Roteiro de 3 dias em Domingos Martins

Se você procura um destino romântico com clima de montanha, boa gastronomia e muitas belezas naturais, Domingos Martins é o destino ideal. Nessa cidadezinha serrana de colonização alemã, você encontrará trilhas, piscinas naturais, atrativos culturais, comida boa, agroturismo e muito mais.

Roteiro de 3 dias em Domingos Martins

A grande atração dessa região é a famosa Pedra Azul, cartão postal da cidade. Você já deve ter visto várias fotos da Pedra Azul nas redes sociais. A Pedra Azul fica em Domingos Martins, no bairro de Aracê, e é realmente linda. Impossível não se apaixonar por todo cenário, que envolve a Pedra Azul.

Pedra Azul

Como chegar

 Domingos Martins está localizada na Serra Capixaba, a aproximadamente 100 km de distância de Vitória (1h30 de carro). Para chegar até Domingos Martins saindo do Rio de Janeiro, nós pegamos um voo até Vitória e depois seguimos viagem com o carro alugado pela Rent Cars, que retiramos no aeroporto.

Aluguel de Carro

Para você aproveitar melhor seus dias em Domingos Martins, o ideal é que você esteja de carro, pois na região não existem muitas opções de transporte público. Estar de carro vai facilitar a sua viagem e permitir que você aproveite melhor os passeios na região. Nós alugamos um carro e fizemos todo nosso roteiro de forma independente e adoramos.

Quando ir

É possível visitar Domingos Martins o ano inteiro, porém por se tratar de um destino serrano as épocas mais procuradas são outono e inverno. No verão a cidade fica mais vazia e você encontrará muitos estabelecimentos fechados. Vale ressaltar também, que na região da Pedra Azul a maioria dos restaurantes, estabelecimentos comerciais e até pousadas só funcionam de sexta a domingo, em qualquer época do ano. Nos finais de semana, feriado e na alta temporada a região é bastante procurada pelos turistas e pelos próprios capixabas.

Pedra Azul

Onde ficar

Em Domingo Martins você encontrará muitas opções de boas hospedagens. Acredito que o primeiro ponto de análise para escolher onde se hospedar em Domingos Martins é localização. Para mim, o melhor lugar é na região da Pedra Azul, isso porque os principais pontos turísticos estão localizados por ali. Eu tive a oportunidade de me hospedar em duas pousadas na região e gostei muito: China Park Hotel e Pousada Pedra Azul. Cada uma delas possui um estilo diferente, mas as duas são ótimas opções.

Pedra Azul

O China Park Hotel fica um pouco distante da Pedra Azul, aproximadamente 30 minutos de carro, mas possui uma infraestrutura incrível, o hotel parece um resort e tem tudo o que você precisa para se divertir e relaxar. Se você não quiser, nem precisa sair do hotel, é ideal para curtir com a família!

China Park Hotel

A Pousada Pedra Azul é super romântica e muito bem localizada. A pousada fica na Rota do Lagarto e possui um visual deslumbrante da Pedra Azul. Além disso, a pousada possui ótimas instalações, muito conforto e elegância. Ideal para curtir a dois!

Pousada Pedra Azul

Roteiro de 3 dias em Domingos Martins

Para conhecer melhor a região decidimos fazer um roteiro de 3 dias em Domingos Martins. Eu já tinha feito uma passagem rápida por Domingos Martins quando participei do evento Pocando no ES 4. Infelizmente na época choveu muito e não pude conhecer bem a cidade, mas dessa vez voltei com o André e aproveitamos muito!

Dia 1: Rota do Lagarto + Pedra Azul

Em nosso primeiro dia em Domingos Martins, fomos direto para a charmosa Rota do Lagarto. A pequena estrada tem início no km 88 da BR 262, no exato lugar onde se encontra o Restaurante e Pousada Peterle, e se estende por 7 km até a Rodovia ES 164. A Rota do Lagarto leva esse nome devido a formação rochosa ao lado da Pedra Azul, que possui o formato de um lagarto.

Capelinha Pedra Azul

Apesar de ter apenas 7km, é impossível fazer esse trajeto de forma rápida. Cada cantinho dessa rota merece uma parada para admirar e tirar muitas fotos. Dois lugares que merecem sua atenção especial na Rota do Lagarto e são paradas obrigatórias para fotos: a capelinha (km 3) e o quadrado (final da rota).

Quadrado Pedra Azul

Depois de aproveitarmos a Rota do Lagarto, fomos para a Pousada Pedra Azul, onde ficamos hospedados. A Pousada Pedra Azul, além de ser maravilhosa, possui um visual deslumbrante da Pedra Azul. Muita gente entra na propriedade da pousada apenas para admirar e tirar fotos mesmo não estando hospedados. Se puder, fique hospedado na Pousada Pedra Azul, vale muito a pena!

Pousada Pedra Azul


Contrate

Dia 2: Trilha das Piscinas Naturais + Agroturismo

No segundo dia acordamos bem cedo para fazer a Trilha das Piscinas Naturais da Pedra Azul. Essa trilha é feita dentro do Parque Estadual da Pedra Azul, que fica na Rota do Lagarto. O Parque Estadual da Pedra Azul funciona das 08h às 17hs. O parque tem entrada gratuita e possui um limite de 150 visitantes por dia. Por isso, principalmente no final de semana, é importante chegar cedo para conseguir entrar.

Parque Estadual da Pedra Azul

A trilha para as piscinas naturais da Pedra Azul é de nível médio. Possui duração de aproximadamente 2 horas (ida e volta), em um percurso com inclinação e uma pequena parte de escalada com auxílio de cordas. Todo esforço é recompensado por esse visual lindo e pelo banho nas piscinas naturais.

Piscinas Naturais da Pedra Azul

Na parte da tarde fomos conhecer as fazendas e pequenos produtores, que desenvolvem o agroturismo em Venda Nova do Imigrante. Esse é um ótimo passeio para quem deseja comprar produtos feitos na região. Nesse dia visitamos as lojinhas da Família Carnielli, Família Brioschi, Tia Claudia, Tia Cila e Cervejaria Altezza.

Cervejaria Altezza

Dia 3: Domingos Martins

Em nosso último dia não poderíamos deixar de conhecer o centrinho de Domingos Martins. A cidade é linda, possui arquitetura em estilo alemã e tem ares de cidade do interior. Na entrada da cidade, o portal já nos remete a colonização alemã. O portal fica na altura do Km 42 da BR 262, cerca de 60km de Vitória. Ao lado do portal existe uma lojinha de artesanato produzido pelos artistas locais.

Domingos Martins

A Praça Dr. Arthur Gerhardt também conhecida como Praça da Biquinha é uma gracinha. Na praça você poderá conhecer o Monumento ao Colono Imigrante, a Igreja Luterana, algumas construções em estilo alemão e o totem em homenagem ao Espírito Santo.

Praça Dr. Arthur Gerhardt

Ao lado da Praça Dr. Arthur Gerhardt, fica a Feira de Artesanato, que funciona nos finais de semana. Na feira são vendidos produtos locais como artesanatos, doces, biscoitos, queijos e outros produtos típicos da região.

Praça Dr. Arthur Gerhardt

Nossa última parada em Domingos Martins foi na Rua do Lazer, que fica bem próxima a praça. Uma rua somente para pedestres, onde ficam diversas lojas, cafeterias, restaurantes e bares. As construções em estilo alemão dão um charme a mais no local.

Rua do Lazer

Nós amamos conhecer Domingos Martins, em especial a região da Pedra Azul. O destino é lindo, romântico e super agradável!

QUER SABER MAIS SOBRE DOMINGOS MARTINS?

POUSADA PEDRA AZUL

HOTEL FAZENDA CHINA PARK

ONDE COMER EM DOMINGOS MARTINS

PLANEJE SUA VIAGEM
Hospedagem

Encontre o hotel ideal para sua viagem no Booking.com e garanta o melhor preço na sua hospedagem.
Seguro viagem

Não deixe de fazer o seguro viagem com a Seguros Promo e viaje tranquilo. Utilizando o nosso código promocional (VIVINAVIAGEM5), você ganha 5% de desconto.
Chip Internacional

Fique conectado em toda sua viagem com da EASYSIM4U. Adquira o seu e tenha internet ilimitada em sua viagem.
Passeios/Ingressos

Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e muitas outras experiências com o Get Your Guide
Aluguel de carro

Alugue um carro pela RentCars e faça seu próprio tempo e roteiro na sua viagem.

3 comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here