A beleza e a grandiosidade das Cataratas do Iguaçu não se limitam apenas ao Brasil. É possível vislumbrar esse espetáculo da natureza também na Argentina. Diferente do que muitos pensam, visitar o Lado Argentino não é ver mais do mesmo. As Cataratas do Iguaçu (Lado Argentino) nos proporcionam outra visão e ângulo dessa maravilha da natureza.
Vamos fazer uma rápida comparação entre as Cataratas Brasileiras e Argentinas, só para você ter uma visão mais clara das diferenças existentes entre ambas. O Lado Argentino das Cataratas do Iguaçu possui trilhas maiores e com menos sombras do que o Lado Brasileiro. O trajeto até as trilhas do Lado Brasileiro é feito de ônibus com ar-condicionado e o da Argentina é feita em um trenzinho sem nenhum conforto.
No meu ponto de vista as Cataratas Brasileiras proporcionam mais conforto aos seus visitantes e possuem uma estrutura muito superior às Cataratas Argentinas. Já o Lado Argentino oferece uma experiência mais selvagem, ideal para quem curte ter mais contato com a natureza. Polêmicas à parte, para mim, o visual das Cataratas do Lado Argentino é mais amplo e até mais bonito.
As Cataratas do Iguaçu (Lado do Argentino) ficam em Puerto Iguazú, dentro do Parque Nacional do Iguazú. A distância de Foz do Iguaçu até o local é de 30km, aproximadamente 1 hora de carro (a velocidade permitida é muito baixa e ainda tem que passar pela Imigração). Nós fomos de carro alugado pela RentCars e achamos a opção muito confortável e tranquila. Para cruzar a fronteira é preciso estar com a identidade (com menos de 10 anos de expedição) e com o seguro Carta Verde (facilmente adquirido nas casas de câmbio de Foz).
É possível chegar ao Parque Nacional Iguazú também de ônibus, taxi ou transfer com agências de turismo. Os ônibus de Foz para a Argentina partem da Avenida Juscelino Kubitschek, que fica ao lado do Terminal de Transporte Urbano (TTU). O ponto de ônibus tem a indicação “Linhas Internacionais” e os ônibus possuem placas com a descrição: Argentina ou Puerto Iguazú.
Ao chegar no Parque Nacional do Iguazú você deve adquirir seu ingresso na bilheteria (não existe outra forma de comprar o ingresso). Com o ingresso em mãos, o passeio se inicia no trenzinho, que parte da Estação Central. O trem leva os visitantes até uma das duas estações existentes no parque: Estação Cataratas ou Estação Garganta do Diabo.
Compre o seu ingresso antecipadamente pela CIVITATIS , encontre os melhores preços, reserve o melhor dia/horário e evite filas.
Os trenzinhos não passam toda hora, eles têm um espaçamento de 30 minutos entre um e outro. Algumas vezes é necessário parar antes na Estação Cataratas e esperar outro trem para ir até a Estação Garganta do Diabo (caso isso ocorra você precisa pegar o ticket com o horário marcado para pegar o próximo trenzinho). O lado argentino das Cataratas possui 3 trilhas: Garganta do Diabo, Circuito Superior e Circuito Inferior.
Minha dica é que você comece o seu tour pela última estação: Estação Garganta do Diabo. Após descer do trem, a trilha até a Garganta do Diabo é de 1,1km (ida). Na maior parte do tempo a trilha é feita por uma passarela de ferro, debaixo do sol e o caminho de volta é feito pelo mesmo lugar. Ao final da trilha vemos um dos espetáculos mais impressionantes da natureza. É impossível ficar indiferente e não se surpreender com a força da Garganta do Diabo. Ah… também é impossível sair seco dessa parte do passeio.
Depois pegue o trenzinho de volta e faça as duas outras trilhas, que ficam na Estação Cataratas. O Circuito Superior é mais curto com 700 metros (ida) e o caminho é feito por uma passarela de ferro. Nesse circuito vemos as Cataratas por cima. São diversos mirantes pelo caminho de onde temos um visual panorâmico das quedas d’água. Essa trilha tem o visual mais bonito das Cataratas.
O Circuito Inferior é o mais longo de todos com aproximadamente 1,5 metros (ida). Nesse circuito percorremos as bases das cachoeiras e temos uma visão por baixo. A trilha é feita em rampas e algumas áreas de mata. Pelo caminho avistamos cachoeiras menores até chegarmos nos conjuntos de quedas maiores. É no Circuito Inferior que os visitantes podem contratar o passeio Aventura Náutica, o passeio argentino equivalente ao Macuco Safari do Lado Brasileiro.
– Leve com você: água e um lanchinho (dentro do parque você vai encontrar até alguns pontos de venda, mas como as trilhas são grandes é melhor não arriscar);
– Não deixe de usar: repelente, protetor solar, capa para o celular, roupas e calçados confortáveis;
– Não alimente e nem toque nos quatis e outros animais, eles são animais selvagens, assim você preserva a sua segurança e a deles;
– Tenha paciência e faça o passeio com calma, o parque costuma ficar cheio, principalmente na alta temporada;
– Respeite as recomendações de segurança do parque.
Parque Nacional Iguazú - Argentina Endereço: Puerto Iguazú - Misiones - Argentina Telefones: 0800 - 266 - IGUAZU (4482) / +54 (011) 5258-7318 Consulte os preços no site oficial.
QUER SABER MAIS SOBRE ESSE DESTINO
ROTEIRO DE 6 DIAS EM FOZ DO IGUAÇU
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é aquele passeio clássico, que não pode ficar…
Nós ficamos hospedados durante 5 dias no Salinas Maragogi e vamos te contar como é…
Enfim fomos conhecer a famosa Ilha da Gigóia, um cantinho repleto de belezas naturais, restaurantes,…
O Le Canton é realmente um hotel ideal para famílias com crianças e o único…
Um dos meus lugares preferidos em San Andres, sem dúvidas, foi Rocky Cay. Um lugar…
Se você está à procura de um lugar aconchegante, rodeado pela natureza e com atrações…
Veja os comentários