Como viajar para outro país sem falar o idioma local

Viajar para o exterior sem falar o idioma local não é tarefa fácil. A dificuldade de comunicação pode amedrontar muitos viajantes, mas o seu sonho de conhecer aquele destino internacional não precisa ser interrompido. Saiba COMO VIAJAR PARA OUTRO PAÍS SEM FALAR O IDIOMA LOCAL e ainda assim fazer uma viagem inesquecível.

Nós já viajamos para vários países apenas falando o português. É claro que destinos que falam espanhol não é tão difícil se comunicar, mas quando o idioma local é totalmente diferente do português a dificuldade aumenta e muito.

Em 2015 fizemos uma viagem de 30 dias pela Europa, nessa viagem conhecemos a Inglaterra, a França, a Suíça e a Itália. Fizemos esse roteiro sem falar inglês ou nenhum outro idioma diferente do português, mas nos preparamos com muita antecedência para que a viagem acontecesse sem grandes imprevistos. Se nós conseguimos viajar sem falar o idioma local, você também conseguirá!

COMO PLANEJAR UMA VIAGEM PARA EUROPA

Como viajar para outro país sem falar o idioma local

Pesquise muito sobre o destino antes da viagem

Essa dica é importante para qualquer tipo de viagem, principalmente para uma viagem internacional em que o viajante não domine o idioma local. Quanto mais informações você tiver sobre o destino, menos precisará se comunicar no local. Dúvidas básicas podem ser tiradas antes da viagem na internet, então pesquise sobre o destino nos blogs de viagem e nos sites turísticos oficiais.

Reserve hotéis, atrações e restaurantes com antecedência

Reserve ainda no Brasil todo tipo de serviço que puder. Nós fizemos isso em nossa viagem para a Europa e facilitou demais. Reservamos hotel, atrações turísticas e até restaurante pela internet. Imprimimos os vouchers dos serviços e na hora marcada era só aparecer no estabelecimento com os mesmos.

Faça um roteiro detalhado da sua viagem

Escreva detalhadamente o que deseja fazer em cada dia de viagem e se possível imprima ou baixe no celular. Leve esse roteiro para onde for. Anote endereços e telefones úteis, assim você não se perde pelo caminho e não terá necessidade de pedir informações na rua.

COMO PLANEJAR UMA VIAGEM

Faça um City Tour com uma agência brasileira

No primeiro dia da viagem faça um City Tour com uma agência especializada no atendimento à brasileiros. Esse City Tour conhecendo os principais pontos turísticos do destino com um brasileiro dará a você uma visão geral de como andar pela cidade. Com certeza, você receberá dicas que te ajudarão nos dias restantes de viagem.

Compre um guia de viagem em português

Guias de papel ou digitais são ótimos aliados na viagem ao exterior, neles você encontrará informações sobre os principais pontos turísticos, transporte público, endereços e telefones úteis. Compre um guia de viagem pequeno para levar no bolso para todos os lugares. Esses guias costumam ter mapas autoexplicativos, que são muito úteis.

Aprenda as principais palavras do idioma local

Tudo bem que você não precisa falar o idioma local para viajar, mas é interessante saber pelo menos as principais palavras. Expressões como: bom dia, obrigado, por favor, oi, sim, não, entre outras demonstram simpatia e geram empatia nos locais.

Baixe no celular aplicativos de tradução

Hoje em dia existem muitos aplicativos de tradução, que ajudam demais na hora do aperto. Nos restaurantes, por exemplo, ajudam a escolher o prato de sua preferência. Lembre-se de baixar o aplicativo antes da viagem em casa ou no hotel, isso porque nem sempre você terá acesso a internet ou Wi-Fi para fazer a pesquisa online.

Relaxe e aproveite a viagem

Fique calmo e não tenha medo de pagar micos. Relaxe, você não é o primeiro e nem será o último que viajará sem falar o idioma local. Arrisque, faça mímicas, fale errado, mas não deixe de realizar o sonho de viajar para o exterior. Você pode até passar por algum perrengue, mas tenho certeza que a sua viagem será inesquecível.

CONFIRA OUTRAS DICAS PARA PLANEJAR A SUA VIAGEM

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

PLANEJE SUA VIAGEM
Hospedagem

Encontre o hotel ideal para sua viagem no Booking.com e garanta o melhor preço na sua hospedagem.
Seguro viagem

Não deixe de fazer o seguro viagem com a Seguros Promo e viaje tranquilo. Utilizando o nosso código promocional (VIVINAVIAGEM5), você ganha 5% de desconto.
Chip Internacional

Fique conectado em toda sua viagem com da EASYSIM4U. Adquira o seu e tenha internet ilimitada em sua viagem.
Passeios/Ingressos

Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e muitas outras experiências com o Get Your Guide
Aluguel de carro

Alugue um carro pela RentCars e faça seu próprio tempo e roteiro na sua viagem.

16 comentários

  1. Demais este post! Dicas muito importantes. Eu acrescentaria algo como “capriche na mimica” hehe, porque mesmo quea gente se programe bem, inevitavelmente terá que conversar com alguém… Nesta hora mimica, normalmente dá certo, heheh, as vezes nem a pau. heheh. 😉

  2. Eu acho TÃO legal a interação entre pessoas que não falam a mesma língua. Aquela vontade de conversar e aquela dificuldade criam um ambiente bom (na maioria das vezes). Na Tailândia, Laos e Myanmar tivemos bastante dificuldade mas as mímicas e poucas palavras em inglês que as pessoas falavam super nos ajudaram. Acho que não falar a língua as vezes dá uma insegurança mas pode criar situações super engraçadas e inesquecíveis.

  3. oi Vivi… boas dicas sem dúvida,especialmente pesquisar os lugares: usos e costumes e aprender uma ou outra palavra no idioma local, mesmo que ele seja russo! De resto é mesmo como você falou: relaxar e aproveitar! 🙂 Me diverti muito em minha viagem a Rússia e ao Japão, onde não só não falava o idioma local, como sequer entendia o alfabeto. Ai, apelamos para a receptividade e paciência do local e muita mímica. rsrs

  4. O sorriso também é uma excelente forma de comunicar. Mas aprender (pelo menos) inglês é importante no mundo de hoje e melhora muito a experiência no estrangeiro. Afinal, uma das riquezas de uma viagem é conhecermos pessoas diferentes e entendermos o seu modo de vida, o que não acontecerá se não comunicarmos com os habitantes, né?

  5. É isso mesmo! Desta forma, minoramos a possibilidade de nos perdermos sucessivamente em equívocos. Devemos, igualmente, aprimorar a nossa linguagem gestual e preparar o nosso melhor sorriso :))) Ajuda sempre!

  6. mimica tambem salva muito a galera, alem da calculadora pra saber o preço final aheuahe viajei pelo sudeste asiatico por 50 dias e não passei perrengue algum por causa da lingua, as pessoas se prontificavam em ajudar e no fim dava tudo certo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here