Quando eu digo que Niterói tem todo o tipo de atração turística, eu não estou exagerando. Em Niterói você vai encontrar atrações turísticas culturais, gastronômicas, esportivas, ecológicas, infantis e muito mais.
Nesse artigo vou compartilhar com você as 4 melhores trilhas de Niterói, na minha humilde opinião. Aquele tipo de atração turística, que agrada aos mais aventureiros e amantes da natureza. Se você aprecia trilhas, caminhadas e gosta de ter contato com a natureza, não pode deixar de ler esse artigo até o final.
Reserve já o seu hotel em Niterói e garanta os melhores preços!
Localizada na região oceânica de Niterói, a Trilha do Costão de Itacoatiara é uma trilha de nível leve com alguns trechos íngremes. Ela possui 217 metros de altitude e tem 2km de extensão. A subida leva aproximadamente de 30 a 40 minutos, dependendo do seu ritmo.
A trilha fica no Parque Estadual da Serra da Tiririca e começa dentro da mata por um caminho bem sinalizado e repleto de natureza. A mata termina exatamente na base da pedra e a partir desse momento não tem mais um caminho demarcado, porém mesmo sem demarcação não tem como errar.
Depois de uma pequena parte de escalaminhada na pedra (é tranquilo, até crianças e idosos fazem), chegamos na tão esperada recompensa. No alto da pedra o visual é simplesmente maravilhoso! De lá é possível apreciar a Praia de Itacoatiara, o Pão de Açúcar, o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea.
Um passeio perfeito para quem quer começar o dia com uma trilha e terminar dando aquele mergulho no mar. Vale muito a pena! Eu já fiz essa trilha algumas vezes e sempre acho que vale a pena voltar. Se você também já fez essa trilha, acrescenta aí a sua foto no Costão de Itacoatiara.
A trilha da Pedra do Elefante fica na fronteira entre Niterói e Maricá, na subida para Itaipuaçu. Ela faz parte do PESET – Parque Estadual da Serra da Tiririca. Uma trilha de nível moderado com 4 quilômetros (ida e volta) de extensão, que podem ser percorridos em torno de 1h30.
Metade do tempo de trilha é pela mata e a outra metade em uma escalaminhada longa, mas sem grandes dificuldades. É preciso um pouco de preparo físico para subir a Pedra do Elefante, porque você precisará fazer força nos braços e pernas na escalaminhada, o que é um pouco cansativo. A vista do mirante é belíssima! Você consegue observar a região oceânica de Niterói e as praias de Maricá.
A Trilha do Morro das Andorinhas tem 196 metros de altitude, possui fácil acesso e é considerada uma trilha de nível leve. O acesso a essa trilha é pela Rua da Amizade, que fica em Itaipu (Niterói). Logo na entrada da trilha você vai encontrar uma placa indicando o local de acesso.
Os primeiros 10 minutos são os mais “puxados”, por causa de uma leve subida íngreme e alguns degraus. Logo após esse trecho, encontramos dois caminhos que levam a mirantes com visuais diferentes e lindos.
Do lado esquerdo temos a vista da Praia de Itacoatiara e do lado direito temos o visual da Lagoa e Praia de Itaipu. Subindo mais uns 20 minutos, você vai chegar ao fim da trilha e avistará o último mirante com o belíssimo visual para as praias de Itaipu, Camboinhas e Piratininga.
A trilha do Morro da Penha, também conhecida como Trilha da Ponta da Armação, fica em uma comunidade localizada no bairro da Ponta D’Areia em Niterói. O bairro é considerado histórico e a comunidade está numa área íngreme, tendo muitas ladeiras e escadarias. A trilha é segura e pouco movimentada por não ser muito conhecida.
A principal entrada da trilha é feita pela ladeira Maria das Dores, que tem acesso pela rua Miguel de Lemos. Há diversos becos com escadarias, que te levam até a pedra onde inicia a trilha. Uma trilha de nível médio com duração de aproximadamente 40 minutos e com visual de tirar o fôlego! A trilha conta com aproximadamente 168 metros de altitude e com vista 360°, que contempla a Baía de Guanabara, o centro de Niterói, a Serra dos Órgãos, o Pão de Açúcar, o Corcovado e principalmente a Ponte Rio Niterói.
Gostou dessa dica? Ficou com vontade de fazer alguma dessas trilhas? Então, vem para Niterói e não deixe de fazer esses passeios, pois eu tenho certeza que você não irá se arrepender.
Quer saber mais sobre esse destino?
Se você está buscando um destino paradisíaco no Brasil, com ótima estrutura e uma experiência…
Conhecemos o Hotel Vilarejo Praia e ficamos simplesmente encantados com a ótima estrutura, atendimento de…
Sauipe Grand Premium Brisa - Um resort all inclusive ideal para famílias com crianças. Pé…
A Família Carneiro enfim conheceu o famoso Summerville Beach Resort, o melhor All Inclusive de Porto…
Tudo sobre Niterói – O que fazer, onde ficar, onde comer, como chegar e muito…
Hotel Fazenda Vale da Mantiqueira - Finalmente fomos conhecer o Hotel Fazenda Vale da Mantiqueira…