Deserto do Atacama: Dicas e informações

O Deserto do Atacama é um lugar incrível, com paisagens únicas e belezas naturais exuberantes. É um daqueles lugares que você não acredita ser real até conhecer pessoalmente. Sua paisagem árida em contraste com a natureza rica, torna tudo mais especial. Um lugar que todos deveriam visitar pelo menos uma vez na vida. Confira nossas dicas e informações sobre o Deserto do Atacama.

Como se trata de um deserto é importante pesquisar muito bem antes de ir e não entrar em nenhuma furada durante a sua viagem. Por isso, nós separamos algumas dicas e informações essenciais para você, que pretende conhecer esse lugar mais que especial.

Reserve já o seu hotel no Atacama e garanta os melhores preços!

Quando ir

O Deserto do Atacama pode ser visitado o ano inteiro, viajando em qualquer época você vai pegar temperaturas altas e baixas na mesma viagem, mas tente evitar os meses de janeiro a março, essa época possui maior incidência de chuvas fortes, que podem atrapalhar a realização de alguns passeios. Se for no inverno você poderá ter o privilégio de ver neve no deserto, nós fomos em junho e vimos neve em alguns pontos do Atacama, o que deixou a paisagem ainda mais linda. No outono e primavera é baixa temporada, por isso tem menos turistas e os preços estarão mais baixos.

Quantos dias ficar

Nós ficamos 4 dias inteiros no Atacama, fora os dias de chegada e o de partida. Acho que em 4 dias é possível fazer os principais passeios em um ritmo moderado. Se você quiser ficar mais tempo existem muitos passeios legais, que valem a esticada. Menos de 4 dias no Deserto do Atacama não aconselho, você não conseguirá aproveitar e nem conhecer o básico deste lugar incrível. Além disso, o custo benefício (tempo, desgaste e dinheiro) não será positivo.

Que moeda levar

O ideal é levar a moeda principal do país (Chile), que é o peso chileno, mas existem alguns estabelecimentos que aceitam o dólar. No nosso caso trocamos o dinheiro no Brasil e levamos peso chileno, mas se você puder troque em Santiago é melhor, porque o câmbio é bem mais vantajoso. Não se esqueça da regrinha de pagar o hotel com dólar ou cartão de crédito internacional, para ter direito à isenção de 19% do IVA (pagamento em reais e pesos chilenos não dão direito ao desconto).

Como chegar

Nós saímos do Rio de Janeiro em um voo da Latam com duração de 4 horas até Santiago, lá fizemos a imigração e depois embarcamos em um segundo voo com duração de 2 horas até Calama. Por fim, em Calama pegamos um transfer com a empresa Licancabur e fomos de van por mais 1:30 horas até San Pedro do Atacama. A viagem é longa, dura quase um dia inteiro e é bastante cansativa. Quando for montar o seu roteiro, não conte em fazer passeios nos dias de chegada e partida.

Onde se hospedar

O pequeno vilarejo de San Pedro do Atacama é a base para se deslocar até o deserto, por isso a maioria dos hostels, pousadas e hotéis se encontram lá. A hospedagem no Atacama é cara, mesmo um hotel bem simples possui tarifas mais altas que o normal. Existem todo o tipo de hospedagem no Atacama, desde os hotéis luxuosos como Alto Atacama, Tierra Atacama e o Explora Atacama, até hostels mais simples, porém bem equipados como Ayllu Hostel. Nós tentamos ficar no meio termo e nos hospedamos no Hostal Pueblo de Tierra, uma boa infraestrutura e bem aconchegante. O local parece uma pousada charmosa, com café da manhã simples e um quarto bastante confortável.

O que levar na mala

Essa é uma dúvida muito comum de todos que vão pela primeira vez para o Deserto do Atacama. Na verdade, é um verdadeiro desafio fazer a mala para o Atacama. Como disse no início, no deserto a temperatura varia muito dentro do mesmo dia, de manhã cedo e a noite o frio é intenso, porém durante o dia o calor é muito grande. Uma dica coringa é se vestir em camadas, colocar várias peças e ir tirando durante o dia conforme o calor for aumentando.

O indispensável é roupa térmica, calça jeans, calça legging, casaco corta vento, flecee, blusa de manga, biquíni para os passeios com parada para banho, bota, tênis, meia, cachecol, luva, óculos de sol e gorro. Outros produtos indispensáveis para sua proteção e cuidado são:  protetor solar, protetor labial, hidratante para o corpo e as mãos, colírio e soro fisiológico.

O QUE LEVAR NA MALA PARA O ATACAMA

O que fazer

É difícil escolher quais passeios farão parte do seu roteiro no Deserto do Atacama. O planejamento é muito importante porque existem diversas opções de passeios e eles são muito diferentes. Vale destacar que no mesmo dia é possível fazer até dois passeios, um pela manhã e outro no horário da tarde. O que permite que você faça vários passeios em poucos dias.

Nós contratamos os passeios pela internet aqui no Brasil com a Agência Ayllu Atama, isso facilitou muito o nosso planejamento. Nós adoramos fazer os passeios com a Ayllu, mas não conseguimos fazer todos que queríamos por causa da neve, que impossibilitou a realização de alguns. A Ayllu Atacama é uma agência especializada no turista brasileiro com atendimento de alta qualidade.

Vou listar os passeios mais procurados no Atacama para vocês:

Independente dos passeios que você escolher, tenho certeza que você sairá do Deserto do Atacama extasiado. O lugar é uma perfeita criação divina e merece ser visitado.

Gastos no Atacama: mochilão no Chile

(Dicas do Blog Apure Guria)
PLANEJE SUA VIAGEM

Hospedagem

Encontre o hotel ideal para sua viagem no Booking.com e garanta o melhor preço na sua hospedagem.

Seguro viagem

Não deixe de fazer o seguro viagem com a Seguros Promo e viaje tranquilo. Utilizando o nosso código promocional (VIVINAVIAGEM5), você ganha 5% de desconto.

Chip Internacional

Fique conectado em toda sua viagem com da EASYSIM4U. Adquira o seu e tenha internet ilimitada em sua viagem.

Passeios/Ingressos

Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e muitas outras experiências com o Get Your Guide

Aluguel de carro

Alugue um carro pela RentCars e faça seu próprio tempo e roteiro na sua viagem.
Viviane Carneiro

Uma pessoa apaixonada por viagens!!! Que ama conhecer lugares novos e viver experiências diferentes. Pessoas, lugares, momentos, tudo que está em movimento me encanta.

Veja os comentários

Posts recentes

Jardim Botânico do Rio de Janeiro: um passeio imperdível

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é aquele passeio clássico, que não pode ficar…

% dias atrás

Salinas Maragogi – Como é se hospedar nesse resort?

Nós ficamos hospedados durante 5 dias no Salinas Maragogi e vamos te contar como é…

% dias atrás

Ilha da Gigóia: o que fazer, onde comer e como chegar

Enfim fomos conhecer a famosa Ilha da Gigóia, um cantinho repleto de belezas naturais, restaurantes,…

% dias atrás

Le Canton – Hotel ideal para famílias com crianças em Teresópolis

O Le Canton é realmente um hotel ideal para famílias com crianças e o único…

% dias atrás

Rocky Cay – San Andres (Colômbia)

Um dos meus lugares preferidos em San Andres, sem dúvidas, foi Rocky Cay. Um lugar…

% dias atrás

Hotel Fazenda Cheiro Verde

Se você está à procura de um lugar aconchegante, rodeado pela natureza e com atrações…

% dias atrás