Costa do Descobrimento: Roteiro de 7 dias no Sul da Bahia

Já fazia tempo que a gente queria conhecer a terra do dendê, do axé e do acarajé, mas sempre deixávamos para depois. Enfim, nessas férias (março/2017), decidimos que era o momento de conhecer a mágica “Bahêa” e começamos pela COSTA DO DESCOBRIMENTO no Sul da Bahia.

O primeiro passo foi escolher que cantinho da Bahia nós queríamos conhecer primeiro, a Bahia é grande e possui muitos destinos turísticos, começamos a pesquisar e o que mais nos chamou atenção foi a região sul, também conhecida como a Costa do Descobrimento. Confira nosso ROTEIRO DE 7 DIAS PELA COSTA DO DESCOBRIMENTO.

Marco do Descobrimento – Porto Seguro
Reserve já o seu hotel em Porto Seguro e garanta os melhores preços!

Costa do Descobrimento

Considerada o berço da história e da cultura do Brasil, a Costa do Descobrimento, foi tombada como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco, em 1999. Segundo relatos, Pedro Álvares Cabral junto com sua esquadria avistou em 22 de abril de 1500 o Monte Pascoal, primeiro ponto de terra quando os portugueses descobriram o Brasil. Além disso, essa região é extremamente rica em atrativos naturais como praias, rios, falésias, piscinas naturais, manguezais, arrecifes e muito mais.

A grande árvore que fica no Centro Histórico de Porto Seguro

Esta região engloba o litoral, que vai do município de Belmonte até o município de Prado, passando por famosos destinos brasileiros como Porto Seguro, Arraial D’Ajuda, Trancoso, Praia do Espelho e Caraíva. Em nosso roteiro de 7 dias, nós incluímos os destinos mais procurados pelos viajantes. Confere aí como foi essa semana inesquecível pela Costa do Descobrimento.

Dias 1 e 2: Arraial d’Ajuda

Chegamos no aeroporto de Porto Seguro, pegamos o carro que já tínhamos alugado e partimos para Arraial d’Ajuda. De cara a viagem já começa diferente por causa da balsa, que precisamos pegar para atravessar o Rio Buranhém e fazer o caminho mais rápido para Arraial d’Ajuda. De Porto Seguro até Arraial d’Ajuda a viagem é rápida, o tempo aproximado é de 30 minutos de carro.

Travessia de Balsa pelo Rio Buranhém

Nós adoramos Arraial d’Ajuda, uma pequena vila, com um centrinho bem animado, ruas de pedras, vários restaurantes, bares, lojinhas, além das lindas praias de águas mornas com falésias, rios e piscinas naturais.

Uma dica importante antes de começar o seu roteiro, se puder alugue um carro. Isso vai facilitar a sua viagem e permitir que você aproveite melhor os passeios, fazendo seu próprio tempo e roteiro. Nós alugamos um carro e fizemos todo nosso roteiro pelo Sul da Bahia de forma independente e adoramos.

Largo D’ajuda

Passamos dois dias em Arraial d’Ajuda e conseguimos aproveitar bastante os atrativos dessa região, conhecemos as principais praias: Pitinga, Parracho, Mucugê e aproveitamos as noites na famosa Rua Mucugê, considerada a mais charmosa do Brasil.

Praia de Pitinga

Ficamos hospedados na Pousada Vila do Beco, que possui uma ótima localização e uma piscina com uma vista deslumbrante. Saiba mais sobre a Pousada Vila do Beco em Arraial d’Ajuda.

RESERVE AQUI O SEU HOTEL
Pousada Vila do Beco
 O QUE FAZER EM ARRAIAL D'AJUDA

Dias 3 e 4: Trancoso

Ah… Trancoso… que lugar apaixonante!!! Onde o rústico e o luxuoso se encontram, o simples e o requintado combinam perfeitamente. A atmosfera desse lugar é simplesmente maravilhosa!!!

Trancoso

Ficamos hospedados 2 dias na charmosa Pousada Raízes do Brasil, que é uma gracinha e tem um ótimo atendimento. Saiba mais sobre essa hospedagem:

POUSADA RAÍZES DO BRASIL - TRANCOSO
Pousada Raízes do Brasil

O famoso Quadrado é uma gracinha de dia, um sonho a noite e cada cantinho é mais especial que o outro. Repleto de ótimos restaurantes, lojinhas e ao fundo a Igrejinha linda.

O Quadrado

As praias são paradisíacas com larga faixa de areia, piscinas naturais, falésias, rios, coqueiros, barracas super bacanas e um mar com águas morninhas e calmas. Só posso dizer que me apaixonei completamente por esse lugar.

DICAS DE TRANCOSO

Dias 5,6 e 7: Praia do Espelho e Caraíva

Sim, o paraíso existe e fica na Bahia! A Praia do Espelho é um daqueles poucos lugares do mundo que você fica ao mesmo tempo sem palavras e cheio de elogios para fazer. Que praia maravilhosa, as piscinas, as falésias, a mata, as pousadinhas na beira mar, tudo nesse lugar é lindo e muito romântico.

Praia do Espelho

Muitas pessoas fazem bate volta, mas nós decidimos nos hospedar 2 dias por lá na Pousada Enseada do Espelho. Essa pousada é muito boa!

Pousada Enseada do Espelho

Tiramos uma tarde para fazer um bate volta em Caraíva, que fica aproximadamente uns 50 minutos de carro da Praia do Espelho. Infelizmente não tínhamos mais dias para ficar por lá. Valeu muito a pena o bate volta nesse pequeno vilarejo que tem uma vibe toda especial e muitas belezas naturais.

Caraíva
SAIBA MAIS SOBRE A PRAIA DO ESPELHO E CARAÍVA

UM BATE E VOLTA EM CARAÍVA

PRAIA DO ESPELHO

Dia 7: Porto Seguro

Infelizmente, tudo que é bom dura pouco e nossos dias na Costa do Descobrimento estavam chegando ao fim. Antes de ir embora fomo conhecer um pouco de Porto Seguro. Aproveitamos as nossas últimas horas para visitar o Centro Histórico e a famosa Passarela do Álcool, que hoje se chama Avenida do Descobrimento.

Centro Histórico de Porto Seguro

Nós amamos cada momento dessa viagem, nos apaixonamos pela Bahia e ficamos com gostinho de quero mais. Desejamos poder retornar em breve e conhecer mais desse lugar mágico.

QUER SABER MAIS SOBRE ESSE DESTINO?

DICAS DE TRANCOSO

UM BATE E VOLTA EM CARAÍVA

O QUE FAZER EM ARRAIAL D’AJUDA

PLANEJE SUA VIAGEM

Hospedagem

Encontre o hotel ideal para sua viagem no Booking.com e garanta o melhor preço na sua hospedagem.

Seguro viagem

Não deixe de fazer o seguro viagem com a Seguros Promo e viaje tranquilo. Utilizando o nosso código promocional (VIVINAVIAGEM5), você ganha 5% de desconto.

Chip Internacional

Fique conectado em toda sua viagem com da EASYSIM4U. Adquira o seu e tenha internet ilimitada em sua viagem.

Passeios/Ingressos

Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e muitas outras experiências com o Get Your Guide

Aluguel de carro

Alugue um carro pela RentCars e faça seu próprio tempo e roteiro na sua viagem.
Viviane Carneiro

Uma pessoa apaixonada por viagens!!! Que ama conhecer lugares novos e viver experiências diferentes. Pessoas, lugares, momentos, tudo que está em movimento me encanta.

Veja os comentários

  • Vivi, passando dois dias em Arraial e dois dias em Trancoso foi o suficiente para conhecer bem os lugares?
    Em Caraíva não pode entrar de carro, né? O estacionamento onde tu deixou o carro ficou muito caro? Quero ficar 3 dias lá, mas li em outros blogs que o estacionamento é carérrimo...

    • Olá Aline! Pra gente dois dias foram suficientes para conhecer esses lugares. Em Caraíva não entra carro mesmo não. Nós pagamos 15 reais de estacionamento, mas não ficamos o dia todo. Então, não sei dizer se sairia mais caro que isso.

  • Tenho muitaaaa vontade de fazer essa viagem. Lendo seu post já me imaginei vivendo essa aventura... que vai rolar!!!

  • Uau! Sinto algo especial como português em ver esta zona. É surreal ver a arquictectura histórica no meio dessa anvolvente bem tropical hehehe . Obrigado irmãos brasileiros !

  • Que roteiro interessante e recheado de história! E ainda para mais os sítios são bem bonitos. Vou registar a sugestão de roteiro para quando um dia for ao Brasil :)

  • Olá Viviane,
    A Bahia é muito linda né!? Aliás, o Brasil é lindo! Fui aí fazem muitos anos mas parece que tudo continua do mesmo jeito. Muito lindo.
    Abs, Marlise

  • Um roteiro super interessante , cheio de histórias pra serem descobertas, coisas pra fazer e muito charme. O Sul da Bahia é realmente maravilhoso. Adorei as suas dicas e as fotos estão maravilhosas, meus parabéns!

  • Uau, que sitos tão interessantes e bonitos! Há mesmo muito para descobrir no Brasil. Adorei as dicas Vivane, obrigada pela partilha :)

  • ahhh quanta coisa maravilhosa nesse brasiiiiill! amei essas casinhas coloridas e a praia do espelho, lugar paradisiaco!!!

  • Tenho vontade de fazer essa viagem, mas o tempo passa e fico na vontade. As fotos estão lindas e o céu azul e o mar quentinho são de fazer inveja

  • Que show Vivi! Adorei aquele cantinho de Largo D’ajuda! O post está ótimo! É um passeio que ainda quero fazer!

Posts recentes

Jardim Botânico do Rio de Janeiro: um passeio imperdível

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é aquele passeio clássico, que não pode ficar…

% dias atrás

Salinas Maragogi – Como é se hospedar nesse resort?

Nós ficamos hospedados durante 5 dias no Salinas Maragogi e vamos te contar como é…

% dias atrás

Ilha da Gigóia: o que fazer, onde comer e como chegar

Enfim fomos conhecer a famosa Ilha da Gigóia, um cantinho repleto de belezas naturais, restaurantes,…

% dias atrás

Le Canton – Hotel ideal para famílias com crianças em Teresópolis

O Le Canton é realmente um hotel ideal para famílias com crianças e o único…

% dias atrás

Rocky Cay – San Andres (Colômbia)

Um dos meus lugares preferidos em San Andres, sem dúvidas, foi Rocky Cay. Um lugar…

% dias atrás

Hotel Fazenda Cheiro Verde

Se você está à procura de um lugar aconchegante, rodeado pela natureza e com atrações…

% dias atrás