A primeira viagem de avião de qualquer pessoa é sempre um momento muito especial. Quando se trata da primeira viagem de avião de um bebê, ela é mais que especial, porque vem acompanhada de várias dúvidas. Nesse momento, até os pais mais experientes ou viajantes profissionais entram em um campo desconhecido, isso porque cada bebê é único.
Com a nossa família não foi diferente e na hora de marcarmos o primeiro voo com nosso bebê, surgiram várias dúvidas e inseguranças. Pesquisamos bastante antes dessa viagem e depois de viver a nossa experiência, resolvemos listar 10 dicas de viagem de avião com bebê para ajudar outros pais e famílias nessa primeira viagem.
Fizemos a primeira viagem de avião com o nosso bebê Vitor quando ele tinha 1 ano e duas semanas. Nosso destino foi o estado da Bahia e fizemos dois voos até chegar no destino final. O primeiro voo foi bem tranquilo, porque o bebê dormiu o voo inteiro, mas o segundo voo foi um pouco conturbado, o Vitor ficou acordado e ele é bem agitado (não para um minuto). Como utilizamos alguns artifícios, não passamos perrengue.
Para que a sua primeira viagem de avião com o seu bebê seja tranquila e com o mínimo de perrengue possível, é necessário ficar atento a algumas regrinhas e seguir algumas dicas. Nesse artigo vou compartilhar com vocês as minhas 10 dicas de viagem de avião com bebê.
1. Chegue com bastante antecedência no aeroporto: chegue antes daquela uma hora de antecedência, que é recomendado chegar para todos os voos. Quando a viagem é com um bebê, eu recomendaria no mínimo de 2 horas de antecedência. Nunca se sabe o que acontecerá! Você pode precisar trocar uma fralda, fazer uma troca de roupas ou algum outro imprevisto que só aconteceria no caso de se viajar com um bebê.
2. Se possível, faça o check-in on-line (só é permitido a partir de 2 anos): caso seu bebê já tenha dois anos, o recomendado para agilizar e facilitar os processos no aeroporto, é que você faça o Check-in online. Bebês menores de 2 anos só podem fazer o Check-in presencial.
3. Leve alguns brinquedos para distrair: não deixe de levar alguns brinquedos para que o bebê possa se distrair no período da viagem. Dê preferência a brinquedos que não façam tanto barulho e que não sejam muito grandes. Se o seu bebê já utiliza telas, o uso controlado durante o voo também é uma boa opção de distração.
4. Dar de mamar para o bebê na decolagem/aterrissagem pode aliviar o incômodo no ouvido causado pela pressurização: dar algo para o bebê sugar nesses momentos pode trazer um alívio para esse tipo de incômodo. Não são todas as pessoas que sentem isso, mas não vale a pena pagar para ver e ter um bebê chorando de dor.
5. Leve comida/lanche que o bebê goste e possa comer durante o voo: você pode levar alimentos, sem problemas, para o seu bebê, desde que seja a quantidade necessária para consumir durante o voo. Fique atendo aos líquidos, que podem passar de 100mls (Exemplo: mamadeira, água, sucos e etc.), mas eles serão inspecionados.
6. Atenção na escolha dos assentos (se possível compre os mais espaçosos): se o seu bebê for agitado como o nosso, recomendo muito que compre um assento mais espaçoso. Ele vai se sentir mais confortável e terá um espacinho para brincar.
7. Leve uma ou mais mudas de roupas extras na bolsa de mão para possíveis trocas: nunca se sabe quando teremos que trocar toda a roupa do bebê. Eles se sujam com facilidade, por isso tenha pelo menos duas mudas de roupas completas na bolsa de mão.
8. Tente não carregar muitas bagagens para não se enrolar: o número de bagagens tende a aumentar com a chegada do bebê, mas evite se empolgar muito. Lembre-se que você terá de carregar o bebê, documentos, malas, bolsas, brinquedos e etc.
9. Vista o bebê com roupas confortáveis e quentinhas (o aeroporto e avião costumam ter clima mais frio): deixe o seu bebê o mais confortável possível, assim você poderá evitar um bebê chorando de desconforto. Roupas leves, folgadinhas e quentinhas. Lembre-se que nos aeroportos e aviões o ar-condicionado costuma ser bem forte.
10. Tenha paciência com o seu bebê e aproveite a viagem: muita paciência e calma nessa hora. Por mais que você já tenha feito milhares de voos, essa é uma experiência totalmente nova para o seu bebê e tudo que é novo pode assustar um pouco. Tente aproveitar esse momento, que é único e nunca mais se repetirá.
Aproveita e envia essas dicas para aquela mamãe ou papai que vai fazer sua primeira viagem de avião com o baby.