Penedo é um dos destinos mais procurados no Rio de Janeiro por aqueles que querem curtir a natureza e relaxar. Localizado a aproximadamente 2:30hs da capital, é um ótimo destino para curtir o final de semana ou simplesmente fazer um bate e volta. Por isso, preparamos algumas DICAS DE PENEDO para vocês!

Nós já estávamos com vontade de voltar a Penedo, estivemos por lá em outubro de 2010, ou seja, quase 7 anos atrás. Então, aproveitamos os dois últimos dias de férias que nos restaram e fomos descansar em Penedo.

Reserve já o seu hotel em Penedo e garanta os melhores preços!

Penedo é distrito de Itatiaia e está bem perto das divisas estaduais de São Paulo e Minas Gerais. Com ares de interior e arquitetura em estilo finlandês, o lugar encanta pelo clima ameno, pela mata verde e pela boa gastronomia.

Como chegar

Localizada a 195 km da Cidade Maravilhosa e a 270 km da capital paulista, o acesso a Penedo se faz pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116). Na altura de Resende, você deve pegar a saída 311 sentido Penedo e Visconde de Mauá. Basta seguir as placas e você chegará no portal de entrada do vilarejo.

Onde ficar

Penedo possui muitas opções de hospedagens para todos os gostos, existem pousadas com estilo mais romântico para casais e até aquelas repletas de atração para agradar toda a família. Nessa nossa última ida a Penedo, decidimos ficar na POUSADA SANTA FÉ PENEDO e adoramos. A pousada possui ótima infraestrutura, boa localização e uma vista incrível. Uma ótima opção para descansar, relaxar e curtir lindos dias.

POUSADA SANTA FÉ PENEDO

Onde Comer

Penedo também é conhecido pela sua ótima gastronomia baseada nos chocolates e nas trutas. São muitas opções de restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias e chocolaterias, que irão te garantir alguns quilinhos a mais no fim da viagem.

Em nosso primeiro dia em Penedo, fomos logo procurar um restaurante que servisse o famoso rodízio de fondue. O clima de Penedo é super propício para esse tipo de culinária, jantamos no Restaurante Bucanero, que possui ambiente agradável, atendimento familiar e comida muito saborosa. O rodízio de fondue é farto, variado e muito gostoso.

No segundo dia, almoçamos no Ristorante Aglio e Olio, eu escolhi um fettuccine de truta com camarões e o André um espaguete a pomodoro com camarões. As porções individuais eram muito bem servidas, era possível dividir um prato para duas pessoas. Os dois pratos estavam muito saborosos.

A tarde dividimos um fondue de chocolate na Gelateria Tonttulakki, que fica na Pequena Finlândia. Uma verdadeira delícia! Bom ressaltar que o chocolate de Penedo é artesanal, o que deixa o fondue ainda mais gostoso.

Um lugar bem tradicional e super animado é a Casa do Fritz. Uma choperia e restaurante alemão com música ao vivo e que costuma ficar cheio nos finais de semana.

O que fazer

Penedo é bem pequenininha, um lugar propício para relaxar e descansar. Minha dica é começar o dia conhecendo as cachoeiras, se tiver calor é possível aproveitar o dia todo se banhando nelas.

– Três cachoeiras

A primeira delas fica a uns 3km do centro de Penedo e se chama Três Cachoeiras. Ela recebe esse nome porque é formada por três quedas d’água, é a que fica mais cheia no verão, por ser a mais próxima ao centro.

– Cachoeira de Deus

Mais 2km acima fica a Cachoeira de Deus, considerada a mais bonita da região. Para chegar até ela, é preciso fazer uma pequena trilha de aproximadamente 200 metros dentro da mata. Possui um bom espaço para banho e é realmente linda.

– Poço das Esmeraldas

Subindo a estrada mais 2km, encontramos o Poço das Esmeraldas. Um poço de águas límpidas e de coloração verde esmeralda, ótimo para banho nos dias de calor.

– Três Bacias

Continuando a subida, chegamos até a cachoeira Três Bacias. Formada por três pequenos bolsões de água, muito bonita, mas não é ideal para banho.

A tarde aproveite para caminhar e conhecer o centrinho de Penedo. Você encontrará diversas lojas de artesanato, produtos locais e gastronômicos.

– Pequena Finlândia

Uma parada mais que obrigatória é a Pequena Finlândia, uma espécie de shopping com arquitetura em estilo finlandês. Além das diversas lojas e chocolaterias, você também encontrará a tão falada Casa do Papai Noel.

– Museu Finlandês

Um pequeno, mas interessante museu, que conta a história da Finlândia e da imigração para Penedo através de centenas de objetos.

– Shopping Vale dos Duendes

Outro lugar ótimo para passear a pé e ainda fazer várias comprinhas é o Shopping Vale dos Duendes. Lá você encontra desde roupas e acessórios para casa até produtos gastronômicos locais. Uma perdição!

– Fábrica de Chocolate

Não deixe de visitar uma das fábricas de chocolate de Penedo e comer os deliciosos chocolates artesanais. O legal é também poder conhecer um pouquinho do processo de fabricação.

– Passeio de Trenzinho

No centro você também tem a opção de fazer um passeio de trenzinho pelos principais pontos turísticos de Penedo. O passeio tem duração de 1 hora e custa 20 reais por pessoa.

Além de tudo isso, em Penedo você ainda encontra opções de passeios de quadriciclo, cavalgada e jeep tour. Nós adoramos retornar a Penedo e compartilhar essas dicas com vocês.

Esperamos que vocês também tenham gostado!

QUER SABER MAIS SOBRE ESSE DESTINO

ROTEIRO DE DOIS DIAS EM PENEDO

PLANEJE SUA VIAGEM

Hospedagem

Encontre o hotel ideal para sua viagem no Booking.com e garanta o melhor preço na sua hospedagem.

Seguro viagem

Não deixe de fazer o seguro viagem com a Seguros Promo e viaje tranquilo. Utilizando o nosso código promocional (VIVINAVIAGEM5), você ganha 5% de desconto.

Chip Internacional

Fique conectado em toda sua viagem com da EASYSIM4U. Adquira o seu e tenha internet ilimitada em sua viagem.

Passeios/Ingressos

Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e muitas outras experiências com o Get Your Guide

Aluguel de carro

Alugue um carro pela RentCars e faça seu próprio tempo e roteiro na sua viagem.
Viviane Carneiro

Uma pessoa apaixonada por viagens!!! Que ama conhecer lugares novos e viver experiências diferentes. Pessoas, lugares, momentos, tudo que está em movimento me encanta.

Veja os comentários

Posts recentes

Jardim Botânico do Rio de Janeiro: um passeio imperdível

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é aquele passeio clássico, que não pode ficar…

% dias atrás

Salinas Maragogi – Como é se hospedar nesse resort?

Nós ficamos hospedados durante 5 dias no Salinas Maragogi e vamos te contar como é…

% dias atrás

Ilha da Gigóia: o que fazer, onde comer e como chegar

Enfim fomos conhecer a famosa Ilha da Gigóia, um cantinho repleto de belezas naturais, restaurantes,…

% dias atrás

Le Canton – Hotel ideal para famílias com crianças em Teresópolis

O Le Canton é realmente um hotel ideal para famílias com crianças e o único…

% dias atrás

Rocky Cay – San Andres (Colômbia)

Um dos meus lugares preferidos em San Andres, sem dúvidas, foi Rocky Cay. Um lugar…

% dias atrás

Hotel Fazenda Cheiro Verde

Se você está à procura de um lugar aconchegante, rodeado pela natureza e com atrações…

% dias atrás