Passeio de Maria Fumaça em Bento Gonçalves

Em nossa primeira ida a Gramado em 2012, fizemos o Passeio de Maria Fumaça. Esse passeio é uma das principais atrações da Serra Gaúcha. Uma linda viagem de trem, que passa por Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.

Foto by Jeff Nolasco
Reserve já o seu hotel em Gramado e garanta os melhores preços!

Como é o passeio

O passeio é muito agradável, com lindas paisagens, diversão dentro do trem e paradas para degustação de vinho, espumante e suco de uva. É uma verdadeira festa gaúcha, regada a muita música e bebidas típicas da região.

O embarque é feito na Estação Férrea de Bento Gonçalves e o retorno é feito de ônibus partindo de Carlos Barbosa. Contratamos esse passeio por uma Agência de Turismo de Gramado (não lembro qual). O valor do passeio incluía a passagem de ônibus e a de trem já em horários pré-estabelecidos. Um ônibus nos buscou em nosso hotel e nos levou até a Estação de Trem de Bento Gonçalves.

Logo que a Maria Fumaça apita e parte para a viagem. Logo começa a diversão com a apresentação de um grupo de teatro, músicos e outros artistas dando um verdadeiro show de alegria. A viagem se transforma em um momento muito descontraído e animado. Dentro do trem são vendidos vinhos, cervejas, refrigerantes, sucos, em um carrinho que circula pelos vagões enquanto a festa acontece.

Garibaldi

Após aproximadamente uns 40 minutos de viagem, chegamos em Garibaldi onde é feita a primeira parada de aproximadamente 15 minutos. Músicos gaúchos nos esperam na estação de trem com muita animação. Além disso acontece mais degustação de vinhos, sucos e espumantes.

Foto by Jeff Nolasco

A Maria Fumaça apita novamente lembrando que é hora de voltar para o trem e continuar a viagem até o destino final em Carlos Barbosa. Essa é a última parada do trem e todos têm que descer. Em Carlos Barbosa é possível conhecer a loja da fábrica da Tramontina, que eu particularmente achei bem interessante.

Fábrica da Tramontina

Bem em frente a fábrica da Tramontina fica uma Casa de Vinhos e Queijos, onde é possível fazer degustação e comprar alguns produtos típicos da região. Fizemos a nossa comprinha ali e pegamos o ônibus de volta a Bento Gonçalves.

Epopéia Italina

De volta a Bento Gonçalves, fomos conhecer a pequena Epopéia Italiana. Trata-se de um Parque Temático, que conta a saga da imigração italiana. São nove cenários com encenações dos atores, o espetáculo dura cerca de 45 minutos e termina com degustação de vinhos, suco de uva, biscoitos italianos e polenta frita. A visita está inclusa no ingresso do Trem Maria Fumaça.

Foto by Jeff Nolasco

Em resumo, vale muito a pena fazer esse passeio e separar o dia inteiro para aproveitar ao máximo. Nós adoramos o passeio e recomendamos!!!

QUER SABER MAIS SOBRE ESSE DESTINO?

ROTEIRO DE 5 DIAS EM GRAMADO

ONDE COMER EM GRAMADO E CANELA

UM DIA NO SNOWLAND – PARQUE DE NEVE

 

PLANEJE SUA VIAGEM

Hospedagem

Encontre o hotel ideal para sua viagem no Booking.com e garanta o melhor preço na sua hospedagem.

Seguro viagem

Não deixe de fazer o seguro viagem com a Seguros Promo e viaje tranquilo. Utilizando o nosso código promocional (VIVINAVIAGEM5), você ganha 5% de desconto.

Chip Internacional

Fique conectado em toda sua viagem com da EASYSIM4U. Adquira o seu e tenha internet ilimitada em sua viagem.

Passeios/Ingressos

Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e muitas outras experiências com o Get Your Guide

Aluguel de carro

Alugue um carro pela RentCars e faça seu próprio tempo e roteiro na sua viagem.
Viviane Carneiro

Uma pessoa apaixonada por viagens!!! Que ama conhecer lugares novos e viver experiências diferentes. Pessoas, lugares, momentos, tudo que está em movimento me encanta.

Veja os comentários

Posts recentes

Jardim Botânico do Rio de Janeiro: um passeio imperdível

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é aquele passeio clássico, que não pode ficar…

% dias atrás

Salinas Maragogi – Como é se hospedar nesse resort?

Nós ficamos hospedados durante 5 dias no Salinas Maragogi e vamos te contar como é…

% dias atrás

Ilha da Gigóia: o que fazer, onde comer e como chegar

Enfim fomos conhecer a famosa Ilha da Gigóia, um cantinho repleto de belezas naturais, restaurantes,…

% dias atrás

Le Canton – Hotel ideal para famílias com crianças em Teresópolis

O Le Canton é realmente um hotel ideal para famílias com crianças e o único…

% dias atrás

Rocky Cay – San Andres (Colômbia)

Um dos meus lugares preferidos em San Andres, sem dúvidas, foi Rocky Cay. Um lugar…

% dias atrás

Hotel Fazenda Cheiro Verde

Se você está à procura de um lugar aconchegante, rodeado pela natureza e com atrações…

% dias atrás