O post de hoje faz parte de uma blogagem coletiva da RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem), na qual onze blogueiros escreveram sobre a gastronomia da sua região. Eu vou contar para vocês os 5 PRATOS TÍPICOS DO CARIOCA.
Reserve já o seu hotel no Rio de Janeiro e garanta os melhores preços!
Sempre que pensamos em conhecer algum estado brasileiro, logo imaginamos o que iremos experimentar de diferente na culinária local. Na Bahia tem o acarajé, no Espírito Santo a famosa moqueca capixaba, no Rio Grande do Sul o delicioso churrasco, em Minas Gerais o suculento pão de queijo. E no Rio de Janeiro, o que vem a sua mente quando se trata de pratos típicos?
Como uma boa carioca da gema, separei para você uma lista de comidas que não pode faltar na mesa do carioca. Recomendamos que na sua próxima visita à Cidade Maravilhosa você experimente cada um deles e leve também essa lembrança da cidade maravilhosa.
Feijoada
Alguns irão dizer que feijoada tem no Brasil inteiro, mas a feijoada feita com feijão preto é tipicamente carioca. Fora que os acompanhamentos promovem uma combinação perfeita: farofa de ovos, arroz branco, couve refogada, toucinho de porco e laranja. É uma delícia!!!
Filé a Oswaldo Aranha
Criado no Restaurante Cosmopolita, na Lapa, foi feito exclusivamente para o diplomata Oswaldo Aranha. O prato consiste em um filé temperado com alho frito, acompanhado de batatas portuguesas, arroz branco e farofa de ovos, pode ser encontrado em praticamente qualquer restaurante do Rio de Janeiro.
Biscoito Globo e Mate
Pode até não ser considerado um prato, mas que é algo tipicamente carioca, disso ninguém tem dúvidas. Esse é o lanche queridinho dos cariocas para ser degustado preferencialmente na praia.
Filé com fritas
Esse prato você encontra facilmente na casa de qualquer carioca quase todos os dias. É claro que bife com fritas tem no mundo todos, mas no Rio de Janeiro é quase uma obrigação comer isso toda semana. Ah e sempre acompanhado de um bom arroz e feijão, é claro.
Frango de Padaria
Prato típico do domingão carioca, porque nunca dá tempo de preparar nada nesse dia. O carioca passa o sábado inteiro na praia, estica para o barzinho a noite e acorda tarde no domingo. Solução infalível… comprar um frango na padaria.
Para saber mais sobre a gastronomia em diferentes locais do mundo, visite os seguintes blogs participantes:
Like Wanderlust – 7 Comidas Populares na Austrália
Cantinho de Ná – 10 comidas típicas de Pernambuco
Mapa na Mão – 10 comidas que tu precisas provar quando vier para Santa Catarina
Sonhando em Viajar! – Comidas Típicas do Rio de Janeiro
Tire a Bunda do Sofá – Gastronomia de São Bento do Sul e região
Vida de Turista – Gastronomia da minha região
Vida sem Paredes – 6 motivos para visitar as fazendas de queijo Canastra
A Casa na Mala – Comida Regional Espanhola: Pratos Típicos Para Provar nas Astúrias
Livre & Leve – 5 comidas para provar em Seattle
Salonisses – Grega: tentações natalinas
Notícias da Bota – 10 Pratos típicos da Toscana
Adoro o filé Osvaldo Aranha!
É uma delícia!!!
Pow Vivi, falar que biscoito Globo e Mate é prato de carioca?! Hahaha, brincadeira, vc tá certa, Pq já “almocei” muito isso na praia! Heheh….. Faltou dizer um prato típico do carioca…. “Chopp com Petisco” ✌️?
Brincadeiras à parte, parabéns pelo post!
kkkkkkk Verdade Fábio!!!
Que delícia! Amei o post!
Obrigada!!!
Pingback: 5 comidas para provar em Seattle | Livre & Leve
Ebaaaa já provei essa lista toda e adorei tudo! Recomendo!
Só delícias né Camila : )
Feijoada, eu sou fâ numero 1 <3
Eu também adoro feijoada!!!
Fiquem com vontade de comer aquele filé a Oswaldo Aranha. Me parece muito apetitoso. Vou guardar esse nome de prato para quando voltar ao Rio!
É uma delícia!!!
Pingback: Blogagem coletiva: Gastronomia da minha região - Médio Vale do Itajaí
Pingback: 10 comidas típicas de Pernambuco - Cantinho de Ná
Guria, se eu te contar que quando fui para o Rio nas Olimpíadas comprei o biscoito Globo já no primeiro dia de tanta ansiedade que eu tava pra provar!! Hahaha na hora que vi um vendedor já comprei, e ainda paguei caro! Ahhaha gostei bastante do doce 🙂 bj!!
kkkk Boa Ester!!! Vir ao Rio e não comer esse biscoito é quase um crime.
Quero muito provar esse Filé à Oswaldo Aranha. Parede delicioso.
É uma delícia Giulia!!!
Diversidade, isso é o nosso Brasil. Aqui chamamos as máquinas de padaria para assar frango de ‘televisor de cachorro’ porque eles ficam parados em frente quando passam e veem as máquinas lotadas kkkk.
Verdade Cynara… O Brasil é diversidade!!!
Pingback: 6 motivos para visitar as fazendas de queijo Canastra | vida sem paredes
I like this web blog so much, saved to favorites.
Thanks!!!
que pratos bonitos
Amo o frango de padaria!
Os pratos cariocas parecem ser deliciosos
ando vendo seu blog e gostando muito do conteúdo