5 Pratos Típicos do Carioca

O post de hoje faz parte de uma blogagem coletiva da RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem), na qual onze blogueiros escreveram sobre a gastronomia da sua região. Eu vou contar para vocês os 5 pratos típicos do carioca.

Reserve já o seu hotel no Rio de Janeiro e garanta os melhores preços!

Sempre que pensamos em conhecer algum estado brasileiro, logo imaginamos o que iremos experimentar de diferente na culinária local. Na Bahia tem o acarajé, no Espírito Santo a famosa moqueca capixaba, no Rio Grande do Sul o delicioso churrasco, em Minas Gerais o suculento pão de queijo. E no Rio de Janeiro, o que vem a sua mente quando se trata de pratos típicos?

DICA IMPORTANTE:  

Contrate um Seguro Viagem e fique tranquilo para aproveitar o destino dos seus sonhos. O Vivi na Viagem é parceira da Seguros Promo e te garante 5% de desconto com o código promocional: VIVINAVIAGEM5.

Como uma boa carioca da gema, separei para você uma lista de comidas que não pode faltar na mesa do carioca. Recomendamos que na sua próxima visita à Cidade Maravilhosa você experimente cada um deles e leve também essa lembrança da cidade maravilhosa.

Feijoada

Fonte da foto: Site As novidades

Fonte da foto: Site As novidades

Alguns irão dizer que feijoada tem no Brasil inteiro, mas a feijoada feita com feijão preto é tipicamente carioca. Fora que os acompanhamentos promovem uma combinação perfeita: farofa de ovos, arroz branco, couve refogada, toucinho de porco e laranja. É uma delícia!!!

Filé a Oswaldo Aranha

Fonte da foto: Site Veja Rio

Fonte da foto: Site Veja Rio

Criado no Restaurante Cosmopolita, na Lapa, foi feito exclusivamente para o diplomata Oswaldo Aranha. O prato consiste em um filé temperado com alho frito, acompanhado de batatas portuguesas, arroz branco e farofa de ovos, pode ser encontrado em praticamente qualquer restaurante do Rio de Janeiro.

Biscoito Globo e Mate

Fonte da foto: Site Lopes

Fonte da foto: Site Lopes

Pode até não ser considerado um prato, mas que é algo tipicamente carioca, disso ninguém tem dúvidas. Esse é o lanche queridinho dos cariocas para ser degustado preferencialmente na praia.

Filé com fritas

Fonte da foto: Cozinhando com amigos

Fonte da foto: Cozinhando com amigos

Esse prato você encontra facilmente na casa de qualquer carioca quase todos os dias. É claro que bife com fritas tem no mundo todos, mas no Rio de Janeiro é quase uma obrigação comer isso toda semana. Ah e sempre acompanhado de um bom arroz e feijão, é claro.

Frango de Padaria

Fonte da foto: Veja SP

Fonte da foto: Veja SP

Prato típico do domingão carioca, porque nunca dá tempo de preparar nada nesse dia. O carioca passa o sábado inteiro na praia, estica para o barzinho a noite e acorda tarde no domingo. Solução infalível… comprar um frango na padaria.

Para saber mais sobre a gastronomia em diferentes locais do mundo, visite os seguintes blogs participantes:

Like Wanderlust – 7 Comidas Populares na Austrália
Cantinho de Ná – 10 comidas típicas de Pernambuco
Mapa na Mão – 10 comidas que tu precisas provar quando vier para Santa Catarina
Sonhando em Viajar! – Comidas Típicas do Rio de Janeiro
Tire a Bunda do Sofá – Gastronomia de São Bento do Sul e região
Vida de Turista – Gastronomia da minha região
Vida sem Paredes – 6 motivos para visitar as fazendas de queijo Canastra
A Casa na Mala – Comida Regional Espanhola: Pratos Típicos Para Provar nas Astúrias
Livre & Leve – 5 comidas para provar em Seattle
Salonisses – Grega: tentações natalinas
Notícias da Bota – 10 Pratos típicos da Toscana

Anteriores

Uma aventura na Serra da Bocaina

Próximo

Dicas de presentes para quem ama viajar

20 Comentários

  1. Adoro o filé Osvaldo Aranha!

  2. Pow Vivi, falar que biscoito Globo e Mate é prato de carioca?! Hahaha, brincadeira, vc tá certa, Pq já “almocei” muito isso na praia! Heheh….. Faltou dizer um prato típico do carioca…. “Chopp com Petisco” ✌️😏
    Brincadeiras à parte, parabéns pelo post!

  3. Ebaaaa já provei essa lista toda e adorei tudo! Recomendo!

  4. Feijoada, eu sou fâ numero 1 <3

  5. Fiquem com vontade de comer aquele filé a Oswaldo Aranha. Me parece muito apetitoso. Vou guardar esse nome de prato para quando voltar ao Rio!

  6. Guria, se eu te contar que quando fui para o Rio nas Olimpíadas comprei o biscoito Globo já no primeiro dia de tanta ansiedade que eu tava pra provar!! Hahaha na hora que vi um vendedor já comprei, e ainda paguei caro! Ahhaha gostei bastante do doce 🙂 bj!!

  7. Quero muito provar esse Filé à Oswaldo Aranha. Parede delicioso.

  8. Diversidade, isso é o nosso Brasil. Aqui chamamos as máquinas de padaria para assar frango de ‘televisor de cachorro’ porque eles ficam parados em frente quando passam e veem as máquinas lotadas kkkk.

  9. I like this web blog so much, saved to favorites.

Deixe uma resposta

vivinaviagem © Copyright 2016 - Todos os direito reservados & Tema por Pontowebsites

Please wait...

Subscribe to our newsletter

Want to be notified when our article is published? Enter your email address and name below to be the first to know.