Nacionais

Roteiro de 1 dia em Nova Veneza

No Sul de Santa Catarina fica uma linda cidadezinha chamada Nova Veneza. Colonizada por italianos e com mais de 90% da população de imigrantes vindos da Itália, conhecer Nova Veneza é como ir a Itália sem sair do Brasil. Uma pequena e pacata cidade, que ainda mantém viva a cultura italiana. Isso pode ser visto através da gastronomia, arquitetura, costumes e até no dialeto falado por alguns moradores.

Nós estivemos o prazer de conhecer Nova Veneza em novembro de 2017 quando participamos do Encontro Rota Sul e ficamos encantados com a cidade. Fizemos um bate e volta a partir de Criciúma, que fica apenas a 25km de distância e vamos compartilhar com vocês o nosso roteiro de 1 dia em Nova Veneza.

Reserve já o seu hotel em Nova Veneza e garanta os melhores preços!

Manhã

Começamos o dia na Praça Humberto Bortoluzzi, uma linda praça, muito bem cuidada, que possui uma das atrações mais famosas da cidade, uma autêntica gôndola veneziana. A gôndola foi doada pelo governo de Veneza, na Itália, para a cidade de Nova Veneza e fica em um lago artificial.

Esta praça ainda possui um lindo coreto onde acontecem algumas atrações gratuitas e uma roda d’água, que é uma homenagem às famílias colonizadoras da cidade, esse monumento foi construído para comemorar o centenário da colonização.

Aproveitamos para caminhar pela região e conhecer os antigos casarões da cidade. As construções ficam ao lado da Praça Humberto Bortoluzzi. Conhecemos também a Loja Arte Veneza. Uma loja de souvenires com tema Carnevale di Venezia, onde são comercializadas máscaras e alugados trajes para participar do desfile do Carnevale di Venezia, que acontece no mês de junho.

Fizemos uma parada para o almoço no Restaurante Nova Veneza, que fica na Praça Humberto Bortoluzzi. O restaurante é especializado em comida italiana e serve a tradicional polenta cortada a fio. A comida é super saborosa e o ambiente muito agradável.

Tarde

Na parte da tarde. fomos conhecer algumas das principais atrações de Nova Veneza. Nossa primeira parada foi no Museu do Imigrante e na Igreja Matriz de São Marco (fica uma ao lado da outra). No museu e na Igreja conhecemos um pouco mais da história da cidade e dos imigrantes locais.

Depois fomos conhecer as Casas de Pedra, para chegar ao local é só seguir as placas. As Casas de Pedra foram construídas em 1891 e são consideradas Patrimônio Histórico Nacional. A propriedade da família Ângelo Bortolotto foi construída com pedras basaltos, que é uma técnica italiana. O lugar é lindo e as casinhas são um charme só, me senti literalmente na Toscana.

Fizemos uma parada na Barragem do Rio São Bento, o principal reservatório de água da região Sul de Santa Catarina. Sua superfície de água cobre 450 hectares e pode abastecer uma população estimada em 300 mil habitantes.

O mais interessante foi ver a torre da Capela de São Pedro submersa pelas águas da Barragem do Rio São Bento. Para fazer a barragem foi necessário a retirada dos moradores locais, porém a Igreja submersa ficou como lembrança.

Após visitar a barragem, paramos na Vinícola Borgo com o objetivo de fazer degustações de vinho e algumas comprinhas. A arquitetura da vinícola lembra um castelo e deixa o lugar bem charmoso. No local é possível comprar vinhos, cachaças, doces, massas caseiras e diversos produtos coloniais.

Noite

Para encerrar a nossa visita à linda Nova Veneza, fomos jantar no Restaurante Bodega do Zeca. Comemos uma deliciosa comida italiana e uma costela de chão espetacular. Também assistimos a duas apresentações especiais (Carnevale di Venezia e Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro).

QUER SABER MAIS SOBRE O SUL CATARINENSE?

ROTEIRO DE 4 DIAS PELO SUL CATARINENSE

O QUE FAZER EM ORLEANS

SERRA DO RIO RASTRO

PLANEJE SUA VIAGEM

Hospedagem

Encontre o hotel ideal para sua viagem no Booking.com e garanta o melhor preço na sua hospedagem.

Seguro viagem

Não deixe de fazer o seguro viagem com a Seguros Promo e viaje tranquilo. Utilizando o nosso código promocional (VIVINAVIAGEM5), você ganha 5% de desconto.

Chip Internacional

Fique conectado em toda sua viagem com da EASYSIM4U. Adquira o seu e tenha internet ilimitada em sua viagem.

Passeios/Ingressos

Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e muitas outras experiências com o Get Your Guide

Aluguel de carro

Alugue um carro pela RentCars e faça seu próprio tempo e roteiro na sua viagem.
Viviane Carneiro

Uma pessoa apaixonada por viagens!!! Que ama conhecer lugares novos e viver experiências diferentes. Pessoas, lugares, momentos, tudo que está em movimento me encanta.

Veja os comentários

Posts recentes

Jardim Botânico do Rio de Janeiro: um passeio imperdível

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é aquele passeio clássico, que não pode ficar…

% dias atrás

Salinas Maragogi – Como é se hospedar nesse resort?

Nós ficamos hospedados durante 5 dias no Salinas Maragogi e vamos te contar como é…

% dias atrás

Ilha da Gigóia: o que fazer, onde comer e como chegar

Enfim fomos conhecer a famosa Ilha da Gigóia, um cantinho repleto de belezas naturais, restaurantes,…

% dias atrás

Le Canton – Hotel ideal para famílias com crianças em Teresópolis

O Le Canton é realmente um hotel ideal para famílias com crianças e o único…

% dias atrás

Rocky Cay – San Andres (Colômbia)

Um dos meus lugares preferidos em San Andres, sem dúvidas, foi Rocky Cay. Um lugar…

% dias atrás

Hotel Fazenda Cheiro Verde

Se você está à procura de um lugar aconchegante, rodeado pela natureza e com atrações…

% dias atrás