Viajar para o exterior sem falar o idioma local não é tarefa fácil. A dificuldade de comunicação pode amedrontar muitos viajantes, mas o seu sonho de conhecer aquele destino internacional não precisa ser interrompido. Saiba COMO VIAJAR PARA OUTRO PAÍS SEM FALAR O IDIOMA LOCAL e ainda assim fazer uma viagem inesquecível.
Nós já viajamos para vários países apenas falando o português. É claro que destinos que falam espanhol não é tão difícil se comunicar, mas quando o idioma local é totalmente diferente do português a dificuldade aumenta e muito.
Em 2015 fizemos uma viagem de 30 dias pela Europa, nessa viagem conhecemos a Inglaterra, a França, a Suíça e a Itália. Fizemos esse roteiro sem falar inglês ou nenhum outro idioma diferente do português, mas nos preparamos com muita antecedência para que a viagem acontecesse sem grandes imprevistos. Se nós conseguimos viajar sem falar o idioma local, você também conseguirá!
COMO PLANEJAR UMA VIAGEM PARA EUROPA
Como viajar para outro país sem falar o idioma local
Pesquise muito sobre o destino antes da viagem
Essa dica é importante para qualquer tipo de viagem, principalmente para uma viagem internacional em que o viajante não domine o idioma local. Quanto mais informações você tiver sobre o destino, menos precisará se comunicar no local. Dúvidas básicas podem ser tiradas antes da viagem na internet, então pesquise sobre o destino nos blogs de viagem e nos sites turísticos oficiais.
Reserve hotéis, atrações e restaurantes com antecedência
Reserve ainda no Brasil todo tipo de serviço que puder. Nós fizemos isso em nossa viagem para a Europa e facilitou demais. Reservamos hotel, atrações turísticas e até restaurante pela internet. Imprimimos os vouchers dos serviços e na hora marcada era só aparecer no estabelecimento com os mesmos.
Faça um roteiro detalhado da sua viagem
Escreva detalhadamente o que deseja fazer em cada dia de viagem e se possível imprima ou baixe no celular. Leve esse roteiro para onde for. Anote endereços e telefones úteis, assim você não se perde pelo caminho e não terá necessidade de pedir informações na rua.
COMO PLANEJAR UMA VIAGEM
Faça um City Tour com uma agência brasileira
No primeiro dia da viagem faça um City Tour com uma agência especializada no atendimento à brasileiros. Esse City Tour conhecendo os principais pontos turísticos do destino com um brasileiro dará a você uma visão geral de como andar pela cidade. Com certeza, você receberá dicas que te ajudarão nos dias restantes de viagem.
Compre um guia de viagem em português
Guias de papel ou digitais são ótimos aliados na viagem ao exterior, neles você encontrará informações sobre os principais pontos turísticos, transporte público, endereços e telefones úteis. Compre um guia de viagem pequeno para levar no bolso para todos os lugares. Esses guias costumam ter mapas autoexplicativos, que são muito úteis.
Aprenda as principais palavras do idioma local
Tudo bem que você não precisa falar o idioma local para viajar, mas é interessante saber pelo menos as principais palavras. Expressões como: bom dia, obrigado, por favor, oi, sim, não, entre outras demonstram simpatia e geram empatia nos locais.
Baixe no celular aplicativos de tradução
Hoje em dia existem muitos aplicativos de tradução, que ajudam demais na hora do aperto. Nos restaurantes, por exemplo, ajudam a escolher o prato de sua preferência. Lembre-se de baixar o aplicativo antes da viagem em casa ou no hotel, isso porque nem sempre você terá acesso a internet ou Wi-Fi para fazer a pesquisa online.
Relaxe e aproveite a viagem
Fique calmo e não tenha medo de pagar micos. Relaxe, você não é o primeiro e nem será o último que viajará sem falar o idioma local. Arrisque, faça mímicas, fale errado, mas não deixe de realizar o sonho de viajar para o exterior. Você pode até passar por algum perrengue, mas tenho certeza que a sua viagem será inesquecível.
Adorei o post! Na minha opinião, das dicas a mais importante é aprender as principais palavras da língua, quebra um galho!! 🙂
Demais este post! Dicas muito importantes. Eu acrescentaria algo como “capriche na mimica” hehe, porque mesmo quea gente se programe bem, inevitavelmente terá que conversar com alguém… Nesta hora mimica, normalmente dá certo, heheh, as vezes nem a pau. heheh. 😉
Eu acho TÃO legal a interação entre pessoas que não falam a mesma língua. Aquela vontade de conversar e aquela dificuldade criam um ambiente bom (na maioria das vezes). Na Tailândia, Laos e Myanmar tivemos bastante dificuldade mas as mímicas e poucas palavras em inglês que as pessoas falavam super nos ajudaram. Acho que não falar a língua as vezes dá uma insegurança mas pode criar situações super engraçadas e inesquecíveis.
Ótimas dicas!!! Eu fui para o Japão no ano passado e obviamente não falo japonês… rsrs Segui exatamente essas suas sugestões e deu super certo. Uma coisa que também fiz foi baixar app para locomoção em metrô (itinerário, etc), o que ajudou muito.
oi Vivi… boas dicas sem dúvida,especialmente pesquisar os lugares: usos e costumes e aprender uma ou outra palavra no idioma local, mesmo que ele seja russo! De resto é mesmo como você falou: relaxar e aproveitar! 🙂 Me diverti muito em minha viagem a Rússia e ao Japão, onde não só não falava o idioma local, como sequer entendia o alfabeto. Ai, apelamos para a receptividade e paciência do local e muita mímica. rsrs
O sorriso também é uma excelente forma de comunicar. Mas aprender (pelo menos) inglês é importante no mundo de hoje e melhora muito a experiência no estrangeiro. Afinal, uma das riquezas de uma viagem é conhecermos pessoas diferentes e entendermos o seu modo de vida, o que não acontecerá se não comunicarmos com os habitantes, né?
Ótimo incentivo para quem ama viajar mas tem medo de encarar países de culturas e línguas completamente diferentes. Até hoje conseguimos desenrolar no inglês e espanhol, mas o próximo desafio pode ser Europa e gostei das outras opções pra gente se virar, rs.
É isso mesmo! Desta forma, minoramos a possibilidade de nos perdermos sucessivamente em equívocos. Devemos, igualmente, aprimorar a nossa linguagem gestual e preparar o nosso melhor sorriso :))) Ajuda sempre!
Excelente post e dicas muito boas. No Japão foi bem difícil porque ao contrário do que se imagina, os japoneses não falam inglês tão facilmente, mas consegui me virar bem.
Gostei das dicas. Realmente hoje em dia é bem mais fácil viajar sem falar a lingua local, por mais que não dê para escapar de uns perrengues… rs
mimica tambem salva muito a galera, alem da calculadora pra saber o preço final aheuahe viajei pelo sudeste asiatico por 50 dias e não passei perrengue algum por causa da lingua, as pessoas se prontificavam em ajudar e no fim dava tudo certo
Pingback: Como planejar uma viagem para a Europa - VIVINAVIAGEM
Muito bom este contéudo e de muito grande valor. Adoro vijar pelo mundo e conhecer novas culturas.
Obrigada!
Adorei este artigo e muito bom !
Parabéns
Muito Obrigada! Bjs
Oi, Vivi, que bom.ouvir essas dicas de viajar sem falar a língua local, estou planejando, lendo muitos blogs de viagens, e sei que é trabalhoso, mas dar para organizar um sonho nosso em viajar para outro país, eu quero conhecer Paris e Roma com uma irmã,e já venho lendo muito sobre esses locais, apesar de algumas pessoas me desencorajar, mas ouvindo você penso que têm razão, não podemos desistir de algo que queremos com gosto fazer, principalmente viajar.Obrigada!
Oi, Vera! Fico feliz que o post tenha te motivado a viajar mesmo sem falar o idioma local! Se organiza direitinho e a sua viagem será inesquecível!! Bjs