
Ah, sim… vale a pena ficar mais uns dias. Já ouvi história de turista que foi e não voltou mais. Corre esse risco mesmo. kkkkkk
Esse lugar é incrível mesmo, eu fiquei apaixonada. Agora preciso confessar, fiquei looouca por esse doce hein!! Deu água na boca 😉
Parabéns pelo post, amiga! Ficou lindo!
Bjs
Esse doce é uma delícia e Caraíva é demais!
Ai mais que post mais delicioso e lindo! Parabéns! 🙂 Atiçou meu desejo.
Muito Obrigada!
Não conhecia ainda. Que ótima dica!
Obrigada!
Oi Vivi, ficarei em Porto Seguro 1 semana e pretendo fazer um bate e volta para conhecer Caraíva, acha que vale a pena? O que recomenda? Obrigada!
Olá, Tatiane! De Porto Seguro para Caraíva é possível ir sim, mas é bastante distante. Aconselharia você ficar mais tempo em Caraíva. Bjs
Boa tarde,
Vou fazer basicamente o mesmo trajeto que vocês fizeram, mais me restou uma dúvida. Existem estacionamentos para deixar o carro antes de atravessar o rio? Como vocês fizeram?
Oi, Daiane! Sim, existem estacionamentos logo na beira do rio. Nós deixamos o carro estacionado lá. Se eu não me engano pagamos R$15,00. Bjs
Pingback: Onde comer em Arraial d'Ajuda - VIVINAVIAGEM