Roteiro de 2 dias em Aparecida

A convite do Santuário Nacional fizemos um Roteiro de 2 dias em Aparecida. Fizemos essa viagem para conhecermos melhor as dependências desse grande complexo religioso. Nós já tínhamos visitado o Santuário em um bate e volta quando fomos para Campos do Jordão. Mas essa segunda visita nos deixou ainda mais surpreendidos pela grandiosidade e pela ótima infraestrutura do complexo.

Santuário Nacional de Aparecida

Como chegar

O Santuário Nacional fica em Aparecida, a aproximadamente 180 quilômetros de São Paulo e a 260 quilômetros do Rio de Janeiro. Como nós moramos no Rio de Janeiro, fomos com o nosso carro, mas você pode alugar um carro pela Rent Cars, isso vai facilitar muito a sua viagem.

Santuário Nacional

Caso você decida ir de ônibus saindo do Rio, a viação é a Sampaio, que sai da Rodoviária Novo Rio. A passagem custa em torno de 60 reais, possui várias saídas diárias a partir de 5h45 da manhã. O trajeto tem duração aproximada de 4 horas.

Onde se hospedar

Já vou começar dizendo para você não fazer um bate volta até Aparecida. Tente se hospedar na cidade e fazer um roteiro de pelo menos dois dias. É impossível conhecer todas as atrações do Santuário Nacional em algumas horas. Vale a pena dedicar alguns dias e aproveitar todos os atrativos oferecidos pelo complexo religioso.

Hotel Rainha do Brasil

Aparecida possui uma oferta muito grande de hospedagem. Minha recomendação é o hotel oficial do Santuário, o Hotel Rainha do Brasil. O hotel fica a poucos minutos do Santuário. Mesmo assim, possui transfer gratuito para o complexo. O hotel ainda possui ótima estrutura com todo conforto necessário para você e a sua família.

Roteiro de 2 dias em Aparecida

O Santuário Nacional de Aparecida é um complexo religioso gigantesco, mesmo assim nos finais de semana e feriados religiosos o local fica muito cheio. Uma dica é  visitar o Santuário fora desses dias. Com o complexo mais vazio sua experiência turística e religiosa será ainda melhor.

Santuário Nacional

Nosso roteiro de 2 dias em Aparecida foi montado pela assessoria de imprensa do Santuário Nacional e eu achei o roteiro muito bom, porque podemos conhecer o complexo com calma. Além disso, a ordem dos lugares visitados nos permitiu conhecer a história do Santuário.

Dia 1: Memorial da Devoção + Basílica Velha

Em nosso primeiro dia na cidade de Aparecida, começamos o tour no Santuário Nacional pelo Memorial da Devoção. No Memorial da Devoção ficam o Cine Padroeira, o Museu de Cera e espaço dos Devotos Mirins. É um bom lugar para começar o tour. No Cine Padroeira e no Museu de Cera conhecemos melhor a história da padroeira do Brasil.

Memorial da Devoção

Após o almoço conhecemos a Basílica Velha, que foi erguida em 1888. A Basílica Velha é simples, com arquitetura barroca e altar esculpido em mármore, mas é muito bonita. Depois seguimos pela Passarela da Fé, que liga a Basílica Velha a Basílica Nova.

Basílica Velha

Para finalizar o dia fizemos o passeio de bondinho até o Mirante do Morro do Cruzeiro. Do alto do mirante se tem uma vista muito bonita de todo o Santuário Nacional. É possível fazer o trajeto até o Mirante a pé. Nesse caminho é possível ver os painéis feitos pelo artista Adélio Sarro. Esses painéis representam a Via Sacra percorrida por Jesus.

Morro do Cruzeiro

Para os que se hospedarem no Hotel Rainha do Brasil é possível fazer o tour noturno guiado pela Basílica Nova, esse tour é exclusivo e gratuito para os hóspedes do hotel. O Tour Noturno é muito emocionante e explica vários detalhes da arquitetura da Basílica Nova.

Tour Noturno no Santuário Nacional

Dia 2: Cúpula + Basílica Nova + Morro do Presépio

No segundo dia começamos a visita pelo Mirante da Torre Brasília e pelo Museu Nossa Senhora Aparecida. O mirante possui uma linha do tempo com os principais acontecimentos que marcaram a história da Padroeira. O mirante possui um visual lindo do complexo. O museu ocupa os 1º e 2º andares da torre. Ele possui imagens, pinturas, gravuras e outras referências ligadas à devoção mariana nacional.

Mirante da Torre Brasília

Depois fomos até a Cúpula Central, que possui 34 m² de diâmetro e está a 17 metros do chão. Uma verdadeira obra de arte, toda revestida em mosaico e com o tema “A árvore da vida”. Aproveite esse tempo para conhecer com calma a Basílica Nova e todos os lindos detalhes da sua arquitetura.

Cúpula

Termine o dia no Morro do Presépio, de preferência no horário do pôr do sol. Para mim, esse é um dos lugares mais bonitos do Santuário Nacional de Aparecida. Uma espécie de jardim com gruta, cascata, mirante, lago, plantas, flores e muitas esculturas.

Presépio

Se você tiver mais dias para aproveitar poderá conhecer outras atrações do complexo. Entre elas estão: Aquário, Campanário, Capela das Velas, Casa das Velas, Sala das Promessas e Centro de Apoio aos Romeiros. Vale muito a pena conhecer esse complexo turístico religioso!

QUER SABER MAIS SOBRE APARECIDA?

SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA

HOTEL RAINHA DO BRASIL

PLANEJE SUA VIAGEM
Hospedagem

Encontre o hotel ideal para sua viagem no Booking.com e garanta o melhor preço na sua hospedagem.
Seguro viagem

Não deixe de fazer o seguro viagem com a Seguros Promo e viaje tranquilo. Utilizando o nosso código promocional (VIVINAVIAGEM5), você ganha 5% de desconto.
Chip Internacional

Fique conectado em toda sua viagem com da EASYSIM4U. Adquira o seu e tenha internet ilimitada em sua viagem.
Passeios/Ingressos

Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e muitas outras experiências com o Get Your Guide
Aluguel de carro

Alugue um carro pela RentCars e faça seu próprio tempo e roteiro na sua viagem.

1 COMMENT

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here