Quando ouço falar de Angra dos Reis logo me vem à mente aqueles passeios incríveis de lancha. Aqueles passeios de barco para conhecer as inúmeras ilhas da Costa Verde. Já estive em Angra várias vezes e sempre faço os passeios tradicionais. Nessa minha última visita à cidade, tive a oportunidade de fazer o Walking Tour pelo centro histórico. Um passeio diferente e cheio de história, que nos revelou um outro lado Angra dos Reis.
Para quem nunca ouviu falar, o walking tour nada mais é que uma espécie de passeio guiado. Usualmente esse passeio é de cunho turístico e realizado a pé. Esse tipo de passeio é oferecido em várias cidades do mundo. Alguns deles ocorrem de forma gratuita, sendo chamados assim de free walking tour. Ao final do tour é pedida uma uma contribuição ou gorjeta pelo serviço de guiamento oferecido.
Voltando para Angra dos Reis, fizemos esse passeio a convite da Angra & Ilha Grande CVB quando estivemos na cidade em junho de 2017 para o I FAMTOUR BLOGS ANGRA EXPERIENCE. Nosso guia foi o simpático Marcelo Miler, que nos apresentou a história da cidade.
Nosso tour começou na Igreja e Convento do Carmo, uma construção datada do século XVII. Um conjunto arquitetônico que abrange o edifício do convento, a Igreja do Carmo e a Igreja da Ordem Terceira. Ambas igrejas separadas por uma torre sineira. Ao lado da Igreja do Carmo fica a Praça General Osório, que foi projetada por Burle Marx.
Passamos pela Rua do Comércio, onde pode-se ver alguns edifícios antigos e chegamos na Igreja de Santa Luzia. A Igreja foi construída por volta de 1632 por uma confraria de pescadores. Em 1749 a Igreja foi reformada, ganhando o frontão de feição barroco-rococó e talha dourada em seu interior.
Depois fomos conhecer a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. A construção teve início em 1625 para abrigar a imagem que veio de Portugal. Porém, a obra só foi concluída em 1750. É a Igreja mais rica do município e foi tombada como patrimônio histórico nacional em 1954.
Seguimos para a Praça Nilo Peçanha, local onde estão situados os prédios históricos da cidade. Na praça encontram-se a Prefeitura e a Câmara Municipal de Angra.
Finalizamos o walking tour na Praça Almirante Tamandaré, visitamos o Mercado Redondo, onde são vendidos peixes e frutos do mar. Ao redor da praça ficam algumas lojinhas de artesanato e o comércio ambulante.
O passeio foi muito interessante e diferente de tudo que se espera ver em Angra dos Reis. Achei que valeu super a pena conhecer a história da cidade e ver como ela funciona hoje em dia. Descobri que Angra dos Reis tem muito mais a apresentar além das belezas marítimas. A Mariel do blog Somando Destinos também estava no Famtour e deu outras dicas de Passeios em Angra dos Reis em terra firme.
PASSEIO DE LANCHA EM ANGRA DOS REIS
Se você sonha em explorar um cantinho da Grécia que reúne história, charme e praias…
Viajar de ferry pelas Ilhas Gregas é uma das formas mais autênticas e encantadoras de…
Se você é apaixonado por astronomia ou simplesmente quer fazer um passeio diferente no Rio…
Descubra tudo sobre o La Foret Hotel em Búzios, uma excelente opção de hospedagem próxima…
Se você busca um destino mágico para o fim de ano, o Natal Luz de…
Se você está buscando um refúgio romântico ou uma viagem para relaxar em meio à…
Veja os comentários
Quanto tempo demora o walking tour ?
Olá Silvia! Durou aproximadamente 1 hora. Bjs
como faço para fazer o walking tour ? TEM QUE MARCAR ? ONDE ?
Oi, Maria Clara! Infelizmente a agência Doce Angra não está realizando mais o passeio, mas eles indicaram um guia da região que realiza o passeio.
Caso tenha interesse, o instagram dele é o @nrturismoangra.