Um bate e volta em Caraíva

Um pequeno povoado no Sul da Bahia, com muitas belezas naturais, praia, rio e a simplicidade da vila tornando esse lugar único. Caraíva é distrito de Porto Seguro e está localizada na Costa do Descobrimento. Nós estávamos hospedados na Praia do Espelho e decidimos fazer um bate e volta até Caraíva para conhecer esse vilarejo tão famoso.

Com uma população de aproximadamente 600 habitantes e com mais de 470 anos de história, Caraíva ainda se mantém preservada e com poucas mudanças, inclusive a luz elétrica chegou a pouco tempo na vila.

Como chegar

O acesso a Caraíva não é muito bom, são aproximadamente 70 km de distância do aeroporto de Porto Seguro, sendo 40 km em uma estrada de chão esburacada. Como disse antes, o nosso bate e volta a Caraíva teve como ponto de partida a Praia do Espelho, então não sentimos tanto esse trajeto. Da Praia do Espelho a Caraíva, levamos aproximadamente 40 minutos de carro.

Tem como chegar em Caraíva de carro, taxi ou ônibus, dessas 3 opções nós indicamos o aluguel de carro por ser mais confortável, mas se você procura algo mais econômico a opção ideal é de ônibus, eles saem diariamente de Porto Seguro. Independente da opção escolhida, é necessário pegar uma canoa para atravessar o rio e chegar até a vila. A travessia é muito rápida, bem tranquila e custa 10 reais por pessoa (ida/volta).

Uma dica importante antes de começar o seu roteiro, se puder alugue um carro. Isso vai facilitar a sua viagem e permitir que você aproveite melhor os passeios, fazendo seu próprio tempo e roteiro. Nós alugamos um carro e fizemos todo nosso roteiro pelo Sul da Bahia de forma independente e adoramos.

Conhecendo Caraíva

Ao chegar em Caraíva, você logo percebe que o lugar parou no tempo, é só observar a calmaria do lugar, as casinhas coloridas, as ruas de terra fofa, as pessoas andando sem pressa e sem preocupação. Para você ter uma ideia, em Caraíva não entra carro. A vila é cercada pelo Rio Caraíva, pelo mar e pelo Parque Estadual do Monte Pascoal.

Nós não tivemos muito tempo para conhecer Caraíva, nossa passagem por lá foi bem rápida, mas no pouco tempo sentimos que a vibe daquele lugar é especial. Conhecemos basicamente a praia, o rio e o famoso doce Nega Maluca, comprado no Cantinho da Dona Duca. Importante: não deixe de comer o doce Nega Maluca de jeito nenhum, isso seria um erro imperdoável!!!

O que fazer

Caso você tenha mais tempo em Caraíva, você poderá aproveitar muito mais desse lugar mágico. Então, seguem algumas dicas do que fazer em Caraíva:

Passeio de buggy para a Praia de Corumbau

Um buggy te leva até a Praia de Corumbau pelas areias da praia, em um trajeto de aproximadamente 12km, chegando na praia é só aproveitar o dia nesse lugar lindo.

Caminhada até a Praia do Espelho ou Satu

Atravessando o Rio Caraíva, você pode fazer uma caminha longa até a Praia do Espelho, que dura aproximadamente 2 horas. Caso não queira andar tanto, na mesma direção está a Praia de Satu, que fica a 40 minutos de distância.

Descer o Rio Caraíva de boia

Um passeio divertido é a descida de boia pelo Rio Caraíva. Você contrata uma lancha que te leva até a prainha, alguns poucos quilômetros rio acima. Com uma boia você desce o rio carregado pelo fluxo da maré.

Esses são alguns passeios para quem deseja curtir mais um pouco de Caraíva, mas na verdade o mais legal desse lugar é a vibe, a natureza, é o não fazer nada e ficar admirando o Rio e o Mar.

Anteriores

Praia do Espelho: Dicas para aproveitar esse paraíso

Próximo

10 Destinos românticos no Brasil

10 Comentários

  1. Ola Vivi.
    Que post completinho. Adorei as dicas e que lugar lindo!!!
    Obrigada por compartilhar
    bjinhos
    Thais

  2. Oi oi! Estou doido pra ir na Bahia! E esse post me deixou com mais vontade! Adorei! 😉

  3. Desde que descobri a existência desse lugar, ele está na minha listinha de lugares a descobrir. Mas, acho que mais do que bate e volta, corro o risco de ficar por lá e nunca mais voltar

  4. Esse lugar é incrível mesmo, eu fiquei apaixonada. Agora preciso confessar, fiquei looouca por esse doce hein!! Deu água na boca 😉
    Parabéns pelo post, amiga! Ficou lindo!
    Bjs

  5. Ai mais que post mais delicioso e lindo! Parabéns! 🙂 Atiçou meu desejo.

  6. Não conhecia ainda. Que ótima dica!

Deixe uma resposta

vivinaviagem © Copyright 2016 - Todos os direito reservados & Tema por Pontowebsites

Please wait...

Subscribe to our newsletter

Want to be notified when our article is published? Enter your email address and name below to be the first to know.