Jungfraujoch – Topo da Europa

Se existe um passeio que não pode deixar de ser feito quando você estiver na Suíça é a subida de trem até o Jungfraujoch. O ponto mais alto da Europa, que também leva o nome de Topo da Europa.

O que é Jungfraujouch

O Jungfraujouch é o nome dado à cadeia formada por três montanhas: Eigar com 3970 metros de altura, Monch com 4107 metros de altura e Jungfrau com 4158 metros de altura. Esse passeio é lindíssimo, com paisagens de tirar o fôlego. Nessa viagem vemos os Alpes Suíços se transformando no decorrer da viagem. No Topo da Europa tem neve o ano todo e um complexo turístico com muitas atrações super legais.

Um detalhe muito importante é que escolhemos esse passeio para poder ver a neve pela primeira vez. Como lá tem neve o ano todo é uma ótima escolha para não precisar contar com a sorte. Imaginem como estávamos ansiosos e felizes por poder realizar esse sonho!

Independente da temperatura que estiver em Interlaken, lembre-se que no Topo da Europa estará muito frio e com neve. Lembre-se de estar vestido de forma apropriada para não sofrer com o frio. Leve casacos reforçados, luvas, cachecol e botas. Além disso, leve óculos escuro e protetor solar, pois o sol refletido na neve queima bastante e dificulta a visão.

Ingresso de Trem

Esse passeio é bem longo, durando aproximadamente 6hs no trajeto de ida e volta. Além do tempo que você ficará no complexo turístico em Jungfraujoch, por isso aconselho que você reserve um dia inteiro para este passeio. Outra dica importante é comprar o ingresso com antecedência, porque esse passeio é muito procurado e pode estar esgotado. O link para a compra antecipada é: www.jungfrau.ch.

Não se espante com o preço, mas esse passeio é bem caro realmente. Em junho de 2015 pagamos aproximadamente R$ 350,00 (por pessoa) pelo passaporte. Só pagamos esse valor porque apresentamos o ticket da nossa visita ao Corcovado no Rio de Janeiro, que dá direito a 50% de desconto no total do ingresso. Já adianto, o passeio vale cada real, ou melhor franco suíço, gasto no ingresso!

Pegando o Trem

Ficamos hospedados em Berna, capital da Suíça, localizada a cerca de 1 hora de trem da Estação de Trem de Interlaken Osk. A estação Interlaken Osk é onde começa a viagem para o Jungfraujoch. Como o circuito é circular, você escolhe por onde quer subir, se por Lauterbrunnen ou Grindelwald (o interessante é você subir por um caminho e descer por outro).

Perrengue na viagem de trem

Nós não compramos antecipadamente o passaporte para o passeio e como falamos pouco inglês, na hora da compra na bilheteria da estação aconteceu um pequeno problema de comunicação. Ao invés de pegarmos o ingresso para subir por Lauterbrunnen, pegamos o bilhete para subir por Grindelwald. Não percebemos essa confusão na hora e entramos no trem que levava a Lauterbrunnen.

No meio da viagem entrou um fiscal, que conferiu os nossos bilhetes e identificou que estávamos no trem errado. Nessa hora foi bem difícil e engraçado, pois como nosso inglês é bem fraco e com o inglês dele cheio de sotaque não tinha como nos entendermos de jeito algum. Até que por fim, ele desistiu e deixou a gente seguir viagem. Na hora fiquei super nervosa e pensei que seríamos expulsos do trem, mas hoje damos muitas gargalhadas quando lembramos dessa história.

Dica esperta

Tente sentar na janela e prepare as câmeras, porque esse passeio tem paisagens lindíssimas ao longo de todo o percurso. Nós subimos por Lauterbrunnen, que fica apenas a vinte minutos da primeira estação e de lá fomos para Kleine Scheidegg. A parada nessa estação é obrigatória, independente do lado que você escolher para subir e leva aproximadamente 1h20m até chegar nesse ponto. Nessa parada já estamos a 2.060 metros de altitude e temos que fazer a última troca de trem.

A partir desse ponto o trajeto passa a ser percorrido em sua maioria por dentro dos túneis. Inclusive são feitas duas paradas de 5 minutos dentro desses túneis para apreciação. Depois de 50 minutos de percurso chegamos ao ponto final, a tão esperada Jungfraujouch a 3.500 metros de altitude.

Complexo Turístico

O complexo turístico tem atrações para todos os gostos. A nossa primeira parada foi na Jungfrau Panorama 360 Experience. Uma sala com várias projeções que mostram um filme sobre a cadeia de montanhas que formam o Jungfraujouch.

Jungfrau Panorama 360 Experience

Observatório Meteorológico Sphinx

Depois fomos para o observatório meteorológico Sphinx. Uma passarela a céu aberto onde podemos apreciar os Alpes Suíços mais de perto. Para chegar nesse observatório pegamos um elevador bem rápido, o mais rápido da Suíça.

Alpine Sensation

O Alpine Sensation é uma espécie de exposição. São muitas fotos antigas mostrando o trabalho intenso da criação da ferrovia e do complexo. O destaque dessa parte para mim foi o globo de neve enorme e lindo.

Palácio de Gelo

Uma das atrações mais legais é o Palácio de Gelo. Um conjunto de túneis todo de gelo do teto ao chão, com várias esculturas feitas de gelo. A sensação térmica lá é simplesmente congelante, parece que estamos dentro de um congelador.  Tem que andar bem devagar e segurar no corrimão para evitar quedas.

Conhecendo a Neve

Enfim, chega o grande momento! A hora de ir para o ar livre, conhecer a neve de pertinho e tocar nela. Confesso que estava super ansiosa e muito emocionada para viver essa experiência inesquecível. Ver tudo branco a nossa volta e poder tocar na neve que quase congelou os meus dedos foi maravilhoso! Na área ao ar livre existem muitas opções de atividades na neve, que são pagas à parte.

Loja da Lindt

Além de todas essas atrações, o complexo possui restaurantes, lojas de souvenires e a loja da Lindt, uma das mais concorridas do complexo que tem até fila para entrar. Almoçamos no restaurante Crystal com uma vista lindíssima para os Alpes Suíços.

Infelizmente chegou a hora de ir embora. Já estávamos muito cansados, pois foram muitas atividades no decorrer do dia e a altitude ajuda a cansar ainda mais. Pegamos o trem em direção a Interlaken Ost, dessa vez passando por Grindelwald, esse caminho também apresenta paisagens lindíssimas.

 Em resumo, só posso dizer que esse dia foi perfeito, com momentos que jamais serão esquecidos e recordações maravilhosas. Com certeza esse é um daqueles passeios que não pode deixar de ser feito. Foi realmente incrível!

QUER SABER MAIS SOBRE A SUÍÇA?

ROTEIRO DE 1 DIA EM BERNA

PLANEJE SUA VIAGEM

Hospedagem

Encontre o hotel ideal para sua viagem no Booking.com e garanta o melhor preço na sua hospedagem.

Seguro viagem

Não deixe de fazer o seguro viagem com a Seguros Promo e viaje tranquilo. Utilizando o nosso código promocional (VIVINAVIAGEM5), você ganha 5% de desconto.

Chip Internacional

Fique conectado em toda sua viagem com da EASYSIM4U. Adquira o seu e tenha internet ilimitada em sua viagem.

Passeios/Ingressos

Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e muitas outras experiências com o Get Your Guide

Aluguel de carro

Alugue um carro pela RentCars e faça seu próprio tempo e roteiro na sua viagem.
Viviane Carneiro

Uma pessoa apaixonada por viagens!!! Que ama conhecer lugares novos e viver experiências diferentes. Pessoas, lugares, momentos, tudo que está em movimento me encanta.

Veja os comentários

  • Oi Vivi! Vim retribuir a visita! O seu blog é muito legal e cheio de informações! Parabéns pelo bom trabalho! Gente, que aventura hein? Quero muito conhecer a Suíça e com certeza vou incluir o Topo da Europa quando for planejar o roteiro. Bjão!

    • Oi, Aliny!!
      Fico muito feliz com sua visita no meu blog.
      Com certeza vale incluir o passeio ao Topo da Europa, quando for conhecer a Suíça, será inesquecível!!!
      Muita Obrigada
      Beijos,

  • Que passeio legal!!! Morro de vontade de fazer esse passeio... Com certeza está incluído em uma próxima visita à Suíça...

  • Nossa, preciso conhecer!Mas pra Suíça, tem que preparar o bolso muito bem antes! hehehe

      • Ola Viviane! Estamos indo na proxima semana e estou pensando em comprar um tickt do trem do corcovado online, sem utilizar e apresentar para obter o desconto. Acha que com o voucher online pode dar certo?

        • Oi Domenico, provavelmente você já está viajando... na seu retorno conta pra gente se conseguiu o desconto no trem para o Topo da Europa.

  • Ola
    Já Li em outros blogs sobre esse desconto,
    vcs compraram os ingressos diretamente la com eles e apresentaram o ingresso do cristo redentor pra obter o desconto?

    obrigada

    • Ola, Camila:
      Isso mesmo, basta apresentar o ingresso do Cristo Redentor na hora da compra e terá o desconto.
      Esse desconto vale muito a pena, já que o ingresso custa caro.
      Bjs,

  • eu gostaria muuuuito de ter feito esse passeio, queria ver neve de pertinho no verão aheuahe só vi lá em Zermatt e de longe!

  • Tenho usado muito as dicas daqui pra programar minha viagem. Viajarei num grupo de 4 pessoas em novembro/18 e cada coisa que leio me deixa mais doida de vontade do tempo passar rapido haha. Fiquei com uma dúvida: no site da compra do ingresso há a opção de comprar para Jungfrau (1 opção do site), nesse valor está incluso os tickets de trem de ida e volta partindo de Interlaken? Ou o ingresso é somente para acessar a montanha? Caso seja só de acesso, os tickets de trem eu compro no dia na própria cidade? Beijos!

    • Oi, Lorrana!
      Muito legal saber que temos ajudado no planejamento da sua viagem! Vocês vão adorar o passeio para o Topo da Europa, é sensacional.
      Normalmente você compra o passaporte que dá direito a subida de trem e aos seus atrativos.
      Nós compramos o passaporte direto no local, porque utilizamos o desconto de 50% para quem tem os ticktes do Corcovado no Rio de Janeiro.
      Bjs,

Posts recentes

Jardim Botânico do Rio de Janeiro: um passeio imperdível

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é aquele passeio clássico, que não pode ficar…

% dias atrás

Salinas Maragogi – Como é se hospedar nesse resort?

Nós ficamos hospedados durante 5 dias no Salinas Maragogi e vamos te contar como é…

% dias atrás

Ilha da Gigóia: o que fazer, onde comer e como chegar

Enfim fomos conhecer a famosa Ilha da Gigóia, um cantinho repleto de belezas naturais, restaurantes,…

% dias atrás

Le Canton – Hotel ideal para famílias com crianças em Teresópolis

O Le Canton é realmente um hotel ideal para famílias com crianças e o único…

% dias atrás

Rocky Cay – San Andres (Colômbia)

Um dos meus lugares preferidos em San Andres, sem dúvidas, foi Rocky Cay. Um lugar…

% dias atrás

Hotel Fazenda Cheiro Verde

Se você está à procura de um lugar aconchegante, rodeado pela natureza e com atrações…

% dias atrás