O Espírito Santo é um estado rico em belezas naturais e paisagem diversificada. Em terras capixabas é possível aproveitar praias, montanhas, boa gastronomia e ecoturismo. Eu já conhecia Vitória e Vila Velha com suas belas praias, mas dessa vez tive a oportunidade de subir a serra e conhecer um Espírito Santo diferente, por isso decidi compartilhar com vocês um ROTEIRO DE 3 DIAS PELA SERRA CAPIXABA.
Estivemos na região em abril de 2018 a convite do Pocando no Espirito Santo, um evento que tem como objetivo divulgar o estado e seu potencial turístico. Essa foi a quarta edição do evento, que já é um sucesso e reúne blogueiros de viagem de diversos lugares do Brasil.
Nesse roteiro visitamos parte da Região dos Imigrantes: Santa Leopoldina, Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá. Visitamos essas três cidades serranas com clima agradável e atrativos turísticos, que vão desde cachoeiras até programas culturais.
Blogs participantes do Pocando no ES: Mariana Viaja, Viagens Cine, Bagagem de Memórias, Fuxicos de Viagens, Tire a Bunda do Sofá, Idas e Vindas Blog, São Paulo Sem Mesmice, Vem Que Te Conto, Mapa na Mão, Ta Indo Pra Onde, Capixaba na Estrada, Viagem Massa, Por Aí Dicas de Viagem, Pelo Mundo com Manu, Caminha Gente, Blog Destinões, Roberta Leite, Elielson Beans, Aline Approves, Guia e Turismo.
Roteiro de 3 dias pela Serra Capixaba
Dia 1: Santa Leopoldina
A primeira cidade visitada na Serra Capixaba foi Santa Leopoldina. Uma cidade com clima agradável, rodeada por muito verde e com cachoeiras lindas. Santa Leopoldina fica a aproximadamente 1h de Vitória, é possível fazer um bate e volta ou até mesmo aproveitar o final de semana na cidade.
Nossa primeira parada em Santa Leopoldina foi no centro histórico, local em que o nosso guia Jeffinho Expedições nos contou um pouco da história da cidade. A cidade é uma gracinha, pequena, com ar bucólico e muitos casarões antigos.
Ainda no centro histórico, visitamos o Museu do Colono, que retrata a época do apogeu comercial portuário. O museu possui um acervo constituído de aproximadamente 600 peças, destacando-se mobiliários, objetos e fotografias, que retratam os costumes de uma família do final do século XIX.
Na parte da tarde fomos conhecer o Parque Cachoeira Véu da Noiva, situado cerca de 10 KM do centro histórico da cidade. O local possui ótima infraestrutura com pousada, restaurante, área para camping, piscina e toboágua.
A principal atração do parque é a linda Cachoeira Véu da Noiva. A cachoeira fica bem no meio da mata e para chegar até a cachoeira é necessário fazer uma pequena trilha de aproximadamente 500 metros. A entrada no Parque Cachoeira Véu da Noiva custa 10 reais por pessoa.
Nossa última parada do dia foi no Eco Parque Moxafongo, um parque com restaurante, banheiros e algumas opções de atividades como passeio de quadriciclo. Para entrar no Eco Parque Moxafongo é necessário pagar uma entrada no valor de 10 reais por pessoa.
A Cachoeira Moxafongo fica a poucos passos do restaurante e possui fácil acesso. A cachoeira é linda, possui uma queda de aproximadamente 13 metros e um bom poço para banho. Um ótimo lugar para passar o dia com a família.
Dia 2: Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa
No segundo dia seguimos viagem em direção a Santa Teresa, mas no caminho fizemos uma parada rápida em Santa Maria de Jetibá. Nessa parada conhecemos apenas a Prefeitura Municipal e o Monumento do Imigrante Pomerano. Se você tiver mais tempo, vale a pena separar um dia para conhecer Santa Maria de Jetibá. A cidade é considerada a mais pomerana (um povo alemão originário da Pomerânia, na região do Mar Báltico, entre as atuais Alemanha e Polônia) do Brasil.
Chegando em Santa Teresa, fomos direto para a Cantina Mattiello, onde conhecemos a sua forma de produção e degustamos alguns dos vinhos produzidos no local. A Cantina Mattiello também possui uma loja com produtos locais e uma cafeteria.
Em seguida visitamos a Casa Lambert, que foi uma das primeiras moradias de Santa Teresa construída em 1875 pelos irmãos Antônio e Virgílio Lambert. No local fomos recebidos pelo Rei e pela Princesa da Festa do Vinho de Santa Teresa.
Depois fizemos uma parada rápida na Rampa Amaury Fernandes também conhecida como Rampa de Voo Livre Caravaggio. O visual do local é simplesmente lindo! Para visitar a Rampa é necessário pagar um valor de 4 reais.
O período da tarde foi destinado a conhecer algumas casas de bebidas locais. Visitamos a Casa do Espumante e Casa dei Liquori, nesses lugares fizemos degustação e conhecemos os produtos de fabricação própria.
Dia 3: Santa Teresa
Começamos o dia na Galeria Cultural Virgínia Gasparini Tamanini. A galeria é dividida em dois andares. O primeiro andar é destinado para a divulgação e venda de produtos artesanais e da agroindústria local. No segundo andar fica o Museu da Cultura e da Imigração Italiana em Santa Teresa.
Depois visitamos o Museu de Biologia Professor Mello Leitão. Um museu público com área verde extensa e grande diversidade de fauna e flora. Uma das principais atrações do Museu é a observação dos colibris e de outras aves. O museu possui entrada gratuita.
Depois fomos para a Rua do Lazer, uma rua onde ficam concentrados muitos bares e restaurantes. Essa rua é muito movimentada, principalmente no horário do almoço e do jantar. Logo no início da Rua do Lazer está localizada a Igreja Matriz de Santa Teresa.
Para fechar a nossa viagem pela Serra Capixaba, visitamos a Loja da Claid’s Biscoitos. A loja é uma gracinha e muito aconchegante. Além de conhecer a loja, foi possível degustar uma enorme variedade de biscoitos artesanais.
Eu simplesmente amei essa viagem e já quero voltar par a Serra Capixaba!
Esse roteiro foi lindo e muito especial. Minha primeira vez em terras capixabas e voltei encantada. Vontade de conhecer mais desse estado lindo! Obrigada pela companhia nesses dias e parabéns pelo post. Bjusss
Espero que tenha gostado dessa outra parte do ES ❤️
Adorei o seu relato, Vivi! Espero que tenha a oportunidade de vir mais no ES e conhecer outros tantos de lugares para se encantar por aqui!
Oi, Emilia! Adorei conhecer você e a Manuzinha, espero voltar no ES e conhecer as outras regiões.
Bjs,
Delícia esse roteiro, adorei ter participado dessa viagem com tanta gente bacana!
Já que os comentários acima falam em conhecer mais do ES, vou dar duas dicas (embora poderia dar muitas): conheçam Itaúnas, principalmente em período dos festivais (de forró e o gastronômico), no carnaval ou no reveillon. É uma vila muito bacana e um sossego só! Tem dunas, parque, museu, muita gente bacana, de vários lugares do Brasil e do mundo! Outro lugar fantástico é a região do caparaó, com seus poços de águas cristalinas (Pedra roxa, hidrolândia, etc). #orgulhodesercapixaba
Pingback: O que fazer em Santa Leopoldina - VIVINAVIAGEM
Amei o Post. Parabens!
Sensacional!
Continue realizando esse trabalho tão importante que faz da vida das pessoas mais felizes.
Fico muito feliz que tenha gostado e agradeço muito pelo carinho! Bjs