Para quem procura um destino charmoso, com baixas temperaturas e boa gastronomia, Monte Verde (Minas Gerais) é a opção ideal. Com diversas atrações turísticas e paisagens repletas de muito verde, Monte Verde é uma ótima pedida para quem viaja em casal ou com a família.
É possível aproveitar as principais atrações de Monte Verde em um final de semana ou em uma viagem curta de feriado. Nós conhecemos Monte Verde e vamos compartilhar com vocês as nossas dicas de como chegar, onde ficar, o que fazer e muito mais.
Monte Verde é distrito do município de Camanducaia, que fica no Sul de Minas Gerais. Apesar de fazer parte de Minas Gerais, Monte Verde fica mais próxima a São Paulo do que de Belo Horizonte (capital de Minas). Quem sai de São Paulo leva menos de 3 horas para chegar a Monte Verde. Já quem sai de Belo Horizonte pode levar até 6 horas de viagem.
Nós fizemos essa viagem a partir do Rio de Janeiro, que fica a 540km de distância de Monte Verde. Fizemos esse trajeto em aproximadamente 8 horas com duas paradas para comer e ir ao banheiro. A estrada até Monte Verde é boa, tranquila e bem sinalizada. Nós passamos por 6 pedágios, que totalizaram o valor de R$65,00.
É possível chegar até Monte Verde de ônibus, mas a viagem será muito mais cansativa e longa. A partir do Rio é preciso pegar 3 ônibus (Rio x São Paulo / São Paulo x Camanducaia / Camanducaia x Monte Verde). A melhor opção é ir de carro até Jacareí pela Via Dutra, pegar a Dom Pedro I até Atibaia, entrar na rodovia Fernão Dias, por fim entrar em Camanducaia e seguir as placas até Monte Verde.
É possível visitar Monte Verde o ano inteiro e ainda assim aproveitar as principais atrações do destino. A alta temporada acontece nos meses de junho e julho, mas vale ressaltar que nessa época o frio é intenso e a região fica extremamente lotada. Se você não gosta de destinos muito cheios e nem é resistente ao frio, vale a pena escolher outra época do ano.
No verão, Monte Verde costuma ficar mais vazia e o frio vai embora. Mesmo assim o destino possui temperaturas mais baixas que a maioria dos destinos brasileiros. Nessa época você também vai encontrar preços melhores.
Para mim, a melhor época para conhecer Monte Verde são os meses de agosto e setembro. Nesse período o destino fica menos lotado e as temperaturas não estão tão baixas. Nós estivemos em Monte Verde no final do mês de agosto e a noite pegamos um friozinho de 8 graus.
É possível conhecer as principais atrações de Monte Verde em um único final de semana ou em uma viagem curta de feriado. A vila é pequena e as melhores atrações demandam pouco tempo para serem aproveitadas, a maioria delas podem ser visitadas em poucas horas. Se você deseja relaxar e descansar, além de conhecer as principais atrações, separe mais dias para conhecer Monte Verde com calma.
Se você procura uma hospedagem com ótima infraestrutura, muito conforto e boa localização, minha dica é o Esquilo Hotel. Nós ficamos hospedados nesse hotel e simplesmente adoramos. O hotel fica bem próximo ao centro de Monte Verde, onde acontece o agito da cidade, mas distante o suficiente para oferecer uma hospedagem tranquila e relaxante. O hotel é ideal para casais, que procuram romantismo e para famílias que precisam de um hotel completo.
Outras opções interessantes são Pousada Carícia do Vento (fica a 600 metros do centro e tem instalações confortáveis), Roots SPA Resort (para quem procura localização central e instalações luxuosas) e Pousada Águia Dourada (para quem procura por bom custo benefício).
A Avenida Monte Verde é a principal atração do distrito, é nessa avenida que acontece todo o agito da cidade. Nessa avenida estão os principais restaurantes, lojas, cafeterias, chocolaterias e agências de turismo de Monte Verde. Além disso, a Avenida Monte Verde é decorada com diversas flores e possui algumas galerias temáticas como: Vila Europa, Vila Germânica, Galeria Suíça e o Shopping Center Celeiro.
O City Tour de Jeep é uma ótima opção de passeio para quem deseja conhecer as principais atrações de Monte Verde. Nós fizemos esse passeio com a Agência Roteiro Serras Verdes e gostamos muito. Achamos o preço bom e o guia Du, deixou o passeio muito animado.
Nós pagamos R$ 60,00 (por pessoa) por esse passeio e o City Tour passou nos seguintes pontos: Trilha do Platô, Alambique, Fábrica de Chocolate, Queijaria, Mirante do Aeroporto e termina com o pôr do sol. O roteiro do City Tour pode sofrer alterações por conta do clima e tem duração de aproximadamente 4 horas.
Para os mais aventureiros e amantes da natureza, Monte Verde possui algumas trilhas como: Pedra Redonda, Pedra Partida, Chapéu do Bispo, Trilha do Platô e Pico do Selado. As trilhas são bem sinalizadas, podem ser feitas sem guia e ficam em meio à Serra da Mantiqueira. Existem trilhas de todos os níveis: leve, moderada e pesada.
Na Avenida Monte Verde você encontra diversas agências de turismo oferecendo vários tipos de passeios como: city tour, quadriciclo, utv, bike, cavalo, tirolesa e muitos outros. Vale a pena pesquisar o melhor preço, mas não deixe para comprar o passeio na última hora, pois a procura é grande principalmente na alta temporada, feriado e finais de semana.
Em Monte Verde você também pode fazer Patinação no Gelo, visitar o Ice Bar, Tour na Cervejaria Fritz e se aventurar na Fazenda Radical. Na Fazenda Radical você vai encontrar diversas atrações como: Mega Tirolesa, Arvorismo, Arco e Flecha e outras atividades.
Uma atração imperdível em Monte Verde é a sua gastronomia. Monte Verde possui ótimos restaurantes, bares, lanchonetes, chocolaterias e cafeterias. É impossível voltar de Monte Verde sem adquirir alguns quilinhos e comer muitos pratos deliciosos. As especialidades culinárias de Monte Verde são: fondue, truta e chocolates.
Os restaurantes que visitamos em Mote Verde e recomendamos foram: A Casa do Fondue (melhor fondue de Monte Verde), Dona Mucama (para comer aquela truta saborosa), Wine Not? (para apreciar um bom vinho acompanhado de pratos maravilhosos) e Chocolate Montanhês (ideal para tomar aquele chocolate quente no fim da tarde).
Gostou das nossas dicas sobre Monte Verde? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão para acrescentar? Coloca aí nos comentários, que já já a gente te responde.
QUER SABER MAIS SOBRE ESSE DESTINO
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é aquele passeio clássico, que não pode ficar…
Nós ficamos hospedados durante 5 dias no Salinas Maragogi e vamos te contar como é…
Enfim fomos conhecer a famosa Ilha da Gigóia, um cantinho repleto de belezas naturais, restaurantes,…
O Le Canton é realmente um hotel ideal para famílias com crianças e o único…
Um dos meus lugares preferidos em San Andres, sem dúvidas, foi Rocky Cay. Um lugar…
Se você está à procura de um lugar aconchegante, rodeado pela natureza e com atrações…
Veja os comentários