Nacionais

Roteiro de 4 dias na Praia do Forte

Sol, praias, piscinas naturais e uma vila muito charmosa, assim é a Praia do Forte na Bahia. Um destino repleto de belezas naturais e atrações para todos os tipos de visitantes. A Praia do Forte fica na região norte da Bahia e está apenas a 1 hora de distância de Salvador. Nós fizemos um Roteiro de 4 dias na Praia do Forte e vamos dividir com vocês.

Apesar de muitas pessoas fazerem apenas um bate e volta de Salvador até a Praia do Forte, nós decidimos dedicar 4 dias inteiros para conhecer esse vilarejo e não nos arrependemos. A Praia do Forte possui muitas atrações, além de suas maravilhosas praias com piscinas naturais, que são as principais atrações da região.

Uma dica importante antes de começar o seu roteiro, se puder alugue um carro. Isso vai facilitar a sua viagem e permitir que você aproveite melhor os passeios, fazendo seu próprio tempo e roteiro.

Dia 1: Projeto Tamar + Castelo Garcia D’Ávila

Como chegamos cedo na Praia do Forte, antes mesmo de fazermos o check-in no Hotel Via dos Corais, fomos conhecer o vilarejo. Com ares de vila de pescadores, mas muito bem estruturada, a vila da Praia do Forte é um verdadeiro charme. Impossível não se apaixonar por essa vila encantadora.

Reserve já o seu hotel na Praia do Forte e garanta os melhores preços!

A linda e simples igreja de São Francisco na beira da Praia do Portinho e os seus barquinhos coloridos deixam o clima ainda mais especial. Na vila encontramos diversos restaurantes, sorveterias, lojas de artesanato e barraquinhas de rua. É na vila que acontece todo o agito da Praia do Forte.

 Logo atrás da igreja fica uma das atrações mais procuradas da Praia do Forte: o Projeto Tamar. Nós já conhecíamos o Projeto Tamar de Fernando de Noronha e nos surpreendemos com a estrutura do Projeto Tamar na Praia do Forte. Essa base do projeto é muito maior, mais preparada para o turismo e possui diversas atividades.

O Projeto Tamar atua na preservação das tartarugas marinhas. A entrada custou 26 por pessoa (existe opções para pagamento de meia entrada). Após adquirir o ingresso e receber o carimbo em sua mão, você pode aproveitar o dia inteiro no Projeto Tamar. Eu sou simplesmente apaixonada por esse projeto e adorei suas atrações. Nesse dia vimos diversos tipos de tartarugas marinhas, vimos os filhotinhos e ainda participamos do momento da alimentação de tartarugas enormes.

Saindo do Projeto Tamar, para finalizar o nosso primeiro dia na Praia do Forte fomos visitar o Castelo Garcia D’Ávila. Um dos principais monumentos do patrimônio histórico e cultural brasileiro, considerado a primeira grande edificação portuguesa no Brasil. Começou a ser construído em 1551, sua conclusão ocorreu somente em 1624 e hoje se encontra em ruínas. A visitação custa R$10,00 por pessoa e existe estacionamento no local.

Dia 2: Praias e Piscinas Naturais

O segundo dia foi dedicado as praias e piscinas naturais. Como não é possível chegar as praias de carro, contratamos um tuk tuk, que nos pegou no hotel e nos levou até o acesso de entrada da Praia do Lord. Nós pagamos 20 reais por esse trajeto, que durou aproximadamente uns 5 minutos. O tuk tuk é um meio de transporte muito utilizado na Praia do Forte.

A Praia do Lord fica entre a Praia da Pedra do Chapéu (mais próxima à vila) e a Papa Gente (com as melhores piscinas naturais). Começamos pelas famosas piscinas naturais do Papa Gente, pois a maré já estava baixa. Depois de nadar um pouquinho e tirar muitas fotos nas piscinas naturais fomos para a Praia do Lord. Alugamos um guarda sol com cadeiras e ficamos um tempinho apreciando a beleza do lugar e a movimentação dos turistas no local. Em seguida descemos pela Praia da Pedra do Chapéu e caminhamos até chegar na vila.

Em toda a extensão do litoral da Praia do Forte é comum a formação de piscinas naturais durante a maré baixa, porém as piscinas do Papa Gente e da Praia do Lord são as mais frequentadas. Lembre-se que é muito importante conferir a tábua das marés para saber o melhor horário para aproveitar as piscinas naturais.

Dia 3: Parque Klaus Peters + Espaço Baleia Jubarte

Começamos o terceiro dia conhecendo a Praia do Portinho de Baixo, que se tornou a minha praia preferida na Vila da Praia do Forte. A Praia do Portinho de Baixo é também conhecida como a praia do Tivoli Ecoresort (famoso resort que fica bem em frente a essa praia). Chegamos mais uma vez no horário da maré baixa e conseguimos aproveitar a piscina natural, que se formou na praia.

Aproveitamos para conhecer e almoçar no Point do Folha, uma espécie de restaurante bem informal. Ele fica debaixo das árvores, bem em frente à praia e suas mesas são pranchas de surf. Nós pedimos uma lagosta, que vinha acompanhada com arroz, pirão, batatas, banana e vinagrete. Simplesmente uma combinação perfeita para curtir a praia e o visual lindo da Bahia.

No período da tarde fizemos um passeio bem tranquilo no Parque Klaus Peters, um lugar ótimo para fazer uma caminhada, apreciar a fauna e flora local. Depois fomos conhecer o Espaço Baleia Jubarte, que é dedicado a preservação da Baleia Jubarte. Um espaço muito bacana onde aprendemos mais sobre essas espécies incríveis. Entre os meses de julho a outubro é possível fazer passeios de barco para avistar as baleias, que se encontram no litoral norte da Bahia para reprodução e amamentação dos seus filhotes.

Dia 4: Imbassaí + Praia de Santo Antônio + Diogo

Em nosso último dia na Vila da Praia do Forte fizemos um passeio até algumas regiões próximas. Fomos conhecer Imbassaí, Praia de Santo Antônio, Diogo e Sauipe. Em Imbassaí aproveitamos a praia e o rio, que ficam um ao lado do outro. Um lugar maravilhoso para passar o dia intercalando entre as águas tranquilas do rio com o mar agitado da praia.

Depois fizemos uma parada na Praia de Santo Antônio, uma praia bem deserta, selvagem e quase intocada pelo homem. Seus enormes coqueiros rodeando as areias da praia deixam o ambiente ainda mais paradisíaco.

Fizemos uma parada para almoço no vilarejo de Diogo. Um vilarejo simples, rústico e muito aconchegante. Almoçamos no famoso restaurante Sombra da Mangueira, que leva esse nome justamente por estar debaixo de uma enorme mangueira. Pedimos a moqueca de camarão, que é a especialidade da casa e adoramos! O segredo dessa moqueca é a utilização de queijo prato em sua receita.

Voltamos para a Vila da Praia do Forte e aproveitamos nossas últimas horas nesse paraíso. No dia seguinte era hora de ir embora e retornar para casa com saudades e ótimas lembranças desse belo cantinho da Bahia. Aproveite para conferir mais dicas da Praia do Forte nesse vídeo abaixo:

QUER SABER MAIS SOBRE ESSE DESTINO?

DICAS DA PRAIA DO FORTE – BAHIA

CASTELO GARCIA D’ÁVILA

PROJETO TAMAR – PRAIA DO FORTE

PLANEJE SUA VIAGEM

Hospedagem

Encontre o hotel ideal para sua viagem no Booking.com e garanta o melhor preço na sua hospedagem.

Seguro viagem

Não deixe de fazer o seguro viagem com a Seguros Promo e viaje tranquilo. Utilizando o nosso código promocional (VIVINAVIAGEM5), você ganha 5% de desconto.

Chip Internacional

Fique conectado em toda sua viagem com da EASYSIM4U. Adquira o seu e tenha internet ilimitada em sua viagem.

Passeios/Ingressos

Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e muitas outras experiências com o Get Your Guide

Aluguel de carro

Alugue um carro pela RentCars e faça seu próprio tempo e roteiro na sua viagem.
Viviane Carneiro

Uma pessoa apaixonada por viagens!!! Que ama conhecer lugares novos e viver experiências diferentes. Pessoas, lugares, momentos, tudo que está em movimento me encanta.

Veja os comentários

Posts recentes

Jardim Botânico do Rio de Janeiro: um passeio imperdível

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é aquele passeio clássico, que não pode ficar…

% dias atrás

Salinas Maragogi – Como é se hospedar nesse resort?

Nós ficamos hospedados durante 5 dias no Salinas Maragogi e vamos te contar como é…

% dias atrás

Ilha da Gigóia: o que fazer, onde comer e como chegar

Enfim fomos conhecer a famosa Ilha da Gigóia, um cantinho repleto de belezas naturais, restaurantes,…

% dias atrás

Le Canton – Hotel ideal para famílias com crianças em Teresópolis

O Le Canton é realmente um hotel ideal para famílias com crianças e o único…

% dias atrás

Rocky Cay – San Andres (Colômbia)

Um dos meus lugares preferidos em San Andres, sem dúvidas, foi Rocky Cay. Um lugar…

% dias atrás

Hotel Fazenda Cheiro Verde

Se você está à procura de um lugar aconchegante, rodeado pela natureza e com atrações…

% dias atrás