Nacionais

Monte Verde (Minas Gerais): o que fazer, como chegar, onde ficar e muito mais

Para quem procura um destino charmoso, com baixas temperaturas e boa gastronomia, Monte Verde (Minas Gerais) é a opção ideal. Com diversas atrações turísticas e paisagens repletas de muito verde, Monte Verde é uma ótima pedida para quem viaja em casal ou com a família.

Mirante do Aeroporto

É possível aproveitar as principais atrações de Monte Verde em um final de semana ou em uma viagem curta de feriado. Nós conhecemos Monte Verde e vamos compartilhar com vocês as nossas dicas de como chegar, onde ficar, o que fazer e muito mais.

Contrate um seguro viagem com a Seguros Promo e viaje tranquilo.

Onde fica e como chegar

Monte Verde é distrito do município de Camanducaia, que fica no Sul de Minas Gerais. Apesar de fazer parte de Minas Gerais, Monte Verde fica mais próxima a São Paulo do que de Belo Horizonte (capital de Minas). Quem sai de São Paulo leva menos de 3 horas para chegar a Monte Verde. Já quem sai de Belo Horizonte pode levar até 6 horas de viagem.

Avenida Monte Verde

Nós fizemos essa viagem a partir do Rio de Janeiro, que fica a 540km de distância de Monte Verde. Fizemos esse trajeto em aproximadamente 8 horas com duas paradas para comer e ir ao banheiro. A estrada até Monte Verde é boa, tranquila e bem sinalizada. Nós passamos por 6 pedágios, que totalizaram o valor de R$65,00.

Alugue um carro pela RentCars e viaje com todo o conforto que você merece.

É possível chegar até Monte Verde de ônibus, mas a viagem será muito mais cansativa e longa. A partir do Rio é preciso pegar 3 ônibus (Rio x São Paulo / São Paulo x Camanducaia / Camanducaia x Monte Verde). A melhor opção é ir de carro até Jacareí pela Via Dutra, pegar a Dom Pedro I até Atibaia, entrar na rodovia Fernão Dias, por fim entrar em Camanducaia e seguir as placas até Monte Verde.

Quando ir e melhor época

É possível visitar Monte Verde o ano inteiro e ainda assim aproveitar as principais atrações do destino. A alta temporada acontece nos meses de junho e julho, mas vale ressaltar que nessa época o frio é intenso e a região fica extremamente lotada. Se você não gosta de destinos muito cheios e nem é resistente ao frio, vale a pena escolher outra época do ano.

Trilha do Platô

No verão, Monte Verde costuma ficar mais vazia e o frio vai embora. Mesmo assim o destino possui temperaturas mais baixas que a maioria dos destinos brasileiros. Nessa época você também vai encontrar preços melhores.

Para mim, a melhor época para conhecer Monte Verde são os meses de agosto e setembro. Nesse período o destino fica menos lotado e as temperaturas não estão tão baixas. Nós estivemos em Monte Verde no final do mês de agosto e a noite pegamos um friozinho de 8 graus.

Quanto tempo ficar

É possível conhecer as principais atrações de Monte Verde em um único final de semana ou em uma viagem curta de feriado. A vila é pequena e as melhores atrações demandam pouco tempo para serem aproveitadas, a maioria delas podem ser visitadas em poucas horas. Se você deseja relaxar e descansar, além de conhecer as principais atrações, separe mais dias para conhecer Monte Verde com calma.

Avenida Monte Verde

Onde ficar

Se você procura uma hospedagem com ótima infraestrutura, muito conforto e boa localização, minha dica é o Esquilo Hotel. Nós ficamos hospedados nesse hotel e simplesmente adoramos. O hotel fica bem próximo ao centro de Monte Verde, onde acontece o agito da cidade, mas distante o suficiente para oferecer uma hospedagem tranquila e relaxante. O hotel é ideal para casais, que procuram romantismo e para famílias que precisam de um hotel completo.

Esquilo Hotel

Outras opções interessantes são Pousada Carícia do Vento (fica a 600 metros do centro e tem instalações confortáveis), Roots SPA Resort (para quem procura localização central e instalações luxuosas) e Pousada Águia Dourada (para quem procura por bom custo benefício).

O que fazer em Monte Verde

Avenida Monte Verde

A Avenida Monte Verde é a principal atração do distrito, é nessa avenida que acontece todo o agito da cidade. Nessa avenida estão os principais restaurantes, lojas, cafeterias, chocolaterias e agências de turismo de Monte Verde. Além disso, a Avenida Monte Verde é decorada com diversas flores e possui algumas galerias temáticas como: Vila Europa, Vila Germânica, Galeria Suíça e o Shopping Center Celeiro.

Avenida Monte Verde

City Tour de Jeep

O City Tour de Jeep é uma ótima opção de passeio para quem deseja conhecer as principais atrações de Monte Verde. Nós fizemos esse passeio com a Agência Roteiro Serras Verdes e gostamos muito. Achamos o preço bom e o guia Du, deixou o passeio muito animado.

City Tour de Jeep (Agência Roteiro Serras Verdes)

Nós pagamos R$ 60,00 (por pessoa) por esse passeio e o City Tour passou nos seguintes pontos: Trilha do Platô, Alambique, Fábrica de Chocolate, Queijaria, Mirante do Aeroporto e termina com o pôr do sol. O roteiro do City Tour pode sofrer alterações por conta do clima e tem duração de aproximadamente 4 horas.

Trilhas

Para os mais aventureiros e amantes da natureza, Monte Verde possui algumas trilhas como: Pedra Redonda, Pedra Partida, Chapéu do Bispo, Trilha do Platô e Pico do Selado. As trilhas são bem sinalizadas, podem ser feitas sem guia e ficam em meio à Serra da Mantiqueira. Existem trilhas de todos os níveis: leve, moderada e pesada.

Trilha da Pedra do Platô

Outras atrações

Na Avenida Monte Verde você encontra diversas agências de turismo oferecendo vários tipos de passeios como: city tour, quadriciclo, utv, bike, cavalo, tirolesa e muitos outros. Vale a pena pesquisar o melhor preço, mas não deixe para comprar o passeio na última hora, pois a procura é grande principalmente na alta temporada, feriado e finais de semana.

Fazenda Radical

Em Monte Verde você também pode fazer Patinação no Gelo, visitar o Ice Bar, Tour na Cervejaria Fritz e se aventurar na Fazenda Radical. Na Fazenda Radical você vai encontrar diversas atrações como: Mega Tirolesa, Arvorismo, Arco e Flecha e outras atividades.

Gastronomia

Uma atração imperdível em Monte Verde é a sua gastronomia. Monte Verde possui ótimos restaurantes, bares, lanchonetes, chocolaterias e cafeterias. É impossível voltar de Monte Verde sem adquirir alguns quilinhos e comer muitos pratos deliciosos. As especialidades culinárias de Monte Verde são: fondue, truta e chocolates.

Os restaurantes que visitamos em Mote Verde e recomendamos foram: A Casa do Fondue (melhor fondue de Monte Verde), Dona Mucama (para comer aquela truta saborosa), Wine Not? (para apreciar um bom vinho acompanhado de pratos maravilhosos) e Chocolate Montanhês (ideal para tomar aquele chocolate quente no fim da tarde).

Chocolate Montanhês

Gostou das nossas dicas sobre Monte Verde? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão para acrescentar? Coloca aí nos comentários, que já já a gente te responde.

QUER SABER MAIS SOBRE ESSE DESTINO

ESQUILO HOTEL – MONTE VERDE (REVIEW COMPLETO)

WINE NOT BAR – MONTE VERDE

PLANEJE SUA VIAGEM

Hospedagem

Encontre o hotel ideal para sua viagem no Booking.com e garanta o melhor preço na sua hospedagem.

Seguro viagem

Não deixe de fazer o seguro viagem com a Seguros Promo e viaje tranquilo. Utilizando o nosso código promocional (VIVINAVIAGEM5), você ganha 5% de desconto.

Chip Internacional

Fique conectado em toda sua viagem com da EASYSIM4U. Adquira o seu e tenha internet ilimitada em sua viagem.

Passeios/Ingressos

Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e muitas outras experiências com o Get Your Guide

Aluguel de carro

Alugue um carro pela RentCars e faça seu próprio tempo e roteiro na sua viagem.
Viviane Carneiro

Uma pessoa apaixonada por viagens!!! Que ama conhecer lugares novos e viver experiências diferentes. Pessoas, lugares, momentos, tudo que está em movimento me encanta.

Veja os comentários

Posts recentes

Jardim Botânico do Rio de Janeiro: um passeio imperdível

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é aquele passeio clássico, que não pode ficar…

% dias atrás

Salinas Maragogi – Como é se hospedar nesse resort?

Nós ficamos hospedados durante 5 dias no Salinas Maragogi e vamos te contar como é…

% dias atrás

Ilha da Gigóia: o que fazer, onde comer e como chegar

Enfim fomos conhecer a famosa Ilha da Gigóia, um cantinho repleto de belezas naturais, restaurantes,…

% dias atrás

Le Canton – Hotel ideal para famílias com crianças em Teresópolis

O Le Canton é realmente um hotel ideal para famílias com crianças e o único…

% dias atrás

Rocky Cay – San Andres (Colômbia)

Um dos meus lugares preferidos em San Andres, sem dúvidas, foi Rocky Cay. Um lugar…

% dias atrás

Hotel Fazenda Cheiro Verde

Se você está à procura de um lugar aconchegante, rodeado pela natureza e com atrações…

% dias atrás