Paraty – Turismo e Gastronomia

Um dos destinos mais charmosos e completos do Rio de Janeiro, Paraty fica apenas a 4 horas do centro da Cidade Maravilhosa e possui muitas atrações como cachoeiras, praias, alambiques, muita história e gastronomia de alta qualidade. Confira nossas dicas sobre: PARATY – TURISMO E GASTRONOMIA.

Reserve já o seu hotel em Paraty e garanta os melhores preços!
Centro Histórico

Centro Histórico

Somos suspeitos para falar de Paraty, gostamos demais dessa cidade, já estivemos 3 vezes por lá e tenho certeza que voltaremos.

PARATY – TURISMO E GASTRONOMIA

Como chegar

Paraty está localizada no estado do Rio de Janeiro, na região conhecida como Costa Verde. A cidade está praticamente no meio do caminho entre as capitais Rio de Janeiro (240 km) e São Paulo (270 km). É possível chegar a Paraty de ônibus, carro ou até mesmo de transfer.

Para quem deseja sair de carro do Rio de Janeiro, a melhor rota é pela BR-101 (Rio – Santos), cujo percurso é feito pelo litoral e a vista é maravilhosa. Para os motoristas que vão por São Paulo, a BR-116, até Guaratinguetá, é uma boa opção, mas existem outros trajetos mais longos, porém com paisagens lindas.

Onde se hospedar

 Paraty possui muitas opções de hospedagens para todos os bolsos e gostos. A maioria são pequenas pousadas, com estilo mais clássico nos antigos casarões da cidade. Como disse anteriormente já estivemos em Paraty 3 vezes e em cada uma delas nos hospedamos em uma pousada diferente, mas sem dúvidas a nossa preferida foi a Pousada Corsário. A pousada é linda, com muito verde, quartos amplos, com piscina na beira do Rio Perequê e a poucos metros do centro histórico. Quer conhecer mais sobre a Pousada Corsário? POUSADA CORSÁRIO PARATY

RESERVE SEU HOTEL EM PARATY AQUI!!!
Pousada Corsário

Pousada Corsário

O que fazer

Paraty é um paraíso para os que amam natureza e história, você pode fazer desde um passeio pelo centro histórico da cidade até uma trilha com direito a conhecer uma piscina natural. Vamos falar um pouco do melhor de Paraty.

Centro Histórico

Esse sem dúvidas é um passeio imperdível em Paraty, andar pelas ruas de pedras, ver os lindos casarões antigos e coloridos, descobrir cada beco e ruela, conhecer um pouco mais da história dessa cidade que ainda resiste ao tempo, esse passeio pode ser feito a pé, de charrete ou de bicicleta. Entre nas lojinhas de souvenir e artesanato, aprecie os artistas de rua, não deixe de ir na Igreja Santa Rita de Cássia e tire muitas fotos.

Centro Histórico

Centro Histórico

Igreja Santa Rita de Cássia

Igreja Santa Rita de Cássia

Trindade

Faça um bate volta até o município de Trindade, que fica aproximadamente a 40 minutos de Paraty e mais parece uma vila. Trindade tem praticamente apenas uma rua, com alguns bares, restaurantes e pousadas. Lá as grandes atrações são a Praias do Meio e a piscina natural do Caxadaço, a chegada até a piscina só pode ser feita de barco ou por uma trilha no meio da mata de aproximadamente 30 minutos.

Praia do Meio

Praia do Meio

Mirante na Trilha do Caxadaço

Mirante na Trilha do Caxadaço

Piscina Natural do Caxadaço

Piscina Natural do Caxadaço

Passeio de Escuna, Lancha ou Veleiro

As melhores praias de Paraty possuem difícil acesso, sendo mais fácil chegar até elas pelo mar. Por este motivo, um passeio de escuna, lancha ou veleiro é imprescindível. As três opções são ótimos passeios, mas vai depender da grana que você tem disponível. É lógico que o passeio de lancha ou veleiro é mais exclusivo, confortável e rápido, mas o passeio de escuna também cumprirá a missão de te levar nas principais praias de Paraty.

Cachoeiras e Alambiques

Outro passeio bem divertido é conhecer os alambiques e cachoeiras. Paraty é famosa por suas cachaças, quem aprecia diz ser muito boa, mas se você assim como eu não curte essa iguaria, não deixe de fazer o passeio porque é muito interessante conhecer todo o processo de fabricação. Fora que nas lojinhas sempre tem uns docinhos típicos, aí a gente não sai perdendo. Nesse mesmo tour dos alambiques, há algumas paradas para banho nas cachoeiras, então se você curte um clima mais serrano com certeza vai adorar o passeio. As cachoeiras mais visitadas são Tobogã, Poço dos Ingleses, Poço da Lage e Pedra Branca.

Cachoeira do Tobogã

Cachoeira do Tobogã

Alambique Cachaça Coqueiro

Alambique Cachaça Coqueiro

Onde comer

O que não falta em Paraty são opções de bares e restaurantes, são opções para todos os tipos de viajantes. Vamos falar dos que mais gostamos.

Banana da Terra

Esse foi o restaurante que mais gostei, na verdade sai de lá extasiada. É um restaurante mais sofisticado, por isso com um preço mais salgado. Posso te garantir que vale a pena fazer o sacrifício de gastar um pouco mais. O ambiente é lindo e elegante, com uma pegada bem brasileira, o atendimento é ótimo e a comida é simplesmente divina. Eu pedi um filé de peixe em crosta de pimenta limão com risoto e o André pediu uma posta de peixe cozida com banana da terra na panela de barro. De sobremesa dividimos mousse de chocolate callebaut com cubos de torta de chocolate e purê de frutas vermelhas. Foi um almoço perfeito!!!

dsc08988 dsc08996 restaurante-banana-da-terra

Pippo

Para os amantes de comida italiana, assim como nós, recomendamos o Pippo. Um restaurante bem charmosinho, com uma decoração elegante, bom preço e atendimento. De entrada nós pedimos as tradicionais brusquetas de tomate, manjericão e azeite. Como prato principal eu pedi um fettuccine ao pesto e o André um penne ao pomodoro.

dsc08848 dsc08850 dsc08854

Pistache

Por último, mas não menos importante, a sorveteria Pistache. Uma ótima opção de sobremesa ou para refrescar o passeio da tarde. O ambiente é bem bonitinho, possui um clima bem descontraído e as mesinhas ficam na rua. O sorvete é bem gostoso, é vendido a peso.

Enfim, Paraty é isso e muito mais!!! Dá para aproveitar o final de semana ou passar uma semana inteirinha curtindo todas as atrações. A única certeza que eu tenho é que você, assim como eu, vai querer voltar várias vezes.

DICA IMPORTANTE:  

Contrate um Seguro Viagem e fique tranquilo para aproveitar o destino dos seus sonhos. O Vivi na Viagem é parceira da Seguros Promo e te garante 5% de desconto com o código promocional: VIVINAVIAGEM5.

Vai levar a criançada nessa viagem? Confira o Roteiro de Final de Semana em Paraty, que o Blog Por aí com os Pires preparou.

QUER SABER MAIS SOBRE PARATY?

FAZENDA BANANAL – UM PASSEIO DIFERENTE EM PARATY

VELEIRO BEIJUPIRÁ – UM PASSEIO EXCLUSIVO EM PARATY

# PARA FACILITAR A SUA VIAGEM #

- Encontro o hotel ideal para sua viagem no Booking.com e garanta o melhor preço na sua hospedagem.

- Não deixe de fazer o seguro viagem com a Seguros Promo e viaje tranquilo. Utilizando o nosso código promocional (VIVINAVIAGEM5), você ganha 5% de desconto.

- Alugue um carro pela RentCars e faça seu próprio tempo e roteiro na sua viagem.

Anteriores

Dicas de presentes para quem ama viajar

Próximo

Retrospectiva das Viagens de 2016

28 Comentários

  1. Flavia Zenke

    Estivemos lá a pouco tempo e Paraty é sempre um charme. Não conhecia alguns restaurante e já anotei. Valeu pelas dicas!

  2. Noossa! Amei as fotos e os lugares naturais, mas esses restaurantes! Uau! Agua na boca! Parabéns pelo post

  3. Que linda! Amo essas cidadezinhas de litoral, mas ainda não conheço Paraty. Além da cidade incrível, a pousada que você ficou também parece ótima. 🙂

  4. Deisy Rodrigues

    Adorei as dicas gastronômicas, muita coisa interessante para se fazer em Paraty, preciso conhecer.

  5. Adorei esta cidade, mas infelizmente a passagem foi muito rápida, temos que voltar pra conhecer melhor… Acho que este post é um sinal, já que antes dele tinha acabado de ler outro sobre Paraty em outro blog. 😮

  6. Ana Carolina Miranda

    Adorei suas dicas! Pretendo visitar Paraty em breve e acabei de descobrir quais passeios não posso deixar de fazer!

  7. Ah Paraty, acho que você está me chamando de volta para nos revermos, né?! ainda mais agora com esse monte de dica maravilhosa… acho que é hora de voltar!

  8. Amei as dicas, Vivi! Vamos pra Paraty no início do ano e já estou anotando todas elas! Esse prato do Restaurante Banana da Terra e essa sobremesa me deixaram aguada de vontade! rs.
    Beijos.

  9. Paraty é uma gracinha, estou namorando os posts dos blogs, hahaha.
    Esse destino sem dúvidas está no topo da minha lista de 2017.
    As dicas também foram ótimas, vou deixar o post salvo aqui pra quando fizer essa viagem

  10. que bonitinho o nome Pistache para uma sorveteria <3 achei sensacional a vista do Mirante na Trilha do Caxadaço, quero conhecer agora!!!

  11. Vera

    Vivi , como você escreve bem. Seus relatos e suas dicas são muito proveitosos! Já coloquei Paraty na lista de 2017. Um bjo lindona!

  12. André Luiz

    Paraty é muito bonita!!! Post bem elaborado… Parabéns!!!

  13. Como essa cidade é uma graça. Planejei de conhecer Paraty em janeiro, mas por problemas, acabei tendo que cancelar minha viagem 🙁 Espero conhecê-la em breve.
    Beijos

  14. Amo! Amo! Amo Paraty!!!!
    E adorei estas dicas de restaurantes. Eita cidade charmosa, né?

Deixe uma resposta

vivinaviagem © Copyright 2016 - Todos os direito reservados & Tema por Pontowebsites

Please wait...

Subscribe to our newsletter

Want to be notified when our article is published? Enter your email address and name below to be the first to know.