Quem visita Tiradentes não pode deixar de fora do seu roteiro o agradável vilarejo de Bichinho. O vilarejo de Bichinho está localizado a 8km de Tiradentes, aproximadamente 20 minutos de carro. Bichinho, que na verdade se chama Vitoriano Veloso, pertence ao município de Prados. Confira o que fazer em Bichinho!
O simpático vilarejo é repleto de ateliês, lojas de artesanato e produtos locais. É possível conhecer as principais atrações de Bichinho em apenas um dia, mas caso você goste de destinos mais tranquilos e rurais, vale a pena se hospedar ao menos um dia por lá.
Partindo de Tiradentes é muito fácil chegar até ao vilarejo de Bichinho. A estrada é de calçamento de pedras e o caminho se inicia pela Rua dos Inconfidentes. Não existem linhas de ônibus de Tiradentes até Bichinho, por isso a melhor opção é ir de carro.
Apesar de ser um vilarejo pequeno, Bichinho possui pousadas aconchegantes e confortáveis, mas são bem simples. Algumas opções de boas hospedagens são: Pousada Cantagalo Bichinho, Pousada Baobá e Pousada Recanto do Anjo.
Em Bichinho você vai encontrar algumas atrações muito interessantes. Bichinho possui diversos ateliês, lojas, alambiques, igreja, restaurantes com a típica comida mineira e muito mais. Confira abaixo as principais atrações de Bichinho:
A Casa Torta é a principal atração turística de Bichinho e chama muita atenção dos visitantes. Impossível não ficar impressionado com a casinha colorida e torta! A Casa Torta foi criada em 12 de outubro de 2016 pelos atores Renato Maia e Lu Gatelli. A casa é um espaço cultural aberto ao público, que oferece oficinas, apresentações, musicais e muito mais. A entrada custa 15 reais e no local encontram-se uma cafeteria, loja, teatro e jogos.
A Igreja Nossa Senhora da Penha foi finalizada em 1771 e levou quase 40 anos para ser construída. Idealizada por Manoel Victor de Jesus, a igreja é tombada Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A igreja é simples por fora e muito rica em detalhes por dentro. Ela está localizada na avenida principal de Bichinho.
Por onde você passar em Bichinho irá esbarrar em ateliês e lojas de artesanato local. Encontramos de tudo nesses ateliês e lojas: esculturas, obras de arte, tapetes, almofadas, cortinas, enfeites, toalhas, móveis feitos de madeira e ferro. Dentre os ateliês de arte, o mais famoso é a Oficina de Agosto. Ele foi criado por Toti e sua irmã Sonia Vitaliano com objetivo de recuperar o artesanato brasileiro.
Bichinho possui 3 alambiques onde os visitantes podem conhecer o processo de fabricação e fazer degustação de seus produtos. As cachaçarias são Mazuma, Velho Ferreira e Tabaroa. Nós visitamos apenas a Cachaçaria Mazuma, a mais moderna e mais nova da região. Na cachaçaria você pode fazer uma visita guiada e conhecer todo o processo de fabricação. O tour acontece em dias e horários específicos. Confira a programação no site oficial da Mazuma Mineira.
Para os amantes e colecionadores de carros antigos essa atração é imperdível! Criado pelo colecionador Rodrigo Cerqueira Moura, o Museu do Automóvel Estrada Real é um museu particular aberto ao público. O museu foi inaugurado em 2006 e conta com um acervo de aproximadamente 70 carros, motos antigas e até um trator raro. O museu fica logo após o pórtico de Bichinho, no Sítio Pau D’Angu, funciona de quarta a domingo de 09h às 18hs e a entrada custa 16 reais.
Viu como Bichinho é repleto de atrações interessantes e divertidas. Por isso, não deixe de conhecer o vilarejo quando for visitar Tiradentes. Tenho certeza que você irá gostar muito!
QUER SABER MAIS SOBRE ESSE DESTINO
Se você sonha em explorar um cantinho da Grécia que reúne história, charme e praias…
Viajar de ferry pelas Ilhas Gregas é uma das formas mais autênticas e encantadoras de…
Se você é apaixonado por astronomia ou simplesmente quer fazer um passeio diferente no Rio…
Descubra tudo sobre o La Foret Hotel em Búzios, uma excelente opção de hospedagem próxima…
Se você busca um destino mágico para o fim de ano, o Natal Luz de…
Se você está buscando um refúgio romântico ou uma viagem para relaxar em meio à…
Veja os comentários
Nossa, que lugar mais gracinha. Parece que nem estamos no Brasil! Obrigada pela dica