Nacionais

Tudo sobre Niterói – O que fazer, onde ficar, onde comer, como chegar e muito mais

Que o Rio de Janeiro é um cartão postal do Brasil e têm paisagens de tirar o fôlego, todo o mundo sabe, mas você já ouviu falar de Niterói? Dizem que a melhor coisa de Niterói é a vista do Rio de Janeiro, mas na verdade quem disse isso provavelmente nunca visitou Niterói e não conhece seus encantos. Nikiti, Cidade Sorriso ou Niterói, não importa como você a chame, o que realmente importa é que esta cidade é uma das mais lindas do Brasil e possui atrações turísticas imperdíveis.

Localização e história

Niterói é um município do estado do Rio de Janeiro e possui uma área de 129,3 km². A cidade está situada a apenas 13 km do Rio de Janeiro. Banhada tanto pela Baía de Guanabara quanto pelo Oceano Atlântico, Niterói conta com cerca de 500 mil habitantes e dispõe de uma vida cultural latente, além de oferecer belíssimas paisagens com montanhas, praias, lagoas e muito mais.

A palavra Niterói vem do tupi-guarani Nictheroy, que em uma tradução livre significa água escondida. A cultura indígena está fortemente entrelaçada com a história de Niterói, já que, durante as invasões francesas na Baía de Guanabara em 1555, Portugal recorreu à ajuda do índio Araribóia, que conseguiu expulsar os franceses da região. Como prêmio, ele ganhou o pedaço de terra do outro lado da baía, hoje conhecida como a cidade de Niterói.

Como chegar

Chegar em Niterói vindo do Rio de Janeiro é muito fácil. Você pode vir de carro, ônibus, barcas ou catamarã. De carro, basta atravessar a Ponte Rio-Niterói, mas tente evitar o horário de rush para não enfrentar muito engarrafamento. De ônibus, existem muitas linhas que fazem o trajeto Rio X Niterói. A Barca (ou o catamarã) é a forma mais turística de chegar em Niterói, nessa opção você poderá apreciar a bela paisagem durante a viagem.

O que fazer em Niterói

Caminho Niemeyer – O Caminho Niemeyer é um conjunto arquitetônico cultural de grande valor projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Esse espaço foi pensado com o objetivo de criar um cenário turístico e revitalizar áreas da cidade. Niterói é a segunda cidade do mundo em número de obras de Niemeyer, sendo superada apenas por Brasília.  Uma boa pedida é aproveitar o final da tarde para passear pelo local e assistir ao pôr do sol.

Entre os principais pontos do Caminho Niemeyer para conhecer, podemos destacar:

  • Teatro Popular Oscar Niemeyer, possui uma cobertura em forma ondular, que remete ao movimento das ondas do mar.
  • Fundação Oscar Niemeyer, criada em 1988, reúne informações relacionadas à arquitetura, urbanismo, design e artes plásticas.
  • Centro Petrobras de Cinema Brasileiro, localizado próximo à Praça JK, é uma edificação que tem o formato de um rolo de filme. É um lugar que costuma sediar muitos eventos do setor audiovisual, que acontecem todos os anos em Niterói.
  • Museu de Arte Contemporânea (MAC), o maior ponto turístico de Niterói também faz parte do Caminho Niemeyer.
  • Estação de Charitas conta com restaurante com vista panorâmica em seu terraço.

Museu de Arte Contemporânea – O Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói foi projetado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer e tornou-se o cartão postal da Cidade. A construção por si só já vale a visita. Com um formato que lembra um disco voador, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, na verdade, simboliza uma rosa nascendo no concreto.

Localizado no Mirante da Boa Viagem, o MAC possui um acervo com mais de 1,2 mil obras de arte, exposições temporárias e ainda oferece uma vista magnífica de toda a entrada da Baía de Guanabara. A vista maravilhosa de Niterói e do Rio de Janeiro é, sem dúvidas, o ponto alto do MAC.

Parque da Cidade – Inaugurado em 1976, o Parque da Cidade é, sem dúvida, um dos principais pontos turísticos de Niterói. É o lugar que oferece as mais belas vistas de Niterói e Rio de Janeiro, além de ser o local mais indicado para assistir ao pôr do sol na cidade.

O Parque da Cidade de Niterói é uma área de proteção ambiental no Morro da Viração, que possui a altura de 270 metros. O acesso ao parque pode ser feito de carro, bicicleta ou a pé. Para os mais corajosos, o parque possui rampas para voo livre de parapente. Um lugar muito lindo e agradável!

Ilha de Boa Viagem – A Ilha de Boa Viagem é uma ilhota localizada na costa da Baía de Guanabara. A ilha foi tombada pelo IPHAN em 1938 e desde o século XVII, tem sido utilizada para diversos objetivos. Hoje em dia a ilha está aberta ao público para visitação livre ou com guiamento.

A Ilha de Boa Viagem fica aberta de terça a domingo, das 10h às 17h. O acesso a Ilha da Boa Viagem é feito pelo Mirante da Boa Viagem. Para entrar, é preciso caminhar até a ponte que faz a ligação do continente com a ilha. Na ilha encontram-se a Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, uma igrejinha construída no século XVII, as ruínas de um antigo forte e o casarão conhecido como castelo.

Campo São Bento – O Campo São Bento está localizado no bairro nobre de Icaraí e é um lindo parque cercado de verde em plena área urbana. Tem diversos brinquedos para as crianças, pequeno parque de diversões, feira de artesanato, lago artificial, espaço gramado e canteiro de flores. Um passeio ideal para fazer com a família!

Complexo dos Fortes – O Complexo dos Fortes de Niterói é um conjunto de fortificações com enorme importância para o patrimônio cultural e turístico da região, além de oferecer uma vista deslumbrante da Baía de Guanabara e da cidade do Rio de Janeiro.

O Complexo dos Fortes fica no bairro de Jurujuba. Seus principais pontos turísticos são:

  • Fortaleza de Santa Cruz da Barra é a mais importante do Complexo. A fortificação foi erguida há 400 anos para servir de proteção para a entrada da Baía. Hoje a Fortaleza reúne registros históricos do Brasil e exibe aos visitantes alguns canhões usados para defender o território brasileiro e as masmorras onde corsários e piratas eram aprisionados. Outro grande destaque é o Mirante do Ponto Extremo, onde os visitantes aguardam para vislumbrar o pôr-do-sol;
  • Forte Barão do Rio Branco é uma construção bem simples. O lugar, no entanto, atrai visitantes por conta de suas praias privativas, mas só é permitido frequentar o local com autorização do Exército;
  • Forte São Luiz e Forte do Pico possuem acesso a partir do Forte do Rio Branco. O caminho se dá por meio de uma subida asfaltada, porém bastante íngreme (o acesso é feito de carro ou van). Do Forte de São Luiz é possível ter acesso a uma trilha pelo costão rochoso, por onde se chega até a Fortaleza de Santa Cruz;
  • Forte Imbuhy também é acessado pelo Forte Barão do Rio Branco, através de uma bucólica estrada arborizada e possui uma praia privativa bem bonita. Com canhões poderosos, é um lugar construído com cantarias de pedras retiradas da costa do mar, numa história que remonta ao episódio diplomático de 1863 em que Brasil e Inglaterra quase entraram em guerra.

Praias – As praias de Niterói estão entre as praias mais bonitas do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil. Elas estão divididas entre as praias abertas ao mar, que são as praias da Região Oceânica, e as praias de Baía, no caso banhadas pela Baía de Guanabara.

As praias de Niterói situadas na Região Oceânica da cidade são banhadas pelo Oceano Atlântico e contam com extensa faixa de areia. São praias muito bonitas e de águas limpas. Entre elas estão: Praia de Itacoatiara, Praia de Camboinhas, Praia de Itaipu, Praia de Piratininga e Praia do Sossego.

As praias banhadas pela Baía de Guanabara são as que oferecem a famosa vista para o Rio de Janeiro. Muito populares praticam esportes tanto nos seus enormes calçadões quanto nas suas areias. Entre elas estão: Praia de Charitas, Praia de São Francisco, Praia de Icaraí, Praia de Boa Viagem, Praia de Jurujuba e Praia de Adão e Eva.

Mercado Municipal – O Mercado Municipal de Niterói foi reaberto em 27 de julho de 2023 após quase quatro décadas fechado. O prédio histórico de arquitetura neoclássica passou por uma grande revitalização, com a preservação das características do prédio original e ajustes internos para adequá-lo. Atualmente, milhares de pessoas passam todos os meses pelo mercado.

Com seus 9.700 metros quadrados e mais de 150 lojas divididas entre: gastronomia, decoração, cervejaria, peixaria, artesanato, queijaria e hortifruti, o Mercado Municipal de Niterói se tornou uma atração turística imperdível.

Solar do Jambeiro – O antigo Palacete Bartholdy, hoje conhecido como Solar do Jambeiro, foi construído em 1872 pelo comerciante português Bento Joaquim Alves Pereira, residente no Rio de Janeiro. Na arquitetura do Jambeiro, o que mais impressiona são os seus azulejos portugueses pintados à mão e o paisagismo dos jardins.

Construído no século XIX, o Solar se destaca como um casarão de acabamento preservado no local onde antes era a casa de um diplomata dinamarquês e sua família nos séculos XIX e XX.

Em 22 de novembro de 2001, o Solar do Jambeiro foi aberto ao público após minucioso processo de restauração realizado por uma equipe multidisciplinar. Hoje o Solar do Jambeiro funciona como um espaço cultural em Niterói, onde acontecem apresentações teatrais, exposições, cursos e seminários.

Teatro Municipal – O Teatro Municipal de Niterói foi construído no século XIX e é um dos principais locais da arte teatral brasileira. Ao longo dos anos, o edifício passou por muitas reformas e, em 1842, foi adquirido pelo ator João Caetano. O Teatro Municipal João Caetano conta com diversas atividades artísticas abertas para a população como: peças, recitais, festivais, visita guiada, visita educativa e espetáculos musicais.

Onde se hospedar

Niterói tem opções de ótimos hotéis com boa localização e infraestrutura. Em Icaraí, o bairro mais famoso de Niterói estão os hotéis: Matiz Niterói Design e o Icaraí Praia Hotel, hotéis com boa avaliação e localização. No bairro do Ingá fica o badalado H Niterói, que tem uma vista maravilhosa de Niterói.

Onde comer

Niterói não é conhecida apenas por suas belezas naturais e seus pontos turísticos imperdíveis. A cidade também conta com ótimas opções gastronômicas e bons restaurantes com culinária variada, que fazem sua vinda a Niterói valer ainda mais a pena.

Entre os meus restaurantes preferidos estão:

– Gruta de Santo Antônio (Culinária Portuguesa)

– Allori (Culinária Italiana)

– Place WH (Culinária Internacional)

– On Fire (American Barbecue)

– Verdana Grill (Churrascaria)

– Bistrô MAC (Boa pedida para o café da manhã)

– Sunsaki (Culinária Japonesa)

– Seu Antônio (Restaurante de Frutos do Mar).

Conclusão

Niterói é, sem dúvidas, uma cidade repleta de atrações para todos os tipos de turistas e para todos os gostos. É impossível não se apaixonar pela Cidade Sorriso e se encantar com suas belezas. Então, não deixe de se programar para conhecer Niterói e aproveitar o melhor dessa cidade linda. Conta pra gente nos comentários o que você mais gosta em Niterói ou o que ficou de fora dessa lista.

Realização:

PLANEJE SUA VIAGEM

Hospedagem

Encontre o hotel ideal para sua viagem no Booking.com e garanta o melhor preço na sua hospedagem.

Seguro viagem

Não deixe de fazer o seguro viagem com a Seguros Promo e viaje tranquilo. Utilizando o nosso código promocional (VIVINAVIAGEM5), você ganha 5% de desconto.

Chip Internacional

Fique conectado em toda sua viagem com da EASYSIM4U. Adquira o seu e tenha internet ilimitada em sua viagem.

Passeios/Ingressos

Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e muitas outras experiências com o Get Your Guide

Aluguel de carro

Alugue um carro pela RentCars e faça seu próprio tempo e roteiro na sua viagem.
Viviane Carneiro

Uma pessoa apaixonada por viagens!!! Que ama conhecer lugares novos e viver experiências diferentes. Pessoas, lugares, momentos, tudo que está em movimento me encanta.

Posts recentes

Hotel Fazenda Vale da Mantiqueira

Hotel Fazenda Vale da Mantiqueira - Finalmente fomos conhecer o Hotel Fazenda Vale da Mantiqueira…

% dias atrás

Dica de hospedagem na Barra da Tijuca: Windsor Tower Hotel

Se você está à procura de uma hospedagem moderna, confortável, com instalações novas e localização…

% dias atrás

Jardim Botânico do Rio de Janeiro: um passeio imperdível

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é aquele passeio clássico, que não pode ficar…

% dias atrás

Salinas Maragogi – Como é se hospedar nesse resort?

Nós ficamos hospedados durante 5 dias no Salinas Maragogi e vamos te contar como é…

% dias atrás

Ilha da Gigóia: o que fazer, onde comer e como chegar

Enfim fomos conhecer a famosa Ilha da Gigóia, um cantinho repleto de belezas naturais, restaurantes,…

% dias atrás

Le Canton – Hotel ideal para famílias com crianças em Teresópolis

O Le Canton é realmente um hotel ideal para famílias com crianças e o único…

% dias atrás