Enfim fomos conhecer a famosa Ilha da Gigóia, um cantinho repleto de belezas naturais, restaurantes, feirinha e outros atrativos. Um lugar ótimo para fazer um passeio de um dia, mas também uma boa opção para quem deseja ficar hospedado aproveitando a vida na ilha.
A Ilha da Gigóia abriga pouco mais de 3 mil moradores, mas recebe diariamente muitos turistas. Uma ilha pequena, que fica escondida atrás de diversos prédios comerciais e está localizada na Barra da Tijuca. Na ilha não podem circular carros, mas você consegue atravessar a ilha em uma caminhada de aproximadamente 20 minutos.
Contrate um seguro viagem com a Seguros Promo e viaje tranquilo.
Como chegar na Ilha da Gigóia
A ilha da Gigóia fica na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. Ela é a maior ilha de um arquipélago que engloba 10 ilhas na Lagoa da Tijuca. Como na ilha não podem circular carros, a travessa até a ilha é feita de barco (custa 3 reais) e tem duração de 2 minutos.
O acesso aos barcos é feito em uma pequena rua, que fica entre os números 350 e 400 da Avenida Armando Lombardi, use como referência o prédio da Unimed e o Shopping Barra Point, a rua que dá acesso as embarcações fica exatamente entre eles. Existe uma placa logo no começo da rua indicando o píer de onde os barcos saem.
Se você for de carro é só estacionar no Shopping Barra Point e fazer uma pequena caminhada de aproximadamente 2 minutinhos até o local das embarcações. Da mesma forma, caso você vá de UBER, é só pedir para desembarcar no Shopping Barra Point e ir caminhando.
Se você for de transporte público, pegue o BRT e desça na estação Jardim Oceânico e desça na saída Lagoa. O desembarque é na rua Egtotuhdns, seguindo por ela você vai encontrar o atracadouro de barcos para a Ilha da Gigóia.
O que fazer na Ilha da Gigóia
Caminhar pelas ruelas da Ilha da Gigóia já é, por si só, uma ótima opção de passeio. Mas não se engane achando que por lá irá encontrar muitos pontos turísticos e atrações. A ilha é bem pacata e seus atrativos são: restaurantes, bares, pousadas, feirinhas, lojinhas, artes urbanas espalhas pelos muros e decks com vista para lagoa.
Outra opção bem bacana é fazer um passeio de barco chamado de Pantanal Carioca. Nesse passeio fazemos um tour pela lagoa de barco onde o barqueiro vai nos contando um pouco da história da ilha e podemos vislumbrar alguns animais na região do mangue como jacaré do papo amarelo, caranguejos, garças e até capivaras.
Nós fizemos esse passeio com a empresa Jardim Oceânico Tur e gostamos muito. O passeio custa R$ 35 reais por pessoa (crianças de 5 a 7 anos pagam meia) e tem duração de aproximadamente 40 minutos. Depois do passeio, você pode pedir para ficar em um dos restaurantes da ilha.
Onde comer na Ilha da Gigóia
A Ilha da Gigóia é famosa pelos seus bons restaurantes e muitas pessoas procuram a ilha apenas para almoçar ou jantar em um dos seus restaurantes. A maioria desses restaurantes tem como especialidade os peixes e frutos do mar.
No dia do passeio de barco pelo Pantanal Carioca nós paramos para almoçar no Restaurante La Ilha e achamos o preço justo para o que oferece. Os pratos individuais no restaurante La Ilha custam a partir de 39,90. A comida é simples, mas saborosa e o ambiente muito agradável.
Outros restaurantes que nos recomendaram foram: P21, Bar Caiçara, Pizzaria Alla Pergola, Gigóia Bistrô, Laguna, Café da Poesia e Venne Gastronomia Mediterrânea.
Onde se hospedar na Ilha da Gigóia
Se você pretende viver um pouco mais intensamente a experiência de estar na Ilha da Gigóia, pode optar por se hospedar em uma das pousadas da ilha. Algumas opções de hospedagem, que eu recomendo: Pousada Miami, Casanova Residence e Casanova Residence e Pousada Ilha Maravilha.
Vale a pena visitar a Ilha da Gigóia
Levando em consideração que a Ilha da Gigóia não tem muitos atrativos turísticos, acredito que “valer a pena ou não valer” vai depender do tipo de turismo que você gosta de fazer. A ilha é simples, pacata e tem uma vibe própria. Não espere luxo ou diversas opções de passeios.
Vá para ilha com a mente aberta e com vontade de explorar os cantinhos com calma. Para a nossa família valeu a pena conhecer principalmente por causa do passeio de barco, que nós gostamos muito e pelo contato com a natureza. Recomendamos para famílias com crianças.
QUER SABER MAIS SOBRE O RIO DE JANEIRO
ROTEIRO DE 3 A 7 DIAS PELO RIO DE JANEIRO
VOO DE PARAPENTE NO RIO DE JANEIRO