Se você procura um destino praiano longe do agito e com muito contato com a natureza, você precisa conhecer a Rota Ecológica dos Milagres. Praias quase desertas, mirantes com vista para o mar, piscinas naturais, encontro do rio com o mar e pôr do sol deslumbrante são algumas das atrações desse paraíso ecológico.
A Rota Ecológica dos Milagres fica no Litoral Norte de Alagoas e possui algumas das mais belas praias do estado. São 25km de estrada, que vai de Porto das Pedras até Barra de Camaragibe. Essa rota passa por vilarejos simples e com pouca estrutura, porém mesmo assim possui ótimas opções de hospedagens e restaurantes.
Como chegar e se locomover:
A melhor maneira de chegar e se locomover na Rota Ecológica dos Milagres é de carro. Partindo de Maceió são aproximadamente 2 horas. Se optar pelo caminho de Japaratinga, precisará pegar a balsa, que custa 15 reais para carro.
Na Rota Ecológica dos Milagres não tem serviço de UBER, Táxi (só com indicação do hotel e os preços são altos) e o transporte público tem baixa frequência. Por esses motivos o melhor é estar de carro particular para se locomover com tranquilidade na região. Nós alugamos um carro antecipadamente pelo site da RentCars e recomendamos.
O que fazer:
– Conhecer as principais praias da região: Patacho, Lages, Tatuamunha, Marceneiro, Toque, São Miguel dos Milagres e Riacho.
– Assistir ao pôr do sol no encontro do rio com o mar na Praia de Tatuamunha.
– Apreciar a cidade do alto no Mirante do Farol de Porto de Pedras.
– Passeio de Jangada para as Piscinas Naturais do Patacho e São Miguel dos Milagres.
– Visitar a Associação Peixe Boi (Turismo de Base Comunitária).
Contrate um seguro viagem com a Seguros Promo e viaje tranquilo.
Onde comer:
A Rota Ecológica dos Milagres possui ótimas opções de restaurantes, bares, beach clubs e cafeterias. Nós visitamos alguns desses restaurantes e vamos indicar para vocês os que mais gostamos. Na alta temporada é imprescindível fazer reserva com antecedência nos restaurantes, isso porque eles sempre ficam lotados.
Para almoço ou jantar recomendamos: Villa Milagres e No Quintal. Para quem deseja uma noite regada a bons drinks e petiscos a sugestão é Na Casa de Boa. Se curte Beach Clubs a minha dica é Milagres do Toque e Pimenta Rosa.
Onde de hospedar:
A Rota Ecológica dos Milagres é formada por três regiões: São Miguel, Porto de Pedras e Passo de Camaragipe! Esses vilarejos ficam próximos um dos outros e se você estiver de carro, conseguirá se deslocar com bastante facilidade entre eles. Em qualquer uma dessas regiões é uma boa opção para se hospedar.
Nós ficamos hospedados na Pousada Villages, que fica na Praia de Lages no município de Porto de Pedras. Uma pousada com apenas 5 chalés, intimista, com atendimento de qualidade, charmosa, ótima localização e boa estrutura.
Outras opções que são muito bem recomendadas são: Pousada Côté Sud, Pousada Praia Bonita, Aldeia Beijupirá, Angá Hotel, Pousada Recanto dos Milagres, Pousada Marceneiro e Pousada Quinta do Patacho.
7 melhores praias da Rota Ecológica dos Milagres
Fiz uma lista com as melhores praias da região de acordo com a minha opinião e em ordem de preferência.
- Praia de Lages: fica no Vilarejo de Lages. Uma praia linda, quase deserta com mar claro e calmo.
- Praia do Marceneiro: fica em Passo de Camaragibe. O mar mais verdinho que eu vi na região.
- Praia do Patacho: fica em Porto de Pedras. Essa praia é repleta de coqueiros e possui uma das piscinas naturais mais famosas da região.
- Praia do Toque: fica em São Miguel dos Milagres. Ótima para passar o dia em um Beach Club. Mar super calminho.
- Praia do Riacho: fica em São Miguel dos Milagres. Nessa praia tem o encontro do rio com o mar e nela está localizada a famosa Capela dos Milagres.
- Praia de Tatuamunha: fica no Vilarejo de Tatuamunha. Nessa praia também tem o encontro do rio com o mar e um pôr do sol deslumbrante.
- Praia de São Miguel dos Milagres: fica em São Miguel dos Milagres. Uma praia com estacionamento, restaurantes e barracas de praia. Essa praia é muito movimentada e possui diversas jangadas no mar preparadas para os passeios até as piscinas naturais.
Informações Importantes:
– Nessa região não tem nenhum centrinho turístico, apenas alguns comércios locais bem simples.
– Na maioria dos restaurantes é possível pagar com cartão, mas nos passeios de jangada, buggy, fotos e estacionamentos é necessário pagar com dinheiro em espécie.
– Existem poucas opções de transporte público, por isso a melhor opção de locomoção é carro particular.
Agora é se organizar direitinho para conhecer esse destino incrível! Eu tenho certeza que você vai se apaixonar pela Rota Ecológica dos Milagres.
QUER SABER MAIS SOBRE ESSE DESTINO