Quando ouço falar de Angra dos Reis logo me vem à mente aqueles passeios incríveis de lancha. Aqueles passeios de barco para conhecer as inúmeras ilhas da Costa Verde. Já estive em Angra várias vezes e sempre faço os passeios tradicionais. Nessa minha última visita à cidade, tive a oportunidade de fazer o Walking Tour pelo centro histórico. Um passeio diferente e cheio de história, que nos revelou um outro lado Angra dos Reis.
Para quem nunca ouviu falar, o walking tour nada mais é que uma espécie de passeio guiado. Usualmente esse passeio é de cunho turístico e realizado a pé. Esse tipo de passeio é oferecido em várias cidades do mundo. Alguns deles ocorrem de forma gratuita, sendo chamados assim de free walking tour. Ao final do tour é pedida uma uma contribuição ou gorjeta pelo serviço de guiamento oferecido.
Voltando para Angra dos Reis, fizemos esse passeio a convite da Angra & Ilha Grande CVB quando estivemos na cidade em junho de 2017 para o I FAMTOUR BLOGS ANGRA EXPERIENCE. Nosso guia foi o simpático Marcelo Miler, que nos apresentou a história da cidade.
Nosso tour começou na Igreja e Convento do Carmo, uma construção datada do século XVII. Um conjunto arquitetônico que abrange o edifício do convento, a Igreja do Carmo e a Igreja da Ordem Terceira. Ambas igrejas separadas por uma torre sineira. Ao lado da Igreja do Carmo fica a Praça General Osório, que foi projetada por Burle Marx.
Passamos pela Rua do Comércio, onde pode-se ver alguns edifícios antigos e chegamos na Igreja de Santa Luzia. A Igreja foi construída por volta de 1632 por uma confraria de pescadores. Em 1749 a Igreja foi reformada, ganhando o frontão de feição barroco-rococó e talha dourada em seu interior.
Depois fomos conhecer a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. A construção teve início em 1625 para abrigar a imagem que veio de Portugal. Porém, a obra só foi concluída em 1750. É a Igreja mais rica do município e foi tombada como patrimônio histórico nacional em 1954.
Seguimos para a Praça Nilo Peçanha, local onde estão situados os prédios históricos da cidade. Na praça encontram-se a Prefeitura e a Câmara Municipal de Angra.
Finalizamos o walking tour na Praça Almirante Tamandaré, visitamos o Mercado Redondo, onde são vendidos peixes e frutos do mar. Ao redor da praça ficam algumas lojinhas de artesanato e o comércio ambulante.
O passeio foi muito interessante e diferente de tudo que se espera ver em Angra dos Reis. Achei que valeu super a pena conhecer a história da cidade e ver como ela funciona hoje em dia. Descobri que Angra dos Reis tem muito mais a apresentar além das belezas marítimas. A Mariel do blog Somando Destinos também estava no Famtour e deu outras dicas de Passeios em Angra dos Reis em terra firme.
PASSEIO DE LANCHA EM ANGRA DOS REIS
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é aquele passeio clássico, que não pode ficar…
Nós ficamos hospedados durante 5 dias no Salinas Maragogi e vamos te contar como é…
Enfim fomos conhecer a famosa Ilha da Gigóia, um cantinho repleto de belezas naturais, restaurantes,…
O Le Canton é realmente um hotel ideal para famílias com crianças e o único…
Um dos meus lugares preferidos em San Andres, sem dúvidas, foi Rocky Cay. Um lugar…
Se você está à procura de um lugar aconchegante, rodeado pela natureza e com atrações…
Veja os comentários
Quanto tempo demora o walking tour ?
Olá Silvia! Durou aproximadamente 1 hora. Bjs
como faço para fazer o walking tour ? TEM QUE MARCAR ? ONDE ?
Oi, Maria Clara! Infelizmente a agência Doce Angra não está realizando mais o passeio, mas eles indicaram um guia da região que realiza o passeio.
Caso tenha interesse, o instagram dele é o @nrturismoangra.