Quem visita Tiradentes não pode deixar de fora do seu roteiro o agradável vilarejo de Bichinho. O vilarejo de Bichinho está localizado a 8km de Tiradentes, aproximadamente 20 minutos de carro. Bichinho, que na verdade se chama Vitoriano Veloso, pertence ao município de Prados. Confira o que fazer em Bichinho!
O simpático vilarejo é repleto de ateliês, lojas de artesanato e produtos locais. É possível conhecer as principais atrações de Bichinho em apenas um dia, mas caso você goste de destinos mais tranquilos e rurais, vale a pena se hospedar ao menos um dia por lá.
Como chegar a Bichinho
Partindo de Tiradentes é muito fácil chegar até ao vilarejo de Bichinho. A estrada é de calçamento de pedras e o caminho se inicia pela Rua dos Inconfidentes. Não existem linhas de ônibus de Tiradentes até Bichinho, por isso a melhor opção é ir de carro.
Onde se hospedar em Bichinho
Apesar de ser um vilarejo pequeno, Bichinho possui pousadas aconchegantes e confortáveis, mas são bem simples. Algumas opções de boas hospedagens são: Pousada Cantagalo Bichinho, Pousada Baobá e Pousada Recanto do Anjo.
O que fazer em Bichinho
Em Bichinho você vai encontrar algumas atrações muito interessantes. Bichinho possui diversos ateliês, lojas, alambiques, igreja, restaurantes com a típica comida mineira e muito mais. Confira abaixo as principais atrações de Bichinho:
– Casa Torta
A Casa Torta é a principal atração turística de Bichinho e chama muita atenção dos visitantes. Impossível não ficar impressionado com a casinha colorida e torta! A Casa Torta foi criada em 12 de outubro de 2016 pelos atores Renato Maia e Lu Gatelli. A casa é um espaço cultural aberto ao público, que oferece oficinas, apresentações, musicais e muito mais. A entrada custa 15 reais e no local encontram-se uma cafeteria, loja, teatro e jogos.
– Igreja Nossa Senhora da Penha
A Igreja Nossa Senhora da Penha foi finalizada em 1771 e levou quase 40 anos para ser construída. Idealizada por Manoel Victor de Jesus, a igreja é tombada Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A igreja é simples por fora e muito rica em detalhes por dentro. Ela está localizada na avenida principal de Bichinho.
– Ateliês e Lojas
Por onde você passar em Bichinho irá esbarrar em ateliês e lojas de artesanato local. Encontramos de tudo nesses ateliês e lojas: esculturas, obras de arte, tapetes, almofadas, cortinas, enfeites, toalhas, móveis feitos de madeira e ferro. Dentre os ateliês de arte, o mais famoso é a Oficina de Agosto. Ele foi criado por Toti e sua irmã Sonia Vitaliano com objetivo de recuperar o artesanato brasileiro.
– Alambiques
Bichinho possui 3 alambiques onde os visitantes podem conhecer o processo de fabricação e fazer degustação de seus produtos. As cachaçarias são Mazuma, Velho Ferreira e Tabaroa. Nós visitamos apenas a Cachaçaria Mazuma, a mais moderna e mais nova da região. Na cachaçaria você pode fazer uma visita guiada e conhecer todo o processo de fabricação. O tour acontece em dias e horários específicos. Confira a programação no site oficial da Mazuma Mineira.
– Museu do Automóvel Estrada Real
Para os amantes e colecionadores de carros antigos essa atração é imperdível! Criado pelo colecionador Rodrigo Cerqueira Moura, o Museu do Automóvel Estrada Real é um museu particular aberto ao público. O museu foi inaugurado em 2006 e conta com um acervo de aproximadamente 70 carros, motos antigas e até um trator raro. O museu fica logo após o pórtico de Bichinho, no Sítio Pau D’Angu, funciona de quarta a domingo de 09h às 18hs e a entrada custa 16 reais.
Viu como Bichinho é repleto de atrações interessantes e divertidas. Por isso, não deixe de conhecer o vilarejo quando for visitar Tiradentes. Tenho certeza que você irá gostar muito!
QUER SABER MAIS SOBRE ESSE DESTINO
ROTEIRO DE 3 DIAS EM TIRADENTES
O QUE FAZER EM SÃO JOÃO DEL REI
Pingback: O que fazer em São João Del Rei - VIVINAVIAGEM
Pingback: Roteiro de 3 dias em Tiradentes - VIVINAVIAGEM
Nossa, que lugar mais gracinha. Parece que nem estamos no Brasil! Obrigada pela dica